Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2192 | 06 Abril 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Lusofonia
Especial Cabo Verde
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Empresas & Mercados
Última
O estado de graça do novo presidente acabou depressa. O ex-presidente percebeu isso e quer ser o verdadeiro líder da oposição. Há eleições municipais em outubro do próximo ano.
O investimento português em Cabo Verde representa apenas 0,6% do total investido no estrangeiro, mas tem vindo a crescer. Exportações caboverdianas para Portugal aumentaram em 128,6% em 2022. País quer “explorar a economia azul para alcançar o crescimento verde”.
No entanto, é necessário ter consciência da dimensão do mercado e da capacidade de concessão de crédito dos bancos em Cabo Verde, que “ainda é limitada” quando comparada com Portugal.
Turismo além de hotéis e ‘agrotech’ são áreas de negócio a ter em conta, crê Vera Querido, da sociedade VPQ, da rede Morais Leitão.
Interior do país era um dos principais alvos de 170 investidores estrangeiros. Ministro da Cultura confirma a existência de projetos aprovados. Associação de promotores receia problemas diplomáticos.
O atual estado do mercado de habitação resulta das reversões de políticas em 2016 e 2018, defende Victor Reis, apontando à queda de contratos de arrendamento desde 2017. Medidas recentes só pioram situação e revelam infantilidade, falta de experiência e de articulação.
O antigo presidente do IHRU fez as contas: passar de 2% para 5% de casas pública obriga a 2,5 a 3 mil milhões de euros e 180 mil fogos por ano. “Quem apresentou isto não fez contas”, conclui, criticando falta de flexibilidade e sinais mistos dados pelo Governo ao longo dos anos.
Com entrada em vigor da Agenda do Trabalho Digno, empresas deixam de descontar para o Fundo de Compensação do Trabalho. Patrões, sindicatos e Governo não se entendem, porém, quanto à mobilização dos mais de 660 milhões.
Do teletrabalho ao trabalho nas plataformas digitais, a lei laboral vai mudar a partir de 1 de maio, mesmo sem acordo da Concertação.
Líder da APPII assume que os investidores não vão conseguir fazer mais obras de reabilitação em Portugal. Já o antigo presidente do IHRU não entende a mudança da limitação fiscal. “A não ser que seja para cobrar mais impostos”, refere.
Investidores estrangeiros colocaram na capital 894,3 milhões de euros, com predominância para cinco nacionalidades. Clientes portugueses investiram mais de 1,5 mil milhões de euros.
Governo tinha proposto que supermercados tivessem 15 dias para se adaptarem ao IVA zero, o que significaria que nem todos começariam ao mesmo tempo. Contabilistas alertaram para potencial confusão. PS decidiu fixar data.
Ex-secretário de Estado pressionou CEO da TAP a mudar voo de Marcelo. Apesar do não de Christine Ourmières-Widener, Hugo Mendes argumentou que chefe de Estado é o “principal aliado político”.
Mais umas eleições na União Europeia, mais uma vitória para a direita e a extrema-direita,
mais uma derrota para o centro e para a esquerda. As eleições para o Parlamento Europeu serão por certo um barómetro da influência da invasão da Ucrânia na Europa.
O presidente francês e a presidente da Comissão estão na China para debater o plano de paz de Xi Jinping e tentar convencer o Império do Meio a ficar do lado da Ucrânia. O que não será fácil.
Para a fiscalista Teresa Pala Schwalbach, sócia da Sérvulo, a introdução de fatores como coeficientes de localização dos imóveis ou valores de mercado contribui para a dificuldade de perceber qual o valor que estas empresas vão pagar.
Maria João Silva, Diretora de Marketing da Tranquilidade, fala da estratégia da companhia detida pela Generali para conquistar quota de mercado no ramo vida. A seguradora vai apostar nos produtos de poupança no 2º semestre.
A empresa de mobilidade urbana, que gere frotas e faz entregas através de estafetas, decidiu diversificar o negócio e criar uma espécie de agência de viagens de carro em Portugal, a “Swingo”. A previsão é que a faturação total quase duplique para 7 milhões de euros este ano.
Nem a CGD, nem o BCP, nem o Novobanco, nem o BPI, nem o Santander tencionam fazer emissões de obrigações Additional Tier 1 no atual contexto e depois de 16 mil milhões terem sido derretidos para recapitalizar o Credit Suisse.
O diretor do torneio confessa ao JE que a edição deste ano colocou grandes dificuldades à organização mas deixa uma certeza: “Prefiro sacrificar os resultados a baixar a qualidade do evento”.
Os mercados acionistas travam subidas à medida que os receios de recessão aumentam.
Alexandra Reis diz que saída da TAP foi “vontade da CEO”. Sobre a indemnização de 500 mil euros, garante que já a tentou devolver três vezes e ainda não recebeu indicações, nem da TAP nem da IGF.