Capa
Nº 2144 | 06 Maio 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Conferência
Sustentabilidade
Empresas & Mercados
Última
Proposta vai avançar por iniciativa do grupo parlamentar do PS e está a ser discutida com o Governo. Valor mensal deverá ser acordado entre empregadores e funcionários, respeitando um limite de 50 euros.
As alterações climáticas e as medidas necessárias para lhes fazer frente estão a gerar novos riscos para os bancos, mas também abrem novas oportunidades de negócio que o sector já está a aproveitar, diz a líder da área de ESG da Autoridade Bancária Europeia.
Luís Montenegro é visto como favorito para suceder a Rui Rio como líder do PSD. Quer agregar a direita e conquistar novos eleitores para ser alternativa ao PS. Promete reformas, a começar pela fiscalidade.
O Governo já anunciou que o salário mínimo nacional vai voltar a subir e os economistas sinalizam que tal poderá incentivar a produtividade, na medida em que aumentará a pressão para que as empresas sejam mais eficientes.
O assunto ainda não foi à Concertação Social, mas os patrões já avisam: são precisos apoios face à subida do salário mínimo.
Os partidos já entregaram 201 propostas de alteração ao documento. Na lista dos partidos que mais iniciativas apresentaram, o PAN segue à frente com 71 propostas.
O governador do Banco de Portugal indicou que uma subida dos juros “é desejável”, mas avisou que tal deverá ser feito só “quando for seguro”. Pediu também “calma e ponderação” aos colegas do BCE.
Os ouvidos do mundo vão virar-se para Putin nas comemorações da vitória na Grande Guerra Patriótica, para se perceber até que ponto o nuclear é uma opção para o conflito na Ucrânia.
O secretário dos Assuntos Fiscais defendeu na conferência do Jornal Económico/EY que não é possível falar de crescimento da economia e de futuro sustentável sem resolver o “maior problema que temos”,
AEP e a AHRESP alertam para a mudança de contexto económico global. Luís Marques diz que “IRC se tornou um imposto progressivo”.
Uma das áreas de forte regulação é a chamada Sustainable Finance Disclosure Regulation (SDFDR) que incide sobre os participantes do mercado financeiro.
O novo preçário do Montepio mostra um aumento do custo de alguns serviços prestados ao balcão. Levantar dinheiro ficou 4% mais caro, enquanto o custo das fotocópias duplicou para 10 euros por página.
Hopecare venceu a sétima edição do concurso STEM4Health e quer chegar ao mercado alemão com a ajuda do grupo farmacêutico. Diretor da Bayer em Portugal diz ao JE que a empresa tem “potencial”.
José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group, diz em entrevista ao JE que o país conseguiu benefíciar da Covid-19 devido à sua localização e assim captar mais empresas internacionais em áreas como a tecnologia ou consultoria.
Encontro do sector financeiro contará com Mário Centeno e os líderes dos seis maiores bancos nacionais. ESG será o tema forte.
Mercados regenerados por breves momentos com a possibilidade de a descida dos juros da Fed em junho ser apenas de 25 pontos.
Em causa estão terrenos da antiga Sociedade Nacional de Sabões, da família de Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing. Um imóvel que foi detido pela Obriverca, de Luís Filipe Vieira e, desde 2006, por um fundo imobiliário da CGD.
Ao todo são três lotes com valor acima de 20 milhões. O fundo sueco escriturou, finalmente, o primeiro lote e os outros dois já têm um contrato promessa com escritura prevista até ao Verão.
Paulo Macedo considera que “não faz sentido nenhum a Caixa ter dois bancos em Cabo Verde”. Decisão recai sobre Fernando Medina.
A seca em Portugal e a necessidade que a empresa teve de comprar eletricidade no mercado grossista ibérico cortou os lucros da EDP, que tinha obtido um lucro de 180 milhões no primeiro trimestre de 2021.
O presente e o futuro da energia serão debatidos esta sexta-feira, na conferência ‘Os novos desafios da Energia’, organizada em conjunto pela Goldenergy e o grupo Axpo, que tem o Jornal Económico como media partner.