Skip to main content

Três novos tintos com ART, ‘design’ e excelente conteúdo

A Herdade do Freixo, localizada no Redondo, Alentejo, pode ser considerada um pequeno paraíso, onde as aves migratórias encontram abrigo, as oliveiras milenares embelezam a paisagem e as vinhas crescem em solos de xisto e granito.

A Herdade do Freixo, localizada no Redondo, Alentejo, pode ser considerada um pequeno paraíso, onde as aves migratórias encontram abrigo, as oliveiras milenares embelezam a paisagem e as vinhas crescem em solos de xisto e granito. Em complemento, os vinhos estagiam numa adega ímpar, a 20 metros de profundidade, com um design único e arrebatador, da autoria do arquiteto Frederico Valsassina.

É esse design que ‘veste’ também o novo topo de gama desta casa, o ART Herdade do Freixo tinto 2016, “um tinto especial que prima pelos detalhes, seja em prova, como no design do rótulo e forma intimista com que envolve cada consumidor”, como sublinham os produtores. Mas, este vinho, qualificado como ‘super premium’ não é só imagem: resulta das melhores uvas da Herdade do Freixo, das castas Petit Verdot (50%), Touriga Nacional (40%) e Alicante Bouschet (10%). Estagiou 14 meses em barricas de carvalho francês (de 500 litros) de tosta fina, “preservando a fruta e a elegância, potenciando a expressão do caráter do terroir”. Após o estágio, seguiram-se três anos de maturação na cave. “A particular frescura e elegância deste lote, confere-lhe características ideais para acompanhar delicados pratos de fusão e cozinha mediterrânica, onde brilham os sabores mais naturais e genuínos dos ingredientes. O ART é adequado também para acompanhar queijos e sobremesas doces”, recomenda o enólogo. Diogo Lopes acrescenta ainda que “é um tinto de cor rubi, com aroma muito rico e complexo, notas de frutos do bosque, especiarias e bergamota”. “É muito estruturado na boca, com imensas camadas de complexidade e os taninos são firmes, afinados e sedosos. Tudo com enorme elegância e finesse. Termina longo e mineral. ART Herdade do Freixo é um vinho de guarda, com elevado potencial de envelhecimento”, resume Diogo Lopes.

“O rótulo do ART apresenta o primeiro esquisso da adega (Prémio Arquitetura Archdaily 2015 by Frederico Valsassina) como forma de preservar a natureza circundante da propriedade, desenhado aquando do processo criativo de desenvolvimento da adega subterrânea da Herdade do Freixo”, afirma Carolina Tomé, diretora comercial e de marketing. Foram produzidas 3.250 garrafas, disponibilizadas no mercado em caixas de madeira de duas garrafas de 0,75cl.

Com a primeira edição do ART, a Herdade do Freixo apresentou também as novas colheitas de Freixo tinto Reserva 2017 e Family Collection tinto 2017. “O Freixo tinto Reserva 2017 é o vinho mais reconhecido da Herdade do Freixo. Muito amplo, bem estruturado e atrativo, revela notas terrosas, frutos vermelhos e de baga, é especiado e deixa um final fresco e prolongado. É perfeito para beber já ou para guardar”, assinalam os responsáveis deste produtor vitivinícola.
Por seu turno, conforme partilhou Carolina Tomé, a nova colheita do Freixo Family Collection tinto 2017, “apresenta-se como um vinho muito estruturado, longo, complexo, elegante e com forte personalidade”, assumindo-se como “um vinho marcante, com elevado potencial de guarda”.
 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico