Skip to main content
Capa
Nº 249 | 19 Novembro 2021
Edição nº 249
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Tecnologia de F1
Tecnologia de F1
Pode ser um exagero afirmar-se que a Fórmula 1 está na estrada, mas a verdade é que a Renault aproveitou alguma dessa tecnologia para o Clio híbrido que apresenta uma potência combinada de 140 cv.
O tempo dos Beatles
O tempo dos Beatles
"Let it Be” não foi o canto do cisne dos Beatles. Porque não era uma canção triste. Mas era a canção do adeus, apesar do seu otimismo.
Um branco de  Távora-Varosa,  floral e contido
Um branco de Távora-Varosa, floral e contido
A região vitivinícola de Távora-Varosa é das mais pequenas e das menos conhecidas que existe em Portugal. Situada nas montanhas a sul do Douro, na base sul da Serra da Nave, entre os rios Paiva e Távora, a sua grande referência é a produção de espumante de superior qualidade, tendo sido a primeira região demarcada em Portugal neste segmento.
Quem tem medo do Lobo Mau?
Quem tem medo do Lobo Mau?
Depois de vários anos a cozinhar em projetos terceiros, o chef Hugo Guerra decidiu arrancar com o seu próprio restaurante.
Luísa Beirão lança marca de roupa que é uma forma de afirmação
Luísa Beirão lança marca de roupa que é uma forma de afirmação
Luísa Beirão, manequim e influenciadora, reforça agora a sua ligação à moda com a criação de uma marca própria, a HIA (Here I Am), criada para reforçar a beleza da individualidade e para pessoas que se sentem confortáveis com elas próprias sem estarem over dressed.
As melhores  crónicas de amor
As melhores crónicas de amor
Há um ano, a editora Bertrand publicou o primeiro best of da carreira de Miguel Esteves Cardoso (MEC). Intitulado “As 100 Melhores Crónicas”, o livro tornou-se um êxito imediato
“Outras Paragens. Um Pequena Antologia”
“Outras Paragens. Um Pequena Antologia”
"Parti, então, com muita alegria, para a minha apetecida romagem às cidades da Europa. Ia viajar!... Viajei. Trinta e quatro vezes, à pressa, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. Onze vezes passei o dia num vagão, envolto em poeirada e fumo, sufocado, a arquejar, a escorrer de suor, saltando em cada estação para sorver desesperadamente limonadas mornas que me escangalhavam a entranha. (...) Perdi uma chapeleira, quinze lenços, três ceroulas e duas botas, uma branca, outra envernizada, ambas do pé direito.”
Ensaio
Uma questão de confiança
Uma questão de confiança
A importância de trazer as Humanidades para o centro da comunidade é ganhar a democracia, um regime em que prossigamos sujeitos morais que se perguntam sobre como vamos viver juntos, como nos vamos entender com o mundo.
Atualidade
Código Morse
Código Morse
Oxford é um lugar de saber mas também de mistérios. De cumplicidades pouco transparentes e de valores demasiado líquidos.
Todos os sonhos são pesadelos
Todos os sonhos são pesadelos
A Europa é diferente da China. Ao longo dos séculos diferentes dinastias e famílias sobreviveram, muitas vezes cruzando fronteiras, mesmo que não tenham poder vísivel.
“Tenho uma vontade férrea  que não me deixa desistir de nada  importante”
“Tenho uma vontade férrea que não me deixa desistir de nada importante”
Um amor proibido desafia Viriato e o futuro da Lusitânia. Este é o mote através do qual Margarida Rebelo Pinto nos traz mistério, magia e paixão, com o seu novo romance, acabado de chegar às livarias, “A lenda do belo soldado”. Inspirada em factos históricos e numa das mais antigas lendas do nosso país, a escritora recria uma personagem apaixonante e corajosa, anterior à fundação de Portugal. Mais uma vez Margarida exalta o amor e a força feminina, e fala--nos também de si, dando-se a conhecer, sem filtros.
“O consumidor português é aberto  à experimentação”
“O consumidor português é aberto à experimentação”
A ideia da Meatless Farm surgiu na cabeça de Morten Toft Bech em 2016 com o objetivo de encontrar produtos de base vegetal que substituíssem a carne na alimentação humana. O êxito desta nova tendência de consumo é atestada pelo facto de a empresa prever fechar 2021 com uma faturação de cerca de 58 milhões de euros.
Frank Sinatra no país da monocultura
Frank Sinatra no país da monocultura
Sabe-se que a monocultura seca um país. O problema é que ela se transferiu para toda a sociedade, gerida como cultura intensiva pelos partidos políticos. Deixámos de respirar.
O enfadonho Fernando Santos
O enfadonho Fernando Santos
As palavras dizem tudo sobre qual é a identidade futebolística de Fernando Santos: “Empatar ou ganhar 5-0 era a mesma coisa”. Disse-o após um empate sem explicações perante a débil República da Irlanda.
A viagem dos Abba
A viagem dos Abba
Em 1974 os Abba impuseram a sua versão pop de “Waterloo”, a derrota histórica de Napoleão frente aos britânicos, no Festival da Eurovisão. Nesse mesmo ano o regime do Estado Novo ruía em Portugal com estrondo.
Argentina: a segunda vida  do presidente Alberto Fernández
Argentina: a segunda vida do presidente Alberto Fernández
Quando tudo fazia crer que a vida política de Alberto Fernández entraria em rápido declínio no passado fim de semana – com a derrota anunciada e naturalmente previsível da coligação que o sustenta na cadeira da presidência da Argentina, a Frente de Todos – as coisas passaram-se de modo sensivelmente diferente.