Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2146 | 20 Maio 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Imobiliário
Conferência
Empresas & Mercados
Última
Pires da Fonseca, representante do grupo de transportes controlado pelo Estado alemão, garante que, depois de a Arriva vender a TST, concentra todas as suas atenções em Portugal na Barraqueiro.
Paz Ferreira alerta para “graves” consequências económicas da invasão da Ucrânia que, diz, obrigará a um esforço financeiro público acrescido. E defende que redistribuição deve voltar à agenda.
Mais de 40% dos empregadores querem fazer crescer as suas equipas no terceiro trimestre, revela um estudo do ManpowerGroup. Otimismo prevalece no mercado laboral, apesar do impacto da guerra e (ainda) da pandemia.
As empresas mostram-se otimistas nas perspetivas de contratação, mas preencher essas vagas não será tarefa fácil.
A Agenda do Trabalho Digno está de volta à Concertação Social, mas será difícil obter um resultado diferente do obtido no final de 2021, isto é, patrões e sindicatos deixam sinais de que o acordo não está à vista.
Auditoria da IGF, que consta na Conta Geral do Estado de 2021, detetou indevida utilização do mecanismo de fundamentação nos acessos às aplicações informáticas da Autoridade Tributária.
O endividamento do Estado, cidadãos e empresas atingiu 782,5 mil milhões de euros, um valor recorde. Ainda assim, o rácio desceu para o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2020.
Representação portuguesa está um terço abaixo do que devia e pode cair ainda mais, com reformas. Governo elegeu esta como uma das prioridades da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus.
O veto turco à entrada da Suécia e Finlândia na NATO é um instrumento para ganhar espaço negocial. Como a questão curda também é um acessório para tapar o mais importante: as armas de que a Turquia se considera devedora.
Há mais mundo para lá da Ucrânia: uma base militar chinesa nas Ilhas Salomão e os novos mísseis norte-coreanos impõem esta viagem.
Manuel Magalhães, sócio de Financeiro e ‘Governance’, sucede a Paulo Câmara em setembro. A nova comissão executiva da sociedade de advogados será anunciada daqui a dois meses.
Ao JE Bernardo Matos de Pinto, da Tecnoplano, diz que o Governo ficou sem desculpas para não atuar na engenharia e construção. "Tem maioria e deve aproveitá-la para aplicar as medidas que o sector tem vindo a exigir", diz.
As companhias de seguros são as maiores gestoras de ativos do mundo, por isso os líderes da Fidelidade, Ageas, Tranquilidade e Liberty Europa estão mais preocupados com a forma como os investimentos serão feitos com o PRR do que com o impacto da crise nas companhias.
“Corremos o risco de ter um sector que está a envelhecer muito rapidamente”, disse Pedro Rego, CEO da F. Rego, referindo-se ao desafio da captação e retenção de talento.
Tal como em outras AG da Inapa, a Nova Expressão SGPS vai votar contra o relatório e contas e a recondução da equipa gestora. Pedro Baltazar critica opções no exercício e desinteresse dos acionistas de referência Parpública e BCP.
A empresa de ‘contact centers’ gastou um milhão de euros para abrir o sexto escritório em Portugal, este verão, depois de se instalar em Lisboa, em Oeiras e em Braga.
Após ter resistido ao impacto da pandemia e ter faturado 539 milhões de euros no ano passado, o Grupo Casais aposta na frente externa, com a entrada nos EUA e na Arábia Saudita, prevista para 2023.
Startup de Pedro Oliveira e Filipe Macedo quer usar blockchain para negociar talento. A mecânica é complexa e gera mais dúvidas do que certezas. Empresa já arrecadou quase três milhões em investimento ao fim de um ano.
Carlos Loureiro, José Galamba de Oliveira, Raúl Marques, Rui Leão Martinho e Vítor Nunes são os novos sócios da consultora fundada por Sofia Santos, que apoia empresas na área da sustentabilidade e ESG.
Discurso mais hawkish de Powell e retalhistas norte-americanas Walmart e Target penalizam mercados acionistas.
A meta faz parte do Plano Estratégico do banco para 2024 e o Novobanco já tomou firme duas emissões de dívida da Sonae SGPS e Modelo Continente indexadas a indicadores ESG.
O pedido de compra do Atlântico Europa pelo Well Link Group está finalmente a evoluir, depois do acordo assinado no inicio de 2020. Já o BPG optou por abrir o processo competitivo de venda.
Conferência promovida pela Microsoft Portugal vai procurar saber o que define as ‘data driven companies’ e quais os desafios que as empresas para se adaptarem e serem competitivas.
A Ordem dos Economistas em parceria com o Intitute of Public Policy realiza na Culturgest esta sexta-feira, 20 de maio, a conferência ‘O Orçamento do Estado para 2022’, da qual o Jornal Económico será media partner.