Skip to main content

À conquista dos céus

A ligação da Breitling ao mundo da aviação é longa. A inspiração de alguns dos aviões mais icónicos de todos os tempos está sempre presente nas suas propostas.

A ligação da Breitling ao mundo da aviação é longa. A inspiração de alguns dos aviões mais icónicos de todos os tempos está sempre presente nas suas propostas. Agora a mais recente série de relógios da Breitling, Super AVI, celebra a história da aviação com designs e é inspirada no relógio de aviador “Co-Pilot” Ref. 765 AVI de 1953 e em quatro aviões lendários: o North American Aviation P-51 Mustang, o Vought F4U Corsair, o Curtiss P-40 Warhawk e o De Havilland Mosquito. Há aqui uma lógica de nostalgia, quando os pilotos usavam os seus relógios como instrumentos de voo.

Na década de 1930, o Huit Aviation Department da Breitling ganhou notoriedade por inventar relógios de “cockpit” de precisão, numa altura em que o mundo da aviação ainda estava no início. O relógio para pilotos Ref. 765 AVI foi um sucesso. Muito apreciado pelos pilotos, rapidamente se tornou conhecido como “Co-Pilot”. Este relógio pioneiro serviu de inspiração para a atual série Super AVI. A coleção encontra-se disponível em cinco versões únicas, que prestam homenagem aos potentes e memoráveis aviões, cujas silhuetas em filigrana adornam os fundos de caixa em safira dos relógios. O Super AVI P-51 Mustang presta tributo ao melhor e mais versátil avião de combate da sua época com dois modelos distintos: um com caixa em aço inoxidável, mostrador preto e bracelete em pele castanha camel, e outro em ouro vermelho de 18K com mostrador antracite e bracelete em pele preta. Já o Super AVI Tribute to Vought F4U Corsair apresenta um mostrador azul, contadores de cronógrafo tom sobre tom e uma bracelete em pele preta, cujo design é inspirado na pintura característica da aeronave naval que bateu recordes. O Super AVI Curtiss Warhawk, com o seu mostrador em verde militar, contadores de cronógrafo brancos a contrastar e detalhes vermelhos, joga com a famosa boca de tubarão pintada na fuselagem do seu homónimo que conferiu à aeronave a sua identidade inconfundível.

E o Super AVI Mosquito apresenta um bisel em cerâmica preta com acabamento misto, polido e escovado acetinado, e um mostrador preto com contadores de cronógrafo brancos a contrastar. Os seus elementos vermelhos e cor de laranja fazem lembrar as insígnias e marcações presentes na aeronave versátil, que ficou conhecida como “Wooden Wonder”, ou “Prodígio de Madeira”.

Estas interpretações muito próprias dos aviões acabam por se cruzar com o ADN muito característico da marca e fazem parte da sua história e legado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico