Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2069 | 27 Novembro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Conferência
Última
Administração reúne hoje com sindicatos para anunciar a medida, duas semanas antes da apresentação do plano de reestruturação a Bruxelas.
Futuro do banco adiado para maio, quando um orçamento retificativo poderá reverter a proibição do Fundo de Resolução capitalizar a instituição.
Conselho Único de Resolução e BCE pediram esclarecimentos ao BdP sobre chumbo a transferências do Fundo de Resolução para o Novo Banco.
Votação da proposta bloquista gerou polémica mas, entre avanços e recuos, acabou aprovada.
Descontos nas portagens entre as medidas aprovadas sem acordo do PS com mais impacto. Finanças ainda faz contas ao buraco.
Pronto a tomar posições que diz serem “de estrita fidelidade ao PS e ao pensamento de Mário Soares”, Sérgio Sousa Pinto recusa, no seu livro “A República à Deriva”, o “modelo de socialismo de miséria”.
Jerónimo de Sousa deve manter-se na liderança do PCP. Eleição de “número dois” para preparar sucessão é “pouco provável”. Congresso irá abordar objetivos do partido e analisar problemas do país e do mundo antes de um novo ciclo eleitoral.
Apesar do veto da Hungria e Polónia, respeito pelo Estado de direito vai manter-se como pré-requisito para acesso ao pacote financeiro da UE. Bruxelas acena com recurso ao Tribunal de Justiça Europeu.
Apesar das críticas de que há demasiados nomes ligados a Barack Obama e de que falta ‘sangue novo’, a administração Biden arrisca-se a ser a mais diversa de sempre, o que é politicamente muito correto.
Os candidatos apoiados pelo presidente estão com a vida difícil na segunda volta das municipais. Mas os candidatos do PT também. O Brasil parece estar a mudar.
O panorama é desolador e pode agravar-se em breve com os concursos do último troço da linha ferroviária de Évora para fronteira ou do Hospital Lisboa Oriental, em que a Sacyr e FCC estão à frente.
Clube dos pequenos acionistas queixa-se à CMVM sobre alegado uso ilícito de informação e diz que investidor dos EUA beneficiou. CTT desmentem.
Ainda abaixo dos níves de 2019, vendas de smartphones iniciam recuperação. Samsung e Huawei representavam 60% do mercado em Portugal, no final de setembro. Regresso da Huawei à liderança dependerá da nova administração da Casa Branca.
Uma ferramenta que se revelou importante na transição digital, nomeadamente na passagem para o teletrabalho, as clouds estão cada vez mais sofisticadas e comuns, mas os desafios são ainda muitos.
A pandemia obrigou a organização a mudar os planos da quarta edição do evento, mas o formato digital também permite fazer contactos e negócios. “Esta edição vai ser um bom momento para experimentar uma forma nova de encontro”, diz Un I Wong.
Os mercados acionistas deram seguimento ao movimento ascendente, sendo atingidos máximos históricos em diversas geografias.
Bruno Martinho, da consultora Accenture, aborda os principais desafios e oportunidades da transição energética em Portugal. “Temos os ingredientes todos para capturar esta mais valia para Portugal”.
Os oradores da conferência “Lisbon, Law and Tech”, promovida pela Abreu Advogados, destacaram que 366 países têm planos estratégicos para a IA e que há soluções de design jurídico a ser testadas pelas sociedades.
Políticas passadas e preconceitos tiram corda ao OE2021 para apoiar famílias e empresas.
Mendonça Mendes alerta que a pandemia acarreta consequências económicas e sociais que “ainda são incalculáveis” devido à incerteza.
Fiscalistas da EY defendem que proposta de Orçamento do Estado poderia ter sido mais “audaz” nos apoios às famílias e às empresas.
Drahi e Armando Pereira, acionistas da Altice, enviaram carta ao primeiro-ministro a queixarem-se da Anacom e a avisar da suspensão de projetos.
Apesar da crise provocada pela pandemia, a ação do BCE tem beneficiado os juros da dívida portuguesa que negociaram nos -0,001%.