Capa
Nº 2233 | 19 Janeiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Finanças Pessoais
Perspetiva
Economia & Política
Advisory
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Política monetária a Falcões não querem ouvir falar de cortes, mas o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, está a liderar a fação de pombas do BCEque querem colocar a discussão em cima da mesa nos próximos meses. Lagarde veio colocar água na fervura.
Fecho da bolsa: A ‘earning season’ já começou nos Estados Unidos, com a banca norte-americana a dar início à época de divulgação de resultados.
Banca: Necessidade de voltar a dotar o fundo de garantia de depósitos, após a crise bancária, atingiu as contas dos bancos de WallStreet, mas JP Morgan atingiu lucros recorde, com outros a verem recuos.
Polémica : Crise na Global Media conhece novos desenvolvimentos com a recusa, pelo fundo WOF, em pagar os salários em atraso enquanto a ERC não concluir a análise que lhe pode tirar o controlo da empresa.
Exclusivo : Oprimeiro troço da linha de comboio de Alta Velocidade, entre Porto e Oiã (Aveiro) é o mais complexo de todo o projeto. E por isso o mais caro por quilómetro. Custo cai a caminho de Lisboa.
Gestão de ativos problemáticos : A operação é a nível internacional, mas inclui Portugal. A Hipoges está à venda pela KKR, que tem 80% e procura investidores fora da indústria. DoValue também foi posta à venda.
Telecomunicações : A Altice International vai continuar a receber propostas não vinculativas para o grupo em Portugal até ao fim deste mês. Proposta de Horta Osório e Warburg Pincus é para toda a Altice Portugal.
Habitação : Falta de mão de obra e o aumento dos preços dos materiais condicionam o processo de construção. “Construir em Portugal é uma tarefa burocrática, prolongada e extremamente complexa”, diz o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos.
Tecnologia de saúde : A startup Glooma está em conversações avançadas com sociedades de capital de risco em Portugal e nos Estados Unidos, para onde prepara a entrada. Cofundadores preveem cinco milhões de euros.
Finanças Pessoais: Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro. A falta de tempo, de paciência ou até de conhecimento podem levar a situações em que acabamos por gastar mais dinheiro do que desejaríamos. A plataforma “ComparaJá” identifica cinco situações em que deve começar a poupar.
No dia em que apresenta os novos nomes das suas diferentes divisões – Glintt Life e Glintt Next – o líder da Glint Global, Luís Cocco, revela em entrevista ao JE os planos de crescimento da empresa portuguesa. Aquisições em 2024?Sim, provavelmente. E mais contratações, porque os maiores ativos da empresa não se vêem no balanço, são as pessoas, diz.
Cenário macro : Até 2028, a AD pretende contas públicas com ligeiro excedente orçamental e chegar ao fim da legislatura com dívida pública a descer pelo menos até 90% do PIB e economia a crescer mais de 3%.
Exportações: A componente externa abrandou a partir do segundo trimestre de 2023 e as perspetivas para este ano são frágeis, dada a incerteza geopolítica e os problemas nos principais clientes nacionais. Chave para empresas resistirem a choques negativos passa pela internacionalização.
Trabalho: As taxas de emprego na OCDE atingiram máximos históricos. Portugal está entre os países com novos recordes com emprego a subir de 72,8% no terceiro trimestre.
Macroeconomia: Projeção do Fórum para a Competitividade admite um primeiro semestre difícil, mas a situação deve começar a melhorar com a clarificação após as eleições e a descida dos juros.
Pós-10 de março: “Estão muitas possibilidades em aberto” diz Miguel Prata Roque e há diversas soluções alternativas para resolver as próximas legislativas, elevando ao máximo o risco de instabilidade. Vitória do PS sem maioria de esquerda ou da AD sem dispensar o Chega podem baralhar contas dos partidos. Única certeza é que o país não pode voltar a ir às urnas antes de setembro.
Fórum económico: A acreditar nas crónicas chegadas da pequena cidade suíça, um dos temas mais debatidos - não com certeza nos painéis oficiais - foi o possível próximo presidente norte-americano, Donald Trump.
Justiça: Um dia após a sua exoneração da petrolífera estatal, foram feitas três transferências para o EuroBic. Acusação do Ministério Público angolano aponta para adulteração faturas após transferências executadas por gestor do EuroBic.
Servicer: A italiana DoValue está a sair da Penínula Ibérica e começou por desencadear a venda da operação em Portugal.
Direito: CMS, Abreu, Pérez-Llorca ou PRA recrutaram no início do ano. Antas da Cunha foi mais longe e integrou o escritório de Rui Mesquita. VdA optou por fazer duas promoções ao colégio de sócios.
Liderança: Sucessor de Miguel Torres diz que se houver boa execução do PRR, a atividade económica pode crescer e, consequentemente, o mercado dos serviços jurídicos.
Ensino Superior: Contrato de Legislatura firmado para 2020/2023 foi estendido a 2024, mas a inexistência de um quadro de previsibilidade pode afetar decisões nas universidades. A contratação de investigadores permanentes é um exemplo.
O ano que agora se inicia é excecional para Portugal, por diversas razões, a par dos vários atos eleitorais, com início no próximo mês, na Região Autónoma dos Açores, no dia 4 de fevereiro, seguindo-se as eleições legislativas para a Assembleia da República, no dia 10 de março e as eleições para o Parlamento Europeu no dia 9 de junho.
Lançamento : Novo suplemento do JE vai acompanhar os sectores da advocacia de negócios, consultoria e banca de investimento, com um site atualizado diariamente e um caderno mensal.