Capa
Nº 2102 | 16 Julho 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Media & Comunicação
Conferência
Última
PS, CDU e PSD podem ganhar ou perder câmaras importantes. Há bastiões em risco, coligações inovadoras e muita incerteza até 26 de setembro.
Carlos Furtado, que cumprirá o resto do mandato como independente, diz que governabilidade está garantida e dispõe-se a assinar novo documento.
Presidente da Cresap revela que pedido de parecer de avaliação de Vitor Fernandes para o Banco de Fomento foi suspenso por indicação de ministro.
Os riscos para a economia portuguesa são equilibrados e o “pior já passou”, acredita Klaus Regling.
A União Europeia agiu rapidamente face à pandemia e voltará a fazê-lo se necessário, defende.
Tesouro português recebeu uma transferência do Mecanismo Europeu de Estabilidade no valor de mais de mil milhões de euros de um empréstimo da última crise. “Tenho a certeza de que o Governo poderá fazer bom uso do dinheiro”, diz Klaus Regling.
Está em marcha revisão de regime, criado no período da troika, para gestão e prevenção do incumprimento, adequando-o ao atual contexto económico.
Apesar de não ser considerada concorrência fiscal desleal, a Zona Franca da Madeira pode sofrer indiretamente com o acordo global do IRC.
Apesar de reconhecerem a importância da nova linha de crédito, CCP e CPPME sinalizam reservas quanto à sua operacionalização.
Apesar de não ser considerada concorrência fiscal desleal, a Zona Franca da Madeira pode sofrer indiretamente com o acordo global do IRC.
Maiores protestos deste século serviram a Miguel Díaz-Canel para mostrar que é tão capaz de reprimir a oposição quanto os Castro. Familiares procuram manifestantes detidos por exigirem “liberdade”.
No domingo haverá 19 nomes no boletim de voto, com seis do maior partido. Atual presidente não tenta reeleição e denuncia “corrupção desenfreada”.
O grupo espanhol de retalho alimentar, uma sociedade cooperativa a funcionar em regime de franquia, completa 10 anos de presença no mercado nacional e fechou o ano passado com cerca de 290 lojas.
Cadeia retalhista quer continuar a atrair sócios independentes que garantam atendimento personalizado e proximidade aos clientes nacionais.
‘Iberização’ das empresas não é um fenómeno de agora, mas fiscalistas ouvidos pelo JE lamentam a falta de políticas para o evitar. L’Oréal é o caso mais recente ao centralizar em Madrid operação lusa. Também a Nike centralizou operação na Catalunha.
Federação e Associação de ‘business angels’ fundem-se para criar a Investors Portugal. A meta é fomentar as startups para daqui a uma década Portugal poder produzir um ‘unicórnio’ por ano.
A nova CEO da empresa de servicing Altamira Portugal, que presta serviços na área da gestão de ativos problemáticos dos bancos, já está a assinar acordos de confidencialidade para novos concursos de vendas de carteiras. Isabel Teixeira admite que o Estado venha a ser um vendedor de carteiras de NPL.
A Comissão de Acompanhamento do Fundo de Resolução deu um parecer positivo à tentativa de venda dos créditos da Imosteps ao “Rei dos Frangos” e refere que o terreno do Brasil só valia 4,2 milhões de euros a que acresce 1,84 milhões pelos “cemitérios”.
A nova sociedade Touro Capital Partners vai lançar o primeiro fundo de capital de risco para investir em PME industriais.
Empresa de energias renováveis liderada por João Manso Neto fechou primeiro dia de negociação, na quinta-feira, a valer 4,8 euros por ação, acima dos 4,25 euros do IPO. Greenvolt quer entrar no PSI20.
Depois do Grupo CA ter decidido reavaliar a idoneidade do chairman da Caixa de Crédito Agrícola da Lourinhã, José António dos Santos antecipou-se.
Os mercados acionistas alcançaram novos máximos históricos, suportados por bancos centrais mais ‘flexíveis’, apesar de uma curva de rendimentos menos inclinada
Maria João Dias vai liderar as áreas de Comercial e Societário da sociedade, que espera um aumento da procura, com operações de reestruturação.
Media Capital quer lançar CNN Portugal até ao fim do ano, mas regulador ainda não recebeu pedido de autorização. Nuno Santos será o diretor do novo canal e poderá deixar de ser diretor geral da TVI.
Participantes no observatório sobre “operações inteligentes para organizações ‘future-ready’”, promovido pelo JEe pela Accenture realçam a necessidade de investimento em sistemas de análise de informação.
Estudo da Accenture comprova ganhos com a introdução de novas tecnologias e utilização de informação que transformam as operações.
Empresário comunicou formalmente a sua decisão numa carta dirigida aos presidentes da mesa da assembleia geral da SAD e do clube das águas.