Skip to main content

China: Mais problemas à vista com gigante do investimento a falhar pagamentos a investidores

Depois do alarme causado pela Country Garden, agora foi Zhongzhi a falhar pagamentos a investidores, levantando novas dúvidas sobre a exposição do sector de investimento chinês ao mercado imobiliário.

Continuam a crescer os receios de uma crise imobiliária chinesa com consequências no sistema financeiro local e mundial: depois da Country Garden, agora foi a Zhongzhi a falhar pagamentos a investidores, levantando novas dúvidas sobre a exposição do sector de investimento e gestão de fortunas ao mercado imobiliário chinês.

O conglomerado de investimento sediado em Pequim terá falhado o pagamento de dois produtos em maturidade, agravando as preocupações dos investidores com a saúde do sistema financeiro chinês. Recorde-se que o país encontra-se sobre forte pressão no mercado imobiliário, levando ao default da Evergrande no ano passado.

Na semana anterior havia sido a Country Garden, a maior promotora imobiliária privada do país, a falhar o pagamento de dois cupões denominados em dólares.

O mercado de fundos de investimento chinês tem vindo a crescer, chegando aos 4,5 biliões de dólares (4,11 mil milhões de euros) e com uma exposição considerável ao sector imobiliário do país. As preocupações com contágios ao mercado de investimento são evidentes, com um número crescente de pagamentos falhados por várias empresas do ramo à medida que crescem os problemas com o imobiliário chinês.

O "Financial Times" fala em 140 mil milhões de dólares (123 mil milhões de euros) em carteira na empresa.

Nas redes sociais circularam imagens não verificadas de uma suposta carta de um gestor da Zhongzhi a reconhecer que a empresa tem vindo a adiar pagamentos desde meados de julho, o que corresponderia a 150 mil investidores e 230 mil milhões de yuans (28,89 mil milhões de euros), segundo o Financial Review.