Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2152 | 01 Julho 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Sustentabilidade
Empresas & Mercados
Última
Projeto de renováveis da Sun Energy tem apoio de Washington e foi apresentado por Joe Biden como exemplo da virtuosidade dos investimentos dos EUA em África, em comparação com os da China.
Pedro Nuno decidiu e anunciou. Costa, fora do país, não sabia. Ordenou ao ministro que revogasse a decisão. Num cenário de demissão, Pedro Nuno pediu desculpa “pelas falhas”. Costa chamou-lhe “erros graves”. Mas segurou-o. Marcelo amarrou o destino de ambos.
Polémico despacho, já revogado, dizia que Alcochete é a “única solução” capaz de aguentar crescimento a longo prazo.
Com a leitura de junho, a inflação média dos últimos onze meses (sem habitação) está já em 4,358%, o que, aplicado ao coeficiente de atualização de rendas, seria equivalente a mais meia renda. Inquilinos pedem limite “de 1% a 2%”.
O PAN conseguiu a aprovação de medidas avaliadas em 100 milhões de euros no orçamento e espera que o PS demonstre maior abertura na negociação do OE2023. A deputada única do partido, Inês de Sousa Real, quer também participar na revisão do sistema eleitoral.
Senhorios lembram que o Governo nada fez para limitar subidas noutras áreas e falam em “novas ondas de choque” no mercado.
A AT tem por cobrar 15.467 milhões de euros em impostos, sendo que mais de metade da dívida dos contribuintes está suspensa, revela o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras com o balanço de 2021.
A leitura rápida do INE revela nova subida na inflação, incluindo na dos produtos energéticos, nos alimentares não-transformados e na subjacente, colocando novos riscos à atividade.
Em quatro meses, foram celebrados 4.241 contratos de trabalho com refugiados ucranianos, estando ativas hoje mais de 9.600 ofertas de emprego. Língua e disponibilidade para o trabalho têm sido barreiras.
Delegação da Comissão Europeia esteve em Lisboa. Compromissos do PRR devem ser feitos até 2023, com despesas até 2026.
Hugo Soares vai ser o responsável pelo aparelho e Miranda Sarmento vai liderar a bancada parlamentar. Crise governamental vai marcar o primeiro dia do congresso dos sociais-democratas, no Porto.
A entrada da Suécia e da Finlândia na NATO formaliza um novo paradigma das relações entre as potências mundiais pós-Guerra Fria. E pode também mudar o cenário de guerra na Ucrânia no sentido de uma escalada da violência e do extremar de posições.
De pouco valeu a João Lourenço ser contido ao falar sobre a doença do ex-presidente: foi acusado de fazer “gestão política” da doença.
À data de 4 de fevereiro de 2022, existem cerca de 100 empresas cotadas em bolsa pelo mundo que são B Corp. Em Portugal existem 20
João Manso Neto revela a ambição da companhia de energias renováveis e quais os planos para os 100 milhões de euros do aumento do capital. O reforço da operação no leste e no sul da Europa estão entre os objetivos da Greenvolt para os próximos anos.
Michael Peter diz que o país tem o ‘know-how’ para revitalizar a indústria ferroviária como fizeram os espanhóis. O comboio ainda é a joia da coroa da Siemens, que apresentou esta semana a nova aposta para a transformação digital.
Siemens Xcelerator é a nova aposta do grupo alemão para a transformação digital da indústria, que conta com uma parceria com a NVIDIA para criar um metaverso imersivo, onde quem manda é a IA.
Os franceses da Vivalto Santé estão em negociações exclusivas para comprar o grupo de saúde Lusíadas. De fora ficou o consórcio composto pela Ageas e Tranquilidade.
Foram assinadas esta semana as “acceptance letters” com os candidatos à compra da sede do Novobanco na Avenida da Liberdade. Foram selecionados três candidatos para avançarem com propostas vinculativas.
O Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) cava um fosso entre os residentes na área da capital e os portugueses que habitam no interior norte, no Alentejo e no Algarve. O sector rodo-ferroviário remete-se ao silêncio.
Os receios são cada vez mais de recessão e menos de inflação. Aumenta o risco de crédito e diminui o de taxa de juro.
Debate contará com a participação de decisores do sector farmacêutico e será transmitido pela JE TV.
Na atual conjuntura, Teixeira dos Santos diz o Estado não pode corrigir o comportamento dos mercados. Sobre os salários, diz que não vê perigo em eventuais ajustamentos em linha com a inflação.