Capa
Nº 30 | 16 Agosto 2023
Notícias
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Advisory
Cultura & Lazer
Desporto
A redução da carga fiscal, depois do nível recorde atingido no ano passado, promete ser o grande tema da reentre política e o PSD deu o tiro de partida esta semana, no discurso de Luís Montenegro na tradicional Festa do Pontal, com a proposta para uma descida de 10% no IRS ainda em 2023.
Numa Europa de sentimento misto, a bolsa de Lisboa registou um ligeiro recuo, com as perdas mais acentuadas a serem registadas entre as energéticas. No turismo os números indicam crescimentos face ao ano passado.
A vitória do candidato populista é um duro castigo para os peronistas, mas também para os conservadores, que não conseguiram capitalizar o descontentamento face à dupla Alberto Fernández e Cristina Kirchner.
O banco central russo subiu os juros em 3,5% enquanto a China cortou a taxa de médio-prazo em 10 pontos, sinalizando que mais descidas na taxa de referência devem estar na calha à medida que ambos os países enfrentam problemas bem distintos.
Números do turismo no primeiro semestre, divulgados pelo INE na segunda-feira, vieram mais uma vez confirmar o forte contributo do sector para o crescimento da economia portuguesa numa altura em que a Alemanha e outros economias da zona euro atravessam tempos menos fáceis.
Manuela Medeiros é fundadora, acionista e diretora-geral da Parfois, cargo que lhe valeu a 11.ª posição na lista das portuguesas mais poderosas nos negócios, realizada pela Forbes Portugal.
Depois do alarme causado pela Country Garden, agora foi Zhongzhi a falhar pagamentos a investidores, levantando novas dúvidas sobre a exposição do sector de investimento chinês ao mercado imobiliário.
Há sinais contrários nas previsões sobre a evolução da indústria do luxo, mas os grandes negócios na categoria da cosmética continuam. A tecnológica luso-britânica Farfetch, que espera a entrada de um novo diretor financeiro já em setembro, optou por deixar de vender estes produtos e ainda não explicou porquê.
David Sequeira Dinis, sócio da Uría Menéndez - Proença de Carvalho, prevê que "uma parte grande seja restruturações extrajudiciais e vários casos tenham de passar por PER".
Nunca passam de moda e no verão parece que ainda sabem melhor. Escolhemos uma seleção de gelados artesanais que derretem na boca e, por vezes, nos dedos. Desculpa para rasgar um sorriso e pensar que “bom é devorar um gelado”!
A UEFA e FIFA juntaram-se a inúmeras instituições ocidentais nas sanções à Rússia, mas estas são apenas no plano desportivo - permitindo que clubes como o Dínamo e o Krasnodar tentem contratar Chiquinho ao Benfica e Tormena ao SC Braga. Especialistas ouvidos pelo JE sublinham que operações financeiras ficam fora da esfera das organizações desportivas.