Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2164 | 23 Setembro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Conferência
Empresas & Mercados
Última
Entre as medidas para combater a violência no desporto, o Executivo pondera ainda passar a considerar o crime de dano como crime público, agravar coimas e o reforço da figura de gestor de segurança.
Numa altura em que a sustentabilidade da Segurança Social está na ordem do dia, Francisco Assis sublinha que os portugueses estão dispostos a sacrifícios para viabilizar o sistema, mas, para isso, é preciso que o Governo seja claro e que o debate seja rigoroso.
O Governo quer que o IRC seja ajustado para favorecer as “boas práticas salariais”, segundo as Grandes Opções 2022-2026.
Com a apresentação da proposta de OE2023 à porta, a ANJE mostra-se expectante quanto ao IRC diferenciado, uma das bandeiras dos jovens empresários. Defende incentivos fiscais para para quem valoriza os salários e reinvista lucros.
O ministro da Economia abriu a porta a uma descida transversal do IRC. As confederações patronais salientam que esta é uma das suas reivindicações há vários anos e frisam que uma baixa para 19% seria “um sinal importante”.
Depois da polémica que levou à saída de Adelaide Franco, o Ministério do Trabalho escolheu Domingos Jorge Ferreira Lopes para a liderança do IEFP. Parceiros sociais nada têm a opor à escolha de Mendes Godinho. Confederações patronais, em particular, elogiam currículo.
Em resposta à inflação, o Governo anunciou, entre outras medidas, um apoio para a formação dos trabalhadores nas horas vazias. Custos salariais serão parcialmente cobertos, aliviando os encargos das empresas, revela João Neves.
Pela frente, o novo ministro da Saúde terá de, entre outros aspectos mencionados por ex-governantes, melhorar o acesso à saúde e ponderar em cooperar com o sector privado. Alertam que o SNS está pior na resposta à população.
A inesperada mobilização de milhares de russos descontentes com a perspetiva de irem passar o inverno nas trincheiras da Ucrânia pode ser uma das chaves para isolar o presidente russo e o seu círculo íntimo do resto da sociedade. E o Ocidente terá de fazer a sua parte.
A extrema-direita e a direita conservadora, se conseguirem entender-se, têm assegurada a formação do próximo governo. A provável primeira-ministra tem, para alguns descanso da Comissão Europeia, moderado o seu discurso.
O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.
‘Joint venture’ da associação Portugal Fintech e da rede de espaços de trabalhos partilhados Sitio investiu perto de um milhão de euros na mudança do edíficio na Praça da Alegria para o da Avenida Duque de Loulé, com dez pisos e mais de 2 mil metros quadrados.
Fredrik Creutz, ex-diretor do Goldman Sachs no Reino Unido, contou ao JE a missão da sua nova empresa NowCM, que inaugura esta sexta-feira um escritório em Oeiras e é parceira da Fintech House.
Chama-se “Projeto Douro” e pretendia retirar do balanço do banco entre 600 a 700 milhões de imóveis e crédito malparado a grandes empresas. Mas o processo está parado e sem data de retoma.
Apesar de o consumo estrangeiro em Portugal ter disparado 82,5% entre julho e setembro, segundo as transações nos terminais da Reduniq, o especialista Tiago Oom acha “um pouco atrevido” dizer que o turismo continuará a crescer.
Nova subida dos juros, uma economia paralisada e o desemprego a subir. A receita da Fed promete empurrar à força
a inflação para os 2%, mas ameaça matar o crescimento económico. Inflação alta teria custo superior, defende Powell.
A postura mais ‘hawkish’ do que o esperado do banco central norte-americano empurra os mercados para perto de mínimos do ano.
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou até ao momento mais de 200 supermercados e hipermercados em todo o país. Foram abertos 10 processos pelo crime de especulação.
O líder do PSD, Luís Montenegro, diz estar disponível para “colaborar na decisão” relativamente à localização do novo aeroporto, mas deixa um aviso: não vai “decidir por ninguém”.