Capa
Nº 2216 | 22 Setembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Última
Economia: A Reserva Federal dos EUA reviu em alta as perspetivas para as taxas de juro em 2024, penalizando ações e obrigações.
Entre os vários cenários em cima da mesa está uma fusão da TAP, SA, a “TAP boa”, com a TAPSGPS, a “má”, que tem um “buraco” de1,3 mil milhões. Outra possibilidade é a de adoçar o negócio com a Portugália, que se junta a injeções num total de 686 milhões, ainda por fazer.
Startup que foi vendida ao grupo italiano Mundys (antiga Atlantia) quer marcar identidade 100% própria e está pronta para cortar o último laço com a gigante alemã, o do imobiliário.
Economista diz que a próxima recessão terá origem na crise energética causada pela invasão da Ucrânia. “Esta não é a recessão com origem no BCE, como alguns querem fazer crer”, disse.
Já esteve nas administrações da Transtejo Soflusa e no Metro de Lisboa. Desde maio do ano passado que é o presidente da Carris, a empresa que gere a rede de autocarros e elétricos da capital. No dia em que a Carris apresenta os seus novos elétricos para a linha 15, Pedro Brito Bogas conta ao JEos planos para a empresa, que passam por reformular a rede.
Só no pior cenário, poderemos ter que recorrer – e só para investimento – a financiamento bancário, a partir de 2025, 2026. Só se não conseguirmos financimento comunitário”
Saiba como funciona as medidas de redução e estabilização das prestações do crédito à habitação e do alargamento da bonificação dos juros aprovado esta quinta-feira pelo Governo.
Eleições: Os eslovacos vão a votos a 30 de setembro. E tudo indica que escolherão o ex-primeiro-ministro Robert Fico para regressar à liderança. Com pouco apresso pelo presidente da Ucrânia, o provável vencedor tem do seu lado as consequências do Acordo do Mar Negro.
CFP: Nazaré da Costa Cabral pede prudência e responsabilidade à classe política com a economia a caminho de um excedente assinalável.
Parlamento: Os deputados consideram que o início do ano letivo não começa bem, destacando problemas nas colocações de professores e atrasos no programa de recuperação das aprendizagens.
Afinal o mecanismo para proporcionar estabilidade na prestação do crédito à habitação, que tem como referência a Euribor a 6 meses, é uma moratória de capital.
Miguel Maya, no dia em que a Fitch subiu o rating do BCP, disse ao JE que as medidas para estabilizar a prestação do crédito são “oportunas e adequadas”.
Habitação: Especialistas defendem que a medida do Governo vai impactar a dinâmica da oferta. “Estamos mais uma vez a dar não um tiro, mas dois tiros nos pés”, diz Patrícia Barão, responsável pela área residencial na consultora JLL.
Desporto: As novas regras da FIFA para os agentes entram em vigor em outubro e os candidatos foram esta quarta-feira a teste. O sócio da Sérvulo questiona a legitimidade para regular o sector.
Enquanto somos arrebatados por sedutoras ofertas de imersão virtual, de delegação de tarefas à inteligência artificial e de satisfação instantânea de múltiplas necessidades, persiste um dever de reflexão sobre os efeitos profundos de tais disrupções. São disrupções pela intensidade e velocidade avassaladoras com que destabilizam a continuidade de hábitos de comunicação, afectividade, aprendizagem, trabalho e contemplação cultural.
Economia da felicidade: Estudo coordenado pela Universidade de Coimbra analisou dados de mais de 70 nações. Concluiu que existem muitos caminhos para atingir o bem-estar subjetivo.