Capa
Nº 2191 | 31 Março 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Desporto
Empresas & Mercados
Última
Depois de um crescimento excecional de cerca de 15% em 2022, fruto da retoma pós pandemia, o Banco de Cabo Verde demonstra prudência nas previsões económicas para 2023.
Transferências da Parpública estão a assegurar actividade da empresa nacionalizada, pagando salários, dívida à banca, impostos e penalizações por incumprimento em contratos dos projetos ganhos.
Na liderança da Zurich Portugal há seis meses, Helene Westerlind assegura que tem objetivos claro para os próximos três anos: crescer acima do mercado, ser um top employer, ter a inovação no centro de tudo e estar entre as cinco seguradoras com maior fatia de mercado.
A Zurich Portugal quer distinguir-se enquanto empregadora nos próximos anos, indica a nova CEO. Para já, a seguradora valoriza na flexibilidade, através de um regime híbrido, e anunciou aumentos salariais até 15% para fazer face à inflação. “Tínhamos a responsabilidade de agir”.
Os produtores de leite antecipam uma medida “simbólica” com as ajudas à produção e receiam nova queda do preço pago à produção. Preços atuais dão margem, depois de largos anos de reivindicações.
As alterações foram mais do que se esperava, mas insuficientes para mudar o sentimento geral: o pacote é mal desenhado, com medidas polémicas e de difícil aplicação prática. Pedidos de veto presidencial continuam a ouvir-se.
O arrendamento fechou 2022 em alta, mas os pedidos de avaliação bancária caíram em fevereiro, sinalizando preocupações futuras.
A partir deste sábado e até ao final de junho, os contribuintes portugueses têm de entregar a declaração de IRS. Alterações aos descontos mensais dos últimos anos têm levado os reembolsos pagos pelo Fisco a recuar, avisam os especialistas ouvidos pelo Jornal Económico.
Orçamento do Estado para 2022 desdobrou os escalões o IRS, de sete para nove. Medida já teve impacto na retenção na fonte ao longo do último ano e deverá influenciar acerto de contas que se aproxima.
Acordo de rendimentos prevê referencial de 5,1% para aumentos no privado, mas a inflação ficou acima do previsto. UGT e Comércio estão abertos à revisão. Governo não fecha a porta. CIP diz que é cedo.
Gonçalo Pires diz que não esteve envolvido, nem soube, do acordo celebrado com a administradora até à confirmação oficial.
A controversa lei da justiça foi suspensa por um mês para o governo negociar com a oposição. Mas o ambiente está fortemente crispado e só o presidente Isaac Herzog parece interessado em reduzir a tensão. Entretanto, o primeiro-ministro já sofre o enorme desgaste do processo.
Suspenso desde há muito, não é por acaso que um acordo de largo espectro está prestes a ser assinado entre Teerão e Moscovo. Entretanto, a Hungria questiona se a entrada da Suécia e Finlândia na NATO não será contraproducente.
O ‘partner’ responsável pela área tecnológica na consultora levantou o véu sobre os projetos de digitalização na banca e sector automóvel e garantiu que o centro de ‘low code’ em Évora abre até junho.
Ontem como hoje, o poder transformador da tecnologia é enorme. No grupo CEGOS e na Cegoc, especializados na formação, é há muito vista como uma oportunidade pelos seus responsáveis.
Com a centralização, a Liga deixa de ser mera organizadora para se focar na comercialização do produto. Para João Fonseca, gestor e quadro da FIFA, esta entidade deve adequar-se a essa nova realidade.
Os resultados do Banco de Portugal (BdP) de 2022 ainda não são conhecidos, mas serão positivos e permitirão reforçar as provisões gerais que serão libertadas em anos que se esperam de prejuízos.
Gil Azevedo, diretor da incubadora da capital, fala ao JE de uma possível futura revisão à lei, para resolver os “asteriscos” aos quais os fundadores apontaram o dedo nos últimos dias.
A portuguesa Matter Capital quer comprar uma empresa, e uma só, para uma relação estável e duradoura, mas com condições “muito específicas”, diz ao JE o sócio-fundador Pedro Carvalhas Coutinho.
Anteriores galardoados com o Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola debatem sobre as dificuldades encontradas, nomeadamente na procura por investimento que ajude a impulsionar a inovação.
Após a turbulência causada pelo sector bancário, os mercados financeiros apresentaram uma recuperação significativa.
Em declarações ao JE, Miguel Pinto Luz diz que “é inaceitável” o ministro das Infraestruturas ter dito no Parlamento que “não impediu” CEO de apresentar resultados. Mas orientação expressa veio por email.