Capa
Nº 1950 | 17 Agosto 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Imobiliário
Desporto
Última
Imposição de uma taxa ‘anti-dumping’ de 37,34% pelos EUA penaliza as ações da cotada. Desde segunda-feira, já desvalorizou mais de 10%.
João Cadete de Matos faz um ano como presidente do regulador do sector das comunicações e recolhe a unanimidade de críticas dos operadores, que questionam a forma e os conteúdos das decisões.
Óscar Gaspar alerta que o SNS sofre de subfinanciamento crónico e que só uma decisão política conjunta pode solucionar um problema que vai agravar-se com o envelhecimento da população.
Presidente da APHP diz que todos os estudos mostram que o estado beneficia com a oferta privada no sector da Saúde.
A reversão das reformas aplicadas durante a intervenção da troika deve ser feita com prudência, defende o economista Juan J. Dolado. Reconhece, contudo, que foi “ingénuo” pensar-se que os trabalhadores teriam a mesma capacidade de negociação individual do que na contratação coletiva.
O sistema educativo deve criar massa crítica, pois as competências terão de ser cada vez mais transversais. Isso e ver a imigração como uma oportunidade.
Paddy Cosgrove começou por defender as razões do convite, mas acabou por cancelar a participação da líder da União Nacional no evento. Governo está a negociar continuidade da Web Summit em Lisboa
O ‘fenómeno’ Trump está a conseguir aliar velhos inimigos em torno do projeto urgente de combater a errática diplomacia norte-americana. A questão turca interessa particularmente à União Europeia.
Com o governo italiano a pressionar a empresa da família Benetton e o número de vítimas a subir, as ações desvalorizam mais de 20%.
O regulador abriu, desde o ano passado, 13 processos de contraordenação a empresas de luz e gás. Suspeitas de mudanças de comercializador sem autorização e abordagens enganosas à celebração de contratos foram comunicadas ao Ministério Público.
Clientes mais velhos representam 10% das queixas sobre empresas de luz e gás. ERSE e DECO dizem estar atentas à situação.
Depois dos recentes contratos para entrar nos mercados da Nigéria e Argentina, grupo português já está presente em mais de 30 mercados externos.
O ‘Brexit’ parece não estar a afetar a atividade das participadas da Mota-Engil no Reino Unido.
Reestruturação serviu para focar a empresa no negócio dos transportes e logística. A área financeira tornou-se autónoma e vai ter novos serviços.
A Orey Antunes vai focar-se na área de transportes e logística. Em Portugal, o desafio passa pela rentabilidade e pela digitalização.
A aplicação do regulamento tem sido marcada pela incompreensão sobre o tema, diz Ricardo Pinto, da DPO Consulting. A primeira grande multa poderá servir de exemplo, afirma o especialista.
Empresa logística e de transporte prevê fechar o ano com uma faturação de 65 milhões de euros, um crescimento de 25% em relação a 2017.
País irá voltar a financiar-se no mercado e a almofada orçamental alivia a pressão. No entanto, a necessidade de crescimento e de contínuas reformas, a par do risco dos juros, levam a alguma cautela.
A pujança da economia veio fomentar a dinâmica do mercado, com os consultores a preverem um segundo semestre forte. Apesar das valorizações, preços continuam baixos face a outros países.
“Vamos fazer da Academia aquilo que já foi em tempos”. Fernando Tavares Pereira quer clube a viver com menos crédito e dar folêgo à formação.
Filipa Capelo representou as cores da seleção nacional numa competição internacional e estreou-se com um triunfo surpreendente.
O Jornal Económico está nomeado para melhor título de Informação Económica na 16ª edição dos Prémios Meios & Publicidade, referentes ao período de julho de 2017 a julho de 2018.
Análise do portal ComparaJá para o Jornal Económico explica como os depositantes podem recuperar poupanças em caso de falência de um banco.