Skip to main content

Um perfeito clássico

Há surpresas assim: muito tentadoras. É o que acontece com este novo Omega Speedmaster Chronoscope, que não por acaso vai buscar inspiração ao dispositivo usado para determinar com precisão a duração de um fenómeno.

Há surpresas assim: muito tentadoras. É o que acontece com este novo Omega Speedmaster Chronoscope, que não por acaso vai buscar inspiração ao dispositivo usado para determinar com precisão a duração de um fenómeno. A palavra ‘Chronoscope’ combina duas expressões tradicionais gregas: “Chronos”, que significa tempo, e “Scope”, que significa observar. Um instrumento que tipicamente mede a duração entre dois pontos ou eventos. O novo Omega Chronoscope de 43 milímetros executa esta função a vários níveis. Há nesta proposta alguns detalhes que importa salientar. Desde logo, os cativantes mostradores impressos com três escalas de tempo.

Nele encontramos as três escalas de medição do tempo. O taquímetro mede a velocidade com base na distância. O Chronoscope indica a velocidade a que vai, com base na distância percorrida. Como esta escala mede o tempo médio de viagem entre dois pontos específicos, é indiferente se a sua viagem está em milhas ou quilómetros. Depois, o telémetro, que mede a distância com base na velocidade do som, e que foi usado especialmente durante a década de 30 do século passado em operações militares. Com um simples processo de dois passos, este instrumento de precisão da Omega pode indicar-lhe exatamente a distância entre si e um fenómeno visível e audível, nomeadamente uma tempestade. Por fim, o pulsómetro, que mede o batimento cardíaco. Graças a esta escala de 30 pulsações por minuto, pode medir o seu batimento cardíaco ou o de qualquer pessoa.

Estes novos modelos Chronoscope prestam tributo ao passado da Omega com mostradores com o design “caracol” detalhado que evocam os cronógrafos de pulso da marca dos anos 40. O século XX deixa também a sua marca nos ponteiros em forma de folha de cada relógio, bem como o padrão de trajeto “em espiral” que elegantemente passa por debaixo dos algarismos árabes no mostrador.

Visível através do cristal de safira no fundo da caixa está o calibre de corda manual Omega Co-Axial Master Chronometer Calibre 9908, com um belo acabamento. Uma caraterística em destaque é o desenho da ponte do Chronoscope.

Nota-se o acabamento com “Côtes de Genève” em arabesco, que parte da roda de balanço e não do centro do movimento, o que é uma novidade para a Omega. Para melhorar a reserva de marcha do relógio, a marca incluiu dois tambores montados em série com revestimento de carbono antidesgaste tipo diamante. O mecanismo de roda de coluna assegura o funcionamento preciso das múltiplas funções do Chronoscope. Como Master Chronometer certificado, tanto o movimento como o relógio provaram a sua valia nas condições mais difíceis, superando os mais rigorosos testes da indústria, estabelecidos pelo Instituto Federal Suíço de Metrologia (METAS).

Este Chronoscope surge em seis modelos de 43 milímetros em aço polido e escovado. Dois modelos com mostradores prateados e ponteiros azuis, dois com mostradores azuis e ponteiros revestidos a ródio e dois com mostradores prateados e submostradores pretos, mais conhecidos como o famoso mostrador “Panda” – com ponteiros escurecidos.

Pode-se escolher entre braceletes em pele com fivela em aço ou atraentes braceletes em aço.

A nova coleção oferece braceletes em pele azul, castanha ou preta – com microperfurações que revelam uma borracha interior vermelha. Para quem prefira um look metálico total, estão disponíveis braceletes de aço escovado e polido com o cómodo sistema de abertura patenteado pela Omega, ajustável em duas posições.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico