Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2138 | 25 Março 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Empresas & Mercados
Última
CEO da REN, Rodrigo Costa, reitera descontentamente da empresa com a CESE, uma taxa especial que existe desde 2014. Lucros da REN caíram 11,1%, afetados pelos impostos.
Novo Governo será paritário, terá uma mulher como segunda figura. Vai integrar os principais quadros do PS e terá menos ministros independentes. O reforço da “coesão” vai também condicionar as escolhas para secretarias de Estado.
Seis anos e meio e duas legislaturas (uma incompleta) depois, António Costa volta a encabeçar o Executivo, desta vez mais curto e apoiado por uma maioria absoluta parlamentar.
O bastonário da Ordem dos Advogados alerta para tribunais em risco de paralisia e falta de meios na investigação criminal. E pede à nova ministra da Justiça que assegure o “financiamento adequado”.
Novo Parlamento tem os partidos mais à esquerda em perda e os mais à direita em crescendo. Com o líder da oposição de fora.
O objetivo de gastar 2% do PIB em Defesa será comportável para as finanças públicas, mas os economistas ouvidos pelo JE pedem investimentos “criteriosos” e alertam para dinâmicas como a inflação.
O banco central reviu a inflação em forte alta dos 1,8% para 4% e cortou o crescimento de 5,8% para 4,9%. Já a taxa de desemprego desce 0,1 p.p., mesmo com o número de pessoas empregadas a cair.
Sem as verbas da Europa, o nosso país ter-se-ia afastado da União Europeia entre 2014-2020, conclui um novo estudo da Universidade Nova SBE, em colaboração com o EuroRegião.
Francisco Louçã alerta que o isolamento imposto pela pandemia veio dar mais força às plataformas digitais. Entidades que comercializam os dados dos utilizadores podem pôr em causa a democracia, diz.
Ninguém sabe qual será a resposta da NATOse a Rússia usar armas químicas ou biológicas. Por maioria de razão, também ninguém sabe o que acontecerá se forem usadas armas nucleares. Receio da última fronteira assola Europa.
“As restrições ao nível da transferência de fundos e da abertura de contas bancárias, assim como a já publicitada suspensão da análise dos pedidos, tem feito alguns clientes darem um passo atrás na altura de efetivamente investirem”, reconhece sócia da Abreu.
Dona do OLX Portugal e do “Facebook russo” (detido por oligarca) fica, para já, na Rússia. Sair “seria a decisão errada”, alega a Prosus.
Após o impacto da pandemia, a que reagiu bem, o sector nacional da construção metálica continua no fio da navalha devido às incertezas provocadas pela guerra na Ucrânia. A Rússia deixou de ser um mercado potencial para exportar.
As questões ambientais, sociais e de governança ganharam importância, mas o cumprimento de objetivos depende muito da informação e da cooperação. Também da tecnologia.
O nosso País subiu dois lugares no ‘ranking’ mundial, com 578 navios de bandeira. Receita já é superior a cinco milhões de euros anuais.
A CGD, o BCP, o Novobanco, o Santander e a Oitante já chegaram a acordo na repartição dos ativos que ficam de fora do Projeto Crow. Um dos ativos turísticos vai ser integrado num fundo.
Dona da Meo, que se prepara para mudar de CEO, teve receitas de 2,3 mil milhões de euros no ano passado. O EBITDA fixou-se nos 853 milhões de euros, mais 2,3% face a 2020.
Atual inflação poderá estar a ser incorporada nas cotações das ações. Ceteris paribus, esta postura suporta o mercado acionista.
Esta manhã, dia 25, o Palácio Sotto Mayor, em Lisboa, vai ser palco de uma conferência sobre os desafios à transição digital das empresas portuguesas, da cibersegurança à crise dos semicondutores.
sustainable finance week do iseg