Capa
Nº 513 | 29 Janeiro 2026
Notícias
Mercados
Economia & Política
Mundo
Empresas
Atualidade
A Kalshi atribui uma chance de 82% de os Estados Unidos terem um shutdown em 2026. Este valor disparou desde 24 de janeiro quando a probabilidade se cifrava em 28%. Democratas e Republicanos divergem sobre votação de projeto de lei referente ao Departamento de Segurança Interna.
O acordo reforça a decisão de investir em ambas as regiões, num momento em que construtora retoma planos para recuperar quota de mercado na Índia. A alavanca é a decisão de as tarifas de importação de carros da UE caírem gradualmente para 10%. Mas há muito mais no acordo.
A confederação das PME volta a pedir a baixa do IVA da restauração para 6%, bem como na eletricidade e gás natural consumida pelo sector, e relembra o peso que o pagamento dos apoios contraídos na pandemia está a ter nas empresas.
Tom Wehmeier e Sarah Guemouri são os autores do relatório da empresa de capital de risco Atomico 'State of European Tech'. Em entrevista ao JE abordam as conclusões do documento relativamente a Portugal. O relatório indica que em 2025 será captado menos capital face ao ano anterior deixando Portugal na 14ª posição na Europa em capital total investido. Autores consideram que Portugal, juntamente com Espanha e os países nórdicos, estão a se afirmar como um hub de centros de dados.
Valor das rendas aumentou 5,3% em 2025, sendo que o coeficiente do INE publicado em Diário da República apontava para 2,16%. Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário salienta que os inquilinos, numa tentativa de assegurarem uma maior estabilidade nos seus contratos, "aceitarão no mínimo, que o proprietário suba a renda acima daquilo que tem direito legalmente" e espera que as novas medidas do Governo ajudem a trazer mais oferta no arrendamento, "cobrindo segmentos de mercado mais orientados para a classe média".
No caso português, o impacto deste novo acordo comercial poderá ser muito reduzido no PIB, limitando-se apenas a um acréscimo de 0,03% a 0,1% do PIB nacional por volta de 2032. Ainda assim em Portugal os setores do vinho, azeite, cortiça e indústria farmacêutica estão entre os principais beneficiados.
O segmento de luxo, com imóveis que variam entre os cinco e os 15 milhões de euros, representou um crescimento de 15% na mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s. Portugueses, brasileiros e norte-americanos entre os maiores compradores.
Presidente da Fed deixou alguns reparos sobre a importância de preservar a independência dos bancos centrais, mas fugiu a mais questões sobre a polémica investigação que recaiu sobre si depois de deixar os juros inalterados no nível mais baixo desde 2022.
Desde 2018 que nenhum primeiro-ministro britânico visita oficialmente a China. Keir Starmer tenta resgatar o bom entendimento tradicional com o Império do Meio, apesar de saber que pode expor-se à ira de Washington.
Terminou a longa e exigente fase de liga da "Champions" com duas vitórias das equipas portuguesas na última jornada. O Sporting fez história em Espanha e segue para os oitavos; na Luz, a cabeça de Trubin permitiu ao Benfica o apuramento para o playoff. No global, mais de 100 milhões seguem para Portugal. E mais podem estar a caminho.
Depois do Joseph ter atingido o país, foi a vez da Kristin deixar a sua marca, tendo a rajada mais forte chegado aos 149 km/hora, segundo o IPMA. Os danos foram sentidos um pouco por todo o país, com a proteção civil a registar mais de quatro mil ocorrências.