Skip to main content

Manuela Medeiros, é a 11ª portuguesa mais poderosa nos negócios

Manuela Medeiros é fundadora, acionista e diretora-geral da Parfois, cargo que lhe valeu a 11.ª posição na lista das portuguesas mais poderosas nos negócios, realizada pela Forbes Portugal.

Manuela Medeiros, 70 anos, é uma empreendedora por excelência. Quando, em 1994, aos 42 anos, abriu a primeira loja da Parfois, no Porto, na Rua de Santa Catarina, não tinha sequer ideia daquilo que o negócio se viria a transformar.

Foi, na altura, pioneira em Portugal na abertura de uma loja exclusiva de acessórios de moda, tendo a inspiração surgido das várias viagens que fazia a Inglaterra. Chamou-lhe Parfois – ainda há muito quem pense que a marca não é nacional – e apostou em peças acessíveis, que a agradassem à maioria da clientela.

Abriu a segunda em Gaia, num dos centros comerciais da Sonae, e o crescimento não mais parou, sobretudo desde que iniciou a expansão num modelo de franchising.

Hoje, tem mais de mil lojas em todo o mundo, a maioria fora de Portugal – está presente em 70 países –, cerca de 400 das quais em Espanha, e tem aberto espaços a um ritmo de 100 por ano. A marca tem registado um crescimento médio de 24% ao ano desde 2010. A fortuna patrimonial de Manuela Medeiros andará a rondar os 250 milhões de euros atualmente.

A revista Forbes publicou o seu ranking na edição de junho/julho, que está agora em banca.