Skip to main content
Capa
Nº 2233 | 19 Janeiro 2024
Edição nº 2233
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Cortar ou não cortar, eis a questão: Centeno e Lagarde enfrentam falcões do BCE
Cortar ou não cortar, eis a questão: Centeno e Lagarde enfrentam falcões do BCE
Política monetária a Falcões não querem ouvir falar de cortes, mas o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, está a liderar a fação de pombas do BCEque querem colocar a discussão em cima da mesa nos próximos meses. Lagarde veio colocar água na fervura.
‘Earning season’  arranca nos Estados Unidos
‘Earning season’ arranca nos Estados Unidos
Fecho da bolsa: A ‘earning season’ já começou nos Estados Unidos, com a banca norte-americana a dar início à época de divulgação de resultados.
Crise bancária  com impacto nos resultados dos ‘big six’ em Wall Street
Crise bancária com impacto nos resultados dos ‘big six’ em Wall Street
Banca: Necessidade de voltar a dotar o fundo de garantia de depósitos, após a crise bancária, atingiu as contas dos bancos de WallStreet, mas JP Morgan atingiu lucros recorde, com outros a verem recuos.
Empresas & Finanças
Fundo recusa pagar salários da Global Media  e trabalhadores do “JN” suspendem contratos
Fundo recusa pagar salários da Global Media e trabalhadores do “JN” suspendem contratos
Polémica : Crise na Global Media conhece novos desenvolvimentos com a recusa, pelo fundo WOF, em pagar os salários em atraso enquanto a ERC não concluir a análise que lhe pode tirar o controlo da empresa.
Custo da Alta Velocidade vai descer à medida que a linha se aproxima de Lisboa
Custo da Alta Velocidade vai descer à medida que a linha se aproxima de Lisboa
Exclusivo : Oprimeiro troço da linha de comboio de Alta Velocidade, entre Porto e Oiã (Aveiro) é o mais complexo de todo o projeto. E por isso o mais caro por quilómetro. Custo cai a caminho de Lisboa.
KKR mandata Alantra para vender Hipoges  a private equities
KKR mandata Alantra para vender Hipoges a private equities
Gestão de ativos problemáticos : A operação é a nível internacional, mas inclui Portugal. A Hipoges está à venda pela KKR, que tem 80% e procura investidores fora da indústria. DoValue também foi posta à venda.
Interessados na Altice Portugal superam  as duas dezenas
Interessados na Altice Portugal superam as duas dezenas
Telecomunicações : A Altice International vai continuar a receber propostas não vinculativas para o grupo em Portugal até ao fim deste mês. Proposta de Horta Osório e Warburg Pincus é para toda a Altice Portugal.
Construir um edifício em Portugal pode demorar entre dois a três anos
Construir um edifício em Portugal pode demorar entre dois a três anos
Habitação : Falta de mão de obra e o aumento dos preços dos materiais condicionam o processo de construção. “Construir em Portugal é uma tarefa burocrática, prolongada e extremamente complexa”, diz o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos.
Luva de Braga para detetar  cancro da mama capta interesse  de investidores americanos
Luva de Braga para detetar cancro da mama capta interesse de investidores americanos
Tecnologia de saúde : A startup Glooma está em conversações avançadas com sociedades de capital de risco em Portugal e nos Estados Unidos, para onde prepara a entrada. Cofundadores preveem cinco milhões de euros.
Finanças Pessoais
Está a desperdiçar dinheiro? Comece a poupar já em janeiro
Está a desperdiçar dinheiro? Comece a poupar já em janeiro
Finanças Pessoais: Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro. A falta de tempo, de paciência ou até de conhecimento podem levar a situações em que acabamos por gastar mais dinheiro do que desejaríamos. A plataforma “ComparaJá” identifica cinco situações em que deve começar a poupar.
Perspetiva
“Estamos  a olhar proativamente aquisições cá, em Espanha  e até fora”
“Estamos a olhar proativamente aquisições cá, em Espanha e até fora”
No dia em que apresenta os novos nomes das suas diferentes divisões – Glintt Life e Glintt Next – o líder da Glint Global, Luís Cocco, revela em entrevista ao JE os planos de crescimento da empresa portuguesa. Aquisições em 2024?Sim, provavelmente. E mais contratações, porque os maiores ativos da empresa não se vêem no balanço, são as pessoas, diz.
AD quer baixar dívida pública até 90% do PIB
AD quer baixar dívida pública até 90% do PIB
Cenário macro : Até 2028, a AD pretende contas públicas com ligeiro excedente orçamental e chegar ao fim da legislatura com dívida pública a descer pelo menos até 90% do PIB e economia a crescer mais de 3%.
Economia & Política
Travagem  nas exportações reforça necessidade  de internacionalizar
Travagem nas exportações reforça necessidade de internacionalizar
Exportações: A componente externa abrandou a partir do segundo trimestre de 2023 e as perspetivas para este ano são frágeis, dada a incerteza geopolítica e os problemas nos principais clientes nacionais. Chave para empresas resistirem a choques negativos passa pela internacionalização.
Portugal entre países  com máximos históricos  do emprego na OCDE
Portugal entre países com máximos históricos do emprego na OCDE
Trabalho: As taxas de emprego na OCDE atingiram máximos históricos. Portugal está entre os países com novos recordes com emprego a subir de 72,8% no terceiro trimestre.
Crescimento abranda este ano e arrasta inflação para perto de 2%
Crescimento abranda este ano e arrasta inflação para perto de 2%
Macroeconomia: Projeção do Fórum para a Competitividade admite um primeiro semestre difícil, mas a situação deve começar a melhorar com a clarificação após as eleições e a descida dos juros.
Risco de ingovernabilidade domina eleição com cenários todos possíveis
Risco de ingovernabilidade domina eleição com cenários todos possíveis
Pós-10 de março: “Estão muitas possibilidades em aberto” diz Miguel Prata Roque e há diversas soluções alternativas para resolver as próximas legislativas, elevando ao máximo o risco de instabilidade. Vitória do PS sem maioria de esquerda ou da AD sem dispensar o Chega podem baralhar contas dos partidos. Única certeza é que o país não pode voltar a ir às urnas antes de setembro.
Davos sob  o signo das guerras
Davos sob o signo das guerras
Fórum económico: A acreditar nas crónicas chegadas da pequena cidade suíça, um dos temas mais debatidos - não com certeza nos painéis oficiais - foi o possível próximo presidente norte-americano, Donald Trump.
Isabel dos Santos transferiu 47 milhões para EuroBic após exoneração da Sonangol
Isabel dos Santos transferiu 47 milhões para EuroBic após exoneração da Sonangol
Justiça: Um dia após a sua exoneração da petrolífera estatal, foram feitas três transferências para o EuroBic. Acusação do Ministério Público angolano aponta para adulteração faturas após transferências executadas por gestor do EuroBic.
Advisory
PwC assessora venda da DoValue em Portugal
PwC assessora venda da DoValue em Portugal
Servicer: A italiana DoValue está a sair da Penínula Ibérica e começou por desencadear a venda da operação em Portugal.
Sociedades reforçam equipas com mais de 20 advogados em janeiro
Sociedades reforçam equipas com mais de 20 advogados em janeiro
Direito: CMS, Abreu, Pérez-Llorca ou PRA recrutaram no início do ano. Antas da Cunha foi mais longe e integrou o escritório de Rui Mesquita. VdA optou por fazer duas promoções ao colégio de sócios.
Novo managing partner da Telles   vai dar prioridade  às pessoas e ao ESG
Novo managing partner da Telles vai dar prioridade às pessoas e ao ESG
Liderança: Sucessor de Miguel Torres diz que se houver boa execução do PRR, a atividade económica pode crescer e, consequentemente, o mercado dos serviços jurídicos.
Universidades & Emprego
Quadro financeiro limitado a 2024 dificulta gestão das universidades
Quadro financeiro limitado a 2024 dificulta gestão das universidades
Ensino Superior: Contrato de Legislatura firmado para 2020/2023 foi estendido a 2024, mas a inexistência de um quadro de previsibilidade pode afetar decisões nas universidades. A contratação de investigadores permanentes é um exemplo.
Ensaio
2024, ano das datas redondas, ano de desafios bicudos
2024, ano das datas redondas, ano de desafios bicudos
O ano que agora se inicia é excecional para Portugal, por diversas razões, a par dos vários atos eleitorais, com início no próximo mês, na Região Autónoma dos Açores, no dia 4 de fevereiro, seguindo-se as eleições legislativas para a Assembleia da República, no dia 10 de março e as eleições para o Parlamento Europeu no dia 9 de junho.
Última
Jornal Económico lança  JE Advisory no dia 26 de janeiro
Jornal Económico lança JE Advisory no dia 26 de janeiro
Lançamento : Novo suplemento do JE vai acompanhar os sectores da advocacia de negócios, consultoria e banca de investimento, com um site atualizado diariamente e um caderno mensal.