Capa
Nº 1961 | 02 Novembro 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Conferência
Última
O CEO da Semapa diz que as presidências anunciadas significam a aposta na Governance profissional. Heinz Peter vai ser também Chairman da Sodim.
Um ano após os “Paradise Papers”, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que o Fisco recebe informação de outros países sobre operações suspeitas, mas “não é trabalhada”.
Para o presidente do STI, este alerta ao fisco“é a única grande medida no combate à fraude e evasão fiscais”, apesar de ainda não estar no terreno.
Um ano após a nova fuga de informações, o Governo não avança se o Fisco desencadeou acções inspetivas sobre os cidadãos portugueses.
As grandes empresas nacionais são controladas por grupos forasteiros. É o resultado da falta de capital e da economia liberal. Mas desde há uns anos, algumas foram compradas por estados estrangeiros.
O líder social-democrata, Rui Rio, quer encontrar respostas para o afastamento dos portugueses dos partidos políticos e trazer uma nova imagem para o partido.
A compra pelo fundo de pensões OYAK_foi o último episódio, em sete anos, do processo de desmembramento da cimenteira portuguesa.
Eleições intercalares podem trazer novos desafios à Administração Trump. Democratas esperam conquistar maioria na Câmara dos Representantes e acelerar novas investigações ao presidente.
Redução do número de ministérios, liberalização do porte de armas, privatização de empresas estatais, concessão de aeroportos, mudanças no Banco Central, reforma fiscal e reforma da Segurança Social.
Paula Alves, diretora de ‘e-commerce’ da FNAC Portugal, acredita na conveniência entre o ‘online’ e o ‘offline’ e garante que as lojas físicas não vão desaparecer. O ‘e-commerce’ em Portugal está longe da maturação.
Atualmente, Portugal é um mercado prioritário na estratégia da BAT que assenta a sua aposta na Nova Geração de Produtos (vapor, aquecido e híbrido), um segmento para o qual os portugueses revelam ter uma grande abertura.
A entidade realizou uma campanha de ‘crowdfunding’ para financiar o protocolo Ethereum, que tem por base um ‘smart contract’. O objetivo é que todos os documentos pessoais estejam numa carteira ‘blockchain’ e possam ser usados em processos KYC.
Com a abertura do restaurante Ginos, o grupo espanhol reforça o investimento em Portugal, uma década depois de ter trazido a Starbucks.
O presidente do banco Montepio tentou propôr João Ermida para CEO num modelo que não colheu no BdP. Agora pode ir para o banco de investimento.
São três as listas que vão disputar a liderança da Associação Mutualista Montepio Geral no dia 7 de dezembro.
Rioforte e Novo Banco vão ter acesso à proposta da Vanguard/Amorim para a compra dos ativos da Comporta a partir de dia 12. Proposta deve passar na Assembleia.
Crise italiana está a criar apostas duplas. ‘Hedge funds’ tentam ganar com desvalorização da dívida, outros acreditam numa recuperação a prazo.
Aguiar Branco fala dos desafios da firma, do mercado da advocacia e da sua visão da política como um serviço cívico, onde a experiência da “vida real” é fundamental. E não exclui voltar à política ativa.
Conceito chegou a Portugal a meio de 2015 vindo de França e passa por dar mais autonomia a cada consultor. Investidores estrangeiros dominam o setor, mas os portugueses já estão de volta ao ativo.
Um estudo da Michael Page confirma Portugal como um dos países de proliferação do chamado ‘home office’. O governo vai atacar o problema na Concertação Social.
Clubes portugueses parecem ser os únicos que ainda não se tornaram atrativos para os ‘magnatas’ e fundos de investimento mundiais. Liga francesa é o mais recente ‘chamariz’, com o mercado americano a ser o principal alvo na procura de investidores.
Partilhar práticas e nivelar procedimentos afigura-se como uma forma de estender os benefícios do sistema a um maior número de utilizadores.
Só no primeiro semestre deste ano, o sistema português de garantia mútua emitiu 550 milhões de euros de garantias, apoiando 8.400 empresas e investimentos de 1,3 mil milhões de euros.
A atividade de garantia na América Latina aumentou nove vezes numa década. Em entrevista ao Jornal_Económico, o secretário-geral da Regar diz que isto mostra a importância do sistema para a economia.
JE lidera as subidas de circulação entre as publicações de âmbito nacional, entre janeiro e agosto deste ano. Obrigado pela sua preferência!
O prospeto da emissão de obrigações já deu entrada e terá de ser aprovado na próxima semana.