Skip to main content
Capa
Nº 250 | 26 Novembro 2021
Edição nº 250
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
À conquista dos céus
À conquista dos céus
A ligação da Breitling ao mundo da aviação é longa. A inspiração de alguns dos aviões mais icónicos de todos os tempos está sempre presente nas suas propostas.
Coimbra e Colares recebem 9ª edição do maior concurso do sector em Portugal
Coimbra e Colares recebem 9ª edição do maior concurso do sector em Portugal
Está de regresso um novo Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, desta feita na sua 9ª edição. Este é o mais antigo e importante concurso de cerveja no nosso país, sendo um momento esperado por todos os cervejeiros portugueses e a residir em Portugal, em particular depois do interregno provocado pela pandemia.
Inventário de algumas perdas
Inventário de algumas perdas
Conta a autora no site da editora nova-iorquina New Directions que, enquanto trabalhava neste livro, a nave não tripulada Cassini ardeu ao entrar na atmosfera de Saturno.
Melgaço vai  ser a capital  do Alvarinho este fim-de-semana
Melgaço vai ser a capital do Alvarinho este fim-de-semana
Começa hoje, a partir das 11 horas, a Festa do Espumante, em Melgaço, apresentando a sua sétima edição. O evento prolonga-se até ao próximo domingo e decorrerá no Largo do Mercado de Melgaço, recuperando o modelo presencial, com entrada livre.
Come Prima reedita o clássico Menu da Trufa Branca
Come Prima reedita o clássico Menu da Trufa Branca
Há 14 anos que o chef Tanka Sapkota trabalha com a trufa branca de Alba, uma das iguarias gastronómicas mais valorizadas no Mundo.
Três novos tintos  com ART, ‘design’  e excelente conteúdo
Três novos tintos com ART, ‘design’ e excelente conteúdo
A Herdade do Freixo, localizada no Redondo, Alentejo, pode ser considerada um pequeno paraíso, onde as aves migratórias encontram abrigo, as oliveiras milenares embelezam a paisagem e as vinhas crescem em solos de xisto e granito.
Ainda mais brinquedo depois de renovado
Ainda mais brinquedo depois de renovado
Um brinquedo deveras interessante. O Hyundai N30 2.0 e com o acabamento “performance pack” custa menos de 50 mil euros e dá-nos a sensação incrível de termos um bólide nas mãos. Os 280 cv de potência são “ajudados” pelo som que é em parte fabricado e não é inocente os furos no tubo de escape e que fazem um trabalho excecional a nível de ruído envolvente.
“O líder deve manter a mente clara”
“O líder deve manter a mente clara”
Dalila Pinto de Almeida fez a sua estreia em 2011 com “Mudar de Vida”, um livro de testemunhos de gestores e executivos de topo que por opção própria ou involuntária abriram uma nova porta na vida.
Ensaio
Três ideias para o país
Três ideias para o país
“O desenvolvimento das pessoas e das suas competências deve ter em conta o contexto e a cultura. Deve permitir promover a autonomia e a mobilidade social, a partir de balanços de competências e de uma maior personalização das políticas públicas.”
Atualidade
Adivinha quem vem almoçar?
Adivinha quem vem almoçar?
Tudo, na política nacional, se resume a duas dúvidas: quem vem almoçar e quem paga a conta? Todos têm fome de poder ou de, pelo menos, umas migalhas dele.
Reinvenção constante, com muita chama
Reinvenção constante, com muita chama
Dar vida, cor e forma à cera é o ‘métier’ de Maria e Luiz Sá Pereira, que constituem a sexta geração à frente da Caza das Vellas Loreto, em Lisboa, que há mais de três séculos se afirma na arte de iluminar. A resistência faz-se valorizando a produção manual e acompanhando as tendências, sem deixar de surpreender e inovar.
Os sonhos de Caetano
Os sonhos de Caetano
Meu coco é uma forma popular e antiga de dizer “a minha cabeça” no Brasil, terra que tem aberto novas janelas para a língua portuguesa. Sem fechar as antigas, ao contrário do que se tem feito por aqui.
A caligrafia escolar
A caligrafia escolar
Num mundo de teclados (de computador, de telemóveis) poucos já entendem a beleza da caligrafia, da arte de colocar letras que se transformam em palavras, em páginas brancas.
O olhar de Artur Pastor
O olhar de Artur Pastor
Como era o Portugal rural (mas também urbano), o país que não se via do Rossio e de São Bento, durante as décadas de 40 a 60 do século XX? Era um mundo pobre, feito de dor e sofrimento, escondido pela “saudade” e pelo fado.
Um mundo sem moral
Um mundo sem moral
Este “Ashenden, O Agente Britânico” de W. Somerset Maugham não é a primeira novela sobre agentes secretos escrita por britânicos. Talvez “O Agente Secreto” de Joseph Conrad, escrito em 1907, mereça essa honra.
Jerome Powell, o presidente  que revolucionou a atuação da Fed
Jerome Powell, o presidente que revolucionou a atuação da Fed
Assinalou-se ontem, 25 de novembro, mais um Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Mais um dia. Mais um dia de medo para milhares de mulheres.