Capa
Nº 124 | 08 Fevereiro 2024
Notícias
Entrevista
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Atualidade
Programa de incentivo ao abate automóvel estava previsto no ano passado mas não chegou a avançar. Diretora da Volkswagen Portugal defende a ideia de utilizar este apoio para a troca de veículos elétricos, num processo moroso para se atingir o objetivo de neutralidade carbónica até 2035. Sobre alterações na Autoeuropa e novas produções, Marília Machado dos Santos remete a palavra aos responsáveis da fábrica de Palmela.
A concentração de sindicatos dos trabalhadores da banca afetos à UGT realiza-se em frente à sede da APB - Associação Portuguesa de Bancos. Em cima da mesa encontram-se duas contrapropostas: de 2 e 3%. “Caixa chegou-se à frente, mas achamos que consegue ir mais além”, diz ao JE o presidente do Mais Sindicato.
A Comissão de Mercado de Valores espera concluir, até ao final do ano, a revisão das taxas, sendo que a proposta que precisa de alteração de uma portaria só será feita ao novo governo que sair das eleições de 10 de março.
O recuo da população empregada foi o maior registado nos quartos trimestres dos últimos dez anos, refletindo o abrandamento da economia no trimestre anterior, mas a taxa de desemprego fechou em 6,5%, 0,2 pontos percentuais abaixo da previsão do Governo.
Galp, REN e EDP Renováveis protagonizaram algumas das perdas mais acentuadas em Lisboa. Lá fora, o sentimento foi idêntico, com os sectores da banca e telecomunicações a sobressaírem entre os que mais perdem.
As Forças de Defesa de Israel querem aumentar o período de tempo em que os recrutas e os reservistas estão em serviço militar. O plano vai em sentido contrário àquele que é proposto pelos países mediadores das negociações.
As empresas portuguesas presentes, apurou o Jornal Económico, são a Metalogalva – Irmãos Silvas; a A. Milne Carmo, a Morgado & Companhia; Companhia, a Balanças Marques, a Horácio Costa (materiais de construção civil), a Cenariwood (roupeiros e cozinhas) e a Ferpinta Moçambique.
A companhia aérea irlandesa acusa a Easyjet de não usar 18 slots durante o inverno, o que a companhia britânica rejeitou. A Ryanair avisa que pode retirar o único avião que ainda tem sediado na Madeira no final do verão, depois de a ANA ter aumentado taxas aeroportuárias. E está confiante que a justiça europeia vai lhe dar razão na queixa apresentada contra Portugal sobre apoios à TAP.
Estudo da habitação em Portugal da Century21 revela uma mudança no paradigma dos portugueses na hora de mudar de casa. Se em 2018 a principal razão para 42% era não encontrarem o imóvel desejado, agora 55% dos inquiridos apontam as questões financeiras, sendo que na Área Metropolitana de Lisboa esta taxa é fixada nos 51,2%.