Capa
Nº 288 | 05 Dezembro 2024
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mundo
Empresas
Conferência
oão Lourenço defende que o compromisso político de todos os intervenientes no projeto é “um facto inegável”, sendo também importante que os países africanos diretamente envolvidos, os financiadores e o consórcio empresarial que tem a concessão,” promovam as ações que se impõem para a concretização deste importante projeto”, com impactos positivos no transporte marítimo e ferroviário internacional, no comércio internacional, na transição e segurança energética e na segurança alimentar.
O ministro da Economia, quer uma fiscalidade "mais competitiva" face aos mercados externos, como forma de incentivar a investigação e desenvolvimento de empresas e fundações que inovam, na saúde e não só.
Portugal deve crescer 1,7% este ano e 2% no próximo, acima da média da zona euro de 0,8% e 1,3%, respetivamente, e substancialmente melhor do que os motores económicos do bloco, Alemanha e França. Ainda assim, a OCDE deixa avisos do lado orçamental.
O pensamento político e a relação com a cultura serão os temas centrais das comemorações do centenário do nascimento do antigo Presidente da República.
A Assembleia Legislativa da República aprovou, no âmbito do Orçamento do Estado (OE) para 2025, as propostas do PS e a proposta conjunta do PSD e CDS-PP relativas à ligação marítima entre a Região Autónoma da Madeira e o território continental. Foram rejeitadas as propostas do PCP, Chega, e Bloco de Esquerda (BE).
Partidos de oposição – maioritários no Parlamento – apresentam moção para impeachment na sequência do estranho caso da imposição da lei marcial por algumas horas. Durante essas horas, o mundo suspeitou que as Coreias poderiam entrar em guerra, mas afinal não era nada disso.
A escolha de Michel Barnier foi uma tentativa por parte do presidente para convencer a extrema-direita a aceitar deixar passar um governo. Conseguiu, mas por pouco tempo. Resta-lhe agora tentar o mesmo, desta vez com a oposição à esquerda.
O UBS diz ainda que, desde 2015, o número de bilionários cresceu mais de 50%, de 1.757 para 2.682. Mas este aumento da riqueza estabilizou em 2020, nomeadamente porque as condições económicas obrigaram os empresários bilionários da China a fazerem cortes.
Um dos satélites é o PoSAT-2, o primeiro satélite comercial português. Investimento atinge os 15 milhões e visa a implementação de uma "constelação de satélites para comunicações marítimas para navios". O seu nome é uma homenagem ao primeiro satélite português a chegar ao espaço há 30 anos
Paula Amorim regressa ao pódio das mulheres mais poderosas dos negócios em Portugal. Filha de Américo e Fernanda Amorim é das mais ricas em Portugal e possui um império empresarial de fazer inveja.
A regulação, sustentabilidade e a inovação tecnológica colocam desafios complexos às lideranças. O fim do primeiro ciclo de conferências InNova Talks, parceria da Nova SBE com o JE e Forbes Portugal, abordou algumas dessas metas já para 2025.