Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 254 | 24 Dezembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
Foi a pandemia que levou Miguel Palma a sair de Lisboa e o fez encontrar o refúgio onde se respira a sua arte, uma imponente casa no Ribatejo, onde agora vive, rodeado de tranquilidade e natureza e em cujo perímetro ficam também o seu atelier e o armazém onde guarda muitos dos seus trabalhos, expostos também nas paredes da casa, para deleite de quem a visita.
Há momento raros em que se pensa ser possível o regresso à juventude, aos lugares únicos e às icónicas peças de arte. Este foi o pensamento que me passou depois de algumas voltas com uma máquina de outros tempos e que afinal está disponível para o comum dos mortais.
Inaugurado em dezembro de 2018, o restaurante Alameda deve o seu nome ao facto de estar situado em frente ao Jardim da Alameda João de Deus, em Faro, no Algarve.
Foi em 1990 que Dirk Niepoort produziu o primeiro Single Vineyard, a partir da vinha do Carril, que deu origem ao conceituado Robustus.
Há surpresas assim: muito tentadoras. É o que acontece com este novo Omega Speedmaster Chronoscope, que não por acaso vai buscar inspiração ao dispositivo usado para determinar com precisão a duração de um fenómeno.
O que é a doença de Alzheimer? Como afeta os doentes, as suas famílias e a sociedade? Qual é o tratamento? Em que ponto está a investigação científica?
Por enquanto os estrangeiros estão impedidos de entrar no Japão. Mas assim que seja possível retomar as viagens ao ‘país do sol nascente’ “Primavera Tardia” é o guia certo para levar debaixo do braço.
“O místico é aquele que descobre que não pode deixar de caminhar. Seguro daquilo que lhe falta, percebe que cada lugar por onde passa é ainda provisório e que a demanda continua. Não pode ser só isto. E essa espécie de excesso que é o seu desejo, fá-lo exceder, atravessar e perder os lugares.”
Uma das grandes canções de David Bowie, “Space Oddity”, conta-nos a história de Major Tom, um astronauta que se perdeu no espaço, embora na altura se subentendesse que ele era uma metáfora de alguém que, tomando demasiadas drogas, se perdeu na Terra.
As origens do cultivo da vinha em Portugal perdem-se nas brumas, mas é consensual considerar-se que o Algarve foi o berço dessa prática agrícola no que é agora o nosso País, ainda antes da chegada dos Romanos. Foi uma das poucas regiões que resistiu à devastação provocada pela filoxera e, por isso, chegou a fornecer uva para produzir vinho do Porto.
Eça de Queirós é um autor central na literatura portuguesa. Não há nenhum outro que seja tão fulcral, porque o seu universo ultrapassa o da pura literatura: é um olhar vasto e crítico sobre a sociedade do seu tempo, sobre as suas vaidades e fragilidades, sobre as suas falsas riquezas e escondidas pobrezas.
Serão estas lágrimas reais, questionava-se Morfeu, repleto de confiança no seu mundo real, depois de se desintegrar tudo o que era “Matrix”.
Em Agosto de 1930 começou a publicar-se em Lisboa o semanário “Repórter X”. A sua alma era Reinaldo Ferreira, conhecido exatamente como Repórter X, e face conhecida de um jornalismo audaz, sensacionalista, justiceiro e, nalguns casos, completamente ficcionado.
Cada parte de um chapéu tem uma missão distinta. Dar conforto, proporcionar sombra, ou simplesmente adicionar um pormenor estético, como a fita ou laço. A verdade é que todas contribuem para o todo e pretendem, em última instância, oferecer a melhor experiência possível a quem usa este statement.
De vez em quando os portugueses aborrecem-se e removem da cadeira do poder quem os governa.
Um dos principais desafios de Boric é reverter a fatalidade segundo a qual, na América do Sul, a esquerda perde principalmente quando ganha.