Skip to main content

Mercado de previsão atribui 82% de chance de novo shutdown nos Estados Unidos

A Kalshi atribui uma chance de 82% de os Estados Unidos terem um shutdown em 2026. Este valor disparou desde 24 de janeiro quando a probabilidade se cifrava em 28%. Democratas e Republicanos divergem sobre votação de projeto de lei referente ao Departamento de Segurança Interna.

A Kalshi, um conhecido mercado de previsões, atribuía na quarta-feira uma chance de 82% de os Estados Unidos terem um shutdown (ou paralisação dos serviços governamentais norte-americanos na terminologia portuguesa) em 2026. Este valor disparou desde 24 de janeiro quando a probabilidade se cifrava em 28%.

Um dos motivos que terá despoletado este disparo nas chances de um shutdown prende-se com a ameaça feita pelo partido democrata, na semana passada, de bloquear um pacote de financiamento governamental depois de um agente federal ter morto um homem em Minneapolis, no sábado.

Em causa esteve a morte de Alex Pretti, um enfermeiro de 37 anos, em Minneapolis, no sábado, durante uma operação de fiscalização de imigração no Minnesota.

Para além de Alex Pretti existiram mais dois tiroteios que envolveram agentes federais em Minneapolis este mês: em causa estão os casos da morte a tiro de Renée Good e o baleamento de Julio Cesar Sosa-Celis na perna enquanto este tentava fugir da prisão, de acordo com os agentes federais.

Os democratas defendem que não podem votar a favor de uma legislação que mantivesse o financiamento do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla norte-americana) sem alterações na forma como a agência opera, de acordo com o Washington Post.

A legislação que será votada no Senado, até ao final desta semana, inclui seis projetos de lei de financiamento governamental que abrangem várias agências. Para o Departamento de Segurança Interna estão previstos 64,4 mil milhões de dólares onde se inclui 10 mil milhões de dólares ao ICE.

Democratas querem exclusão do projeto de lei referente ao Departamento de Segurnaça Interna

"Os senadores democratas não fornecerão os votos necessários para a aprovação do projeto de lei de dotações orçamentais se o projeto de lei de financiamento do Departamento de Segurança Interna for incluído”, afirmou Charles E.Schumer, citado pelo Washington Post.

Chuck Schumer, apelou a que o líder da maioria republicana, John Thune, retira-se o projeto de lei de financiamento do Departamento de Segurança Interna, antes do final do prazo, de modo a se evitar um novo shutdown nos Estados Unidos, afirmando que a responsabilidade de evitar uma paralisação do governo "recai" sobre John Thune e os senadores republicanos.

Chuck Schumer referiu que se John Thune colocar a votação os restantes cinco projetos de lei [excluindo o referente ao Departamento da Segurança Interna] os democratas estariam disponíveis para os aprovar de imediato.

Governo apela a que democratas aprovem projetos de lei

Do lado da administração norte-americana, através da secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, é feito um apelo para que os senadores democratas aprovem os projetos de lei evitando desta maneira um novo shutdown. Em 2025 os Estados Unidos estiveram em shutdown entre 1 de outubro e 12 novembro (45 dias), que foi o maior da história norte-americano superando os 35 dias de 2018 e 2019, quando o Presidente era também Donald Trump. O motivo para o shutdown em território norte-americano, em 2025, deveu-se à falta de entendimento entre democratas e republicanos sobre o orçamento para 2026.

Financiamento expira na sexta-feira

De acordo com a Stateline os negociadores no Congresso já tinham chegado a um acordo sobre 12 projetos de lei referentes às despesas do governo, contudo estes documentos precisam de ter o 'sim' por parte do Senado. O financiamento para vários programas, que estão incluídos nesses projeto de lei, expiram na sexta-feira.

Caso não exista um acordo isso iria afetar os Departamentos de Defesa, Educação, Saúde e Serviços Humanos, Segurança Interna, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Trabalho, Estado, Transportes e Tesouro, o Gabinete Executivo do Presidente, o Supremo Tribunal e o Poder Judicial.

A presidente da Comissão de Orçamento do Senado, Susan Collins, que é republicana, fez um apelo no sentido de que republicanos e democratas aprovem todos os projetos de lei, afirmando que um novo shutdown seria "desastroso" para os Estados Unidos.