Skip to main content
Autor
André Barata
Filósofo, Universidade da Beira Interior
Notícias
O desligamento
No final da Idade Média, aconteceu na Europa uma grande e singular mudança na maneira de conceber o tempo e, consequentemente, na maneira como este passou a ser vivido — em particular nas cidades.
Agenda para uma “geringonça 2.0”: o desafio da social-democracia radical
Em outubro de 2019 vão realizar-se eleições legislativas. Apesar do resultado eleitoral ser uma incógnita, há boas razões para desejar uma “gerigonça 2.0”.
Totalitarismo inverso
Em política não há uma verdade. As opiniões dividem-se porque uns podem estar a pensar mal, ou a precipitar-se, mas é sobretudo por outra razão que se dividem. Porque não há uma ordem de valores mais verdadeira do que outra.
E se preferíssemos ser caracóis a ser andorinhas?
Só através do direito a parar nos devolvemos a possibilidade de ser senhores do tempo em que estamos. E só assim conseguimos ter a liberdade de estar no nosso tempo, mas também de estar nos lugares, nas coisas, até nos pensamentos
Ecologia do tempo para um tempo de Frankensteins
“Koyaanisqatsi: Life out of Balance” é um filme de culto de 1982, realizado por Godfrey Reggio, com fotografia de Ron Fricke e música do Philip Glass.
Liberdade, igualdade, fraternidade… que futuro?
Não é preciso concordar com tudo o que o historiador israelita Yuval Noah Harari conta nos três bestsellers que têm encabeçado os tops de ensaio das livrarias nos últimos meses. Nem com todas as suas conclusões.
Ver mais
Aguarde