Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2106 | 13 Agosto 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Nacional
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Última
“O Livre, que pertence à família da esquerda verde europeia, representa uma esquerda libertária, cosmopolita, ecológica, pró-europeia, portanto, um espaço político muito diferenciado do PCP, PS, Verdes ou BE”
“Quando nasci Isaltino já era presidente da câmara, então pelo PSD, há seis anos. Vai para o nono mandato à frente da autarquia. Tenho o realismo de dizer que Isaltino Morais é eleitoralmente imbatível”
Bastonário da Ordem dos Médicos aplaude medida de vacinar jovens entre os 12 e os 15 anos,
mas não descarta pressão política na tomada de decisão por parte da DGS.
Professores e diretores querem que o novo ano letivo decorra com ensino presencial e pedem
que sejam mantidas normas de segurança.
Acordo entre AHRESP e SaltPay abrange universo de 22 mil associados e confere uma solução de pagamento que inclui a adesão ao IVAucher.
O ministro confirma que está na calha uma linha de alta velocidade, recuperando os estudos da RAVE. Depois de 2030, está prevista uma nova linha entre o Porto e Braga, servindo o aeroporto Sá Carneiro.
Pedro Nuno Santos evitou esclarecimentos sobre o PRR, uma eventual cisão da IP, uma integração da IP ferroviária
na CP e a concorrência
no transporte de mercadorias.
Presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) antecipa uma quebra de atividade no sector de 60%. Novas restrições atrasam retoma.
Ainda que parte da queda no desemprego no segundo trimestre seja por uma adaptação das empresas, o “grande choque” será o fim das moratórias.
A última semana assinalou recordes consecutivos no preço médio diário da eletricidade no mercado comum ibérico, conferindo mais custos às empresas nacionais numa altura em que as dificuldades eram já muitas.
Diretor da GesConsult defende que o aumento de 6,5% divulgado pelo INE vai rapidamente ficar desatualizado. Apela a uma descida do IVA para promotores e a um licenciamento mais simplificado.
EduardoPaz Ferreira gostaria de ter visto uma resposta pandémica mais expansiva na UE, tal como conseguiu Biden, cuja visão, reconhece, admira.
A aproximação de Estados europeus e da Turquia à Rússia captam a atenção americana, apesar do foco se manter na China, considera Paz Ferreira.
Nenhum dos cenários previsíveis para o Afeganistão é positivo. E, como sempre, ali se cruzam numerosos interesses, alguns deles improváveis. OPaquistão, a Índia e o Irão fazem parte do grupo.
Possibilidade de expropriar empresas e fundos que sejam detentores de mais de três mil imóveis poderá ser alvo de referendo em setembro. Para já, 47% dos berlinenses considera a hipótese aceitável. Críticos dizem que investidores estão “incrédulos”.
Dono da 11ª maior fortuna mundial em 2021 - segundo a “Forbes” -, Amancio Ortega investiu a título pessoal 921,64 milhões de euros nas gestoras das redes ibéricas de transporte de gás natural e de eletricidade.
Com uma carteira de investimento imobiliário que já valeu mais de 15 mil milhões de euros, a Pondegadea supera os maiores fundos do Ibex35.
Há 40 anos que Angola não exportava ferro das minas do Cutato, já reativadas pela siderurgia do Cuchi. Em agosto exportou 61 mil toneladas para a China. Agora quer mais investidores no sector.
Além de 35 milhões de quilates em diamantes, Angola produziu 5,44 milhares de onças de ouro e agora quer uma nova siderurgia para o ferro
Administração reúne na segunda semana do mês para avaliar o futuro da companhia aérea e as diferentes alternativas em cima da mesa.
Estado vai garantir 25% do crédito às empresas mais afetadas pela pandemia que acordem com banca uma reestruturação da dívida após o fim das moratórias, mas haverá um limite máximo por devedor.
O Banco de Portugal tem contactado os bancos portugueses para saber de cada situação em relação aos créditos em moratória.
“A BMO Global Asset Management está em vias de dissolver a sua entidade em Portugal”, diz a gestora na sequência de ter perdido a carteira da Ageas.
Das 246 pessoas inicialmente abrangidas, 42 ficaram de fora por razões sociais e 172 aceitaram rescisões. João Proença diz que Altice fez o possível.