Skip to main content

Melgaço vai ser a capital do Alvarinho este fim-de-semana

Começa hoje, a partir das 11 horas, a Festa do Espumante, em Melgaço, apresentando a sua sétima edição. O evento prolonga-se até ao próximo domingo e decorrerá no Largo do Mercado de Melgaço, recuperando o modelo presencial, com entrada livre.

Começa hoje, a partir das 11 horas, a Festa do Espumante, em Melgaço, apresentando a sua sétima edição. O evento prolonga-se até ao próximo domingo e decorrerá no Largo do Mercado de Melgaço, recuperando o modelo presencial, com entrada livre.

Segundo os organizadores desta iniciativa, a Festa do Espumante deste ano “apresenta uma programação intensa, que pretende valorizar os espumantes obtidos no terroir de eleição da casta Alvarinho, bem como os produtores e produtos locais de eleição”.
Para esta 7ª edição da Festa do Espumante em Melgaço, está previsto reunir no mesmo recinto os grandes produtores de Alvarinho da subregião de Monção e Melgaço, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer as mais recentes edições desta casta de Vinho Verde.

“De igual modo, outros produtos melgacenses - fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros - estarão igualmente representados e com possibilidade de aquisição. O espaço de restauração, em funcionamento contínuo no evento terá menus tentadores para harmonização”, asseguram os responsáveis da organização deste certame.
Outro atrativo deste evento será a realização diária de provas comentadas no palco, com o objetivo de explorar a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho. As sessões serão conduzidas pelo sommelier e wine educator da ‘Revista de Vinhos’, Manuel Moreira.

Mas também haverá novidades interessantes no capítulo do show cooking. Três conceituados chefs serão os protagonistas destes momentos.
Já hoje, pelas 19 horas, Chakall dará início às hostilidades. Amanhã, será a vez do chef Luis Américo, pelas 15h30m. No domingo, também pela mesma hora, entrará em cena o chef Vitor Matos. Este trio irá apresentar “propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da subregião, trabalhando-os de modo criativo, que irá, certamente, surpreender”.

Outra animação, fora do domínio restrito da gastronomia, está garantida do lado da música. Esta noite, assim como a de amanhã, será abrilhantada pela atuação de disc jockeys (DJ). OSDJ Rui Afonso e DJTata integram o cartaz desta sexta-feira. Amanhã, será a vez do trio Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins. Pela madrugada, os créditos ficarão pelas mãos do DJ Pedro Simões (RFM).

Hoje, o horário da Festa do Espumante em Melgaço é entre as 11 horas e as duas horas da manhã. Amanhã, começa ao meio-dia e encerra à mesma hora. No domingo, abre as portas igualmente ao meio-dia, mas encerra definitivamente às 18 horas.
Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço, contando com a produção da EV - Essência do Vinho, e o apoio da ‘Revista de Vinhos’.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico