Skip to main content

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Cerca de 160 pessoas estiveram presentes neste evento que contou com o apoio do ISEG e da CMS Portugal, enchendo o auditório, entre decisores políticos e económicos, académicos e especialistas de várias áreas, para participar numa reflexão sobre os grandes temas que vão marcar o ano de 2023, desde os preços da energia aos desafios da sustentabilidade e do envelhecimento demográfico, passando pelo Orçamento do Estado para 2023, pelas oportunidades para o espaço lusófono e pelas perspetivas para a economia portuguesa no próximo ano.

Eduardo Catroga (economista), João Manso Neto (CEO da Greenvolt), Nuno Lacasta (presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), Pedro Norton (CEO da Finerge) e Vera Eiró (presidente da ERSAR) marcaram presença no primeiro painel, sobre os desafios da transição climática e energética.

O desafio do envelhecimento demográfico foi o tema forte da entrevista em palco que se seguiu, com Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Soares dos Santos, conduzida por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico.

Seguiu-se um painel sobre os desafios e oportunidades da Lusofonia, composto por Alberto Galhardo Simões, sócio da CMS Portugal, António Martins da Cruz (embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros), Carlos Feijó (ex-ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola), Marta Mariz (economista) e Pedro Reis (gestor e ex-presidente da AICEP).

A proposta de Orçamento do Estado para 2023, que será conhecida em outubro, foi o tema do painel seguinte, com Eurico Brilhante Dias (líder da bancada parlamentar do PS) e Joaquim Miranda Sarmento (líder da bancada socia-democrata). E, por fim, no painel “Portugal em 2023”, marcaram presença António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas, Cristina Casalinho (ex-presidente do IGCP), Paula Gomes Freire (managing partner da VdA), Paulo Macedo (CEO da Caixa) e Vítor Bento (economista e presidente da APB).
Leia a cobertura completa do evento e assista ao vídeo na JE TV, em www.jornaleconomico.pt.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico