Skip to main content
Autor
André Barata
Filósofo, Universidade da Beira Interior
Notícias
E se preferíssemos ser caracóis a ser andorinhas?
Só através do direito a parar nos devolvemos a possibilidade de ser senhores do tempo em que estamos. E só assim conseguimos ter a liberdade de estar no nosso tempo, mas também de estar nos lugares, nas coisas, até nos pensamentos
Ecologia do tempo para um tempo de Frankensteins
“Koyaanisqatsi: Life out of Balance” é um filme de culto de 1982, realizado por Godfrey Reggio, com fotografia de Ron Fricke e música do Philip Glass.
Liberdade, igualdade, fraternidade… que futuro?
Não é preciso concordar com tudo o que o historiador israelita Yuval Noah Harari conta nos três bestsellers que têm encabeçado os tops de ensaio das livrarias nos últimos meses. Nem com todas as suas conclusões.
Não é humanizar, é não desanimalizar
Podemos afirmar, com convicção, que a tourada é um espectáculo explicitamente bárbaro e condenável. Mas esta afirmação é dúbia. Esconde uma ambivalência traiçoeira.
A esquerda contra a esquerda
A esquerda vive dias difíceis. Perde em duas frentes. Primeiro, a esquerda do combate às desigualdades de classe, desigualdades que nunca pararam de crescer e de se agudizar, vividas como uma tendência globalmente inexorável.
#Metoo e todos nós
Em Outubro de 2017, o movimento #Metoo globalizou-se com uma hashtag que se tornou viral nas redes sociais. Um ano depois, acerta em cheio no amor próprio do universo português.
Ver mais
Aguarde