Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2040 | 08 Maio 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Negócios
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Última
Depois de ter vendido a Herdade dos Pinheirinhos em plena crise Covid-19 por cerca de 60 milhões, o CEO do Novo Banco, António Ramalho, reafirma a intenção de vender 430 milhões em imóveis este ano.
A lira turca, o real brasileiro e o peso argentino estão em mínimos face ao dólar, nos 7,25, nos 5.72 e nos 67,18 dólares respetivamente.
O banco liderado por Licínio Pina tem pedidos de moratória pública no total de 2 mil milhões
Construtora nacional ganhou três projetos de grande envergadura em três mercados internacionais - Moçambique, Colômbia e México - nas últimas semanas, já com a pandemia em curso. Contratos foram conseguidos em setores distintos de atividade.
Covid-19 e aumento de custos não correntes, como as provisões para fazer face ao aumento de dívidas incobráveis na base destes resultados.
O Novo Banco e o Crédito Agrícola tentam que a escritura de compra da SousaCamp, conhecida por “rei dos cogumelos”, se faça já na próxima semana. Estes bancos são os maiores credores da empresa.
O fundo de coinvestimento 200M, para startups e PME, contabilizou cerca de 25 milhões de euros, mais 104,80% em relação ao ano anterior.
Estimativa dos gastos públicos com a pandemia em 2020 consta no Programa de Estabilidade. Representa cerca de 12% do PIB. Valor pode ainda aumentar.
Bruxelas vê PIB de Portugal a contrair 6,8% este ano e a recuperar em 2021. Economistas dizem que tudo dependerá da retoma no resto do continente.
Tribunal Constitucional diz que o programa de compra de dívida não respeita proporcionalidade. Lagarde afirma independência do banco central.
Operadores privados realçam prejuízos provocados pela pandemia e exigem mais apoios, mas estão a ajustar a oferta à procura de uma forma gradual.
Metropolitanos de Lisboa e do Porto estão preparados para aumentar nível de oferta.
O presidente da Associação Comercial do Porto diz que “não basta anunciar medidas”, sendo necessário “fazer chegar o dinheiro às empresas e ao mundo real”. Nuno Botelho defende ainda que o Estado deveria também pagar as suas dívidas a fornecedores.
Famílias e empresas arriscavam-se a ter de pagar verba relevante de Imposto do Selo nas moratórias. APB pediu um esclarecimento. Finanças afastam imposto num despacho que clarifica regras.
Argumentos da ministra da Saúde para defender celebração do 1.º de Maio da CGTP cimentam posição entre os membros do Executivo que os líderes dos partidos de direita consideram ser “neomarxistas”.
Nem os especialistas entendem os motivos para 43 milhões de barris provenientes da Arábia Saudita virem a caminho de portos norte-americanos. Senadores republicanos estão a pressionar Trump.
Caso se confirme que Moro quer ser presidente, os dias de Bolsonaro podem estar contados. Mas é claro que resta sempre a opção militar.
José Carlos Soares Machado, presidente deste Círculo, antevê subida nos litígios relativos a contratos de arrendamento.
Garantir liquidez, acelerar a digitalização e apoiar as cadeias de comércio são três das sugestões da consultora.
Atividade presencial é feita de máscara e viseira. Em alguns casos, há medição da temperatura. Ensino a distância será norma até final do ano letivo.
Lucro da energética disparou 45% para 146 milhões no primeiro trimestre. CEO salienta “qualidade dos investimentos” em “contexto volátil”.
Durante o estado de emergência, a edição digital do Jornal Económico esteve disponível de forma gratuita, devido à dificuldade que muitos leitores tinham em comprar o jornal em papel.