Capa
Nº 2215 | 15 Setembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Especial Aniversário
Perspetiva
Economia & Política
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Ensaio
Última
A maioria dos índices bolsistas reagiram em alta após o Banco Central Europeu ter sinalizado que, após 10 aumentos consecutivos, chegou ao fim o ciclo de subidas das taxas de juro.
A conclusão é de um novo estudo da IDC. O country leader em Portugal, Fernando Braz, destaca o crescimento da tecnológica norte-americana em dois anos e meio de operação no país.
Foi lançada a Oferta Pública Inicial da tecnológica Arm.
Aholding passu a estar cotada na bolsa de Wall Street esta quinta-feira, com os títulos avaliados em 51 dólares.
A auditoria forense a nível global pedida pela Altice International está a cargo da EY. Há um comité de investigação global para realizar uma auditoria exaustiva ao grupo que é coordenado pelas sociedades de advogados Ropes & Gray e DLA Piper France.
A Operação Picoas atrasou o processo de venda dos data centers, O Centro de Dados da Covilhão só deverá ser vendido em 2024.
O “Projeto Eleanor” está em marcha e há interessados para os vários ativos imobiliários do Novobanco. Bain Capital e Kronos, Vanguard, Quest Capital e Sixth Street e Norfin estão na corrida para as propostas vinculativas.
Grande conferência do Jornal Económico, no dia 4 de outubro, vai debater o que esperar no próximo ano em áreas como a geopolítica, macroeconomia, tecnologia, política monetária e imobiliário.
Com o mercado apostado no pico dos apertos monetários europeu e americano, a questão passa agora para a sua duração após o décimo aumento de juros desta semana. Especialistas antecipam janela para cortes em 2024.
A guerra, o ódio cada vez mais evidente entre a China e os Estados Unidos ou entre os europeus e os imigrantes vai induzir um forte impacto no ano que se segue. Com as eleições presidenciais norte-americanas e as Parlamentares europeias a atirarem para um canto as propostas não radicais.
Os lucros e rentabilidade de 2023 não se vão repetir em 2024, tido como o ano que é o prelúdio das dificuldades. Os custos vão subir, a margem vai descer e o malparado vai aumentar.
AEuropa reduziu a dependência de gás face à Rússia e, assim, retirou pressão aos preços. Em Portugal, os baixos preços do solar no mercado podem vir a afastar investidores.
Depois deste 2023 que pôs a palavra ‘ChatGPT’ no dicionário dos cidadãos, nos próximos meses os olhos estão postos nos legisladores e em como as empresas vão de adotar a tecnologia.
Solução governamental para impedir aumento de 6,94% das rendas é uma “medida cega” e deverá “retrair o mercado de arrendamento”, onde a confiança já não abona. Sector pede estabilidade perante um futuro desafiante.
Processo no Tribunal da Justiça da União Europeia deve-se ao não cumprimento das regras da Diretiva Atrasos de Pagamento. Bruxelas sinaliza incumprimento “sistemático” e “persistente”.
Joel Vasconcelos, até aqui chefe de gabinete do secretário Estado da Agricultura, assume esta segunda-feira o cargo de director-geral da organização de produtores de pequenos frutos.
O motor da economia europeia está a dar mostras de cansaço e os maus indicadores acumulam-se. Os social-democratas não estão a conseguir dar uma resposta capaz
e as sondagens indicam isso mesmo, na Baviera e em Hesse.
Mercado já antecipava e BCE cumpriu: nova subida de 25 pontos, com Lagarde a afastar a ideia de ‘pico’. Investidores e analistas não antecipam mais subidas, centrando o foco na duração do atual nível de juros.
Diretores de três Faculdades de Economia dizem ao JEque só se conseguirá travar a fuga de talento com uma alteração profunda dos salários. E para isso é indispensável baixar a carga fiscal sobre o trabalho.
Nem só de novos jingles e de logotipos renovados se faz um rebranding. A Rádio Comercial, a mais ouvida em Portugal, assume que quer liderar o mercado de áudio em Portugal. O repto mais ouvido na Sampaio e Pina (sede das rádios da Bauer) não podia ser mais taxativo: “Isto não é só rádio, isto já é outra coisa”, diz o diretor da estação, Pedro Ribeiro.
Há momentos que marcam a história das relações entre os Estados e o percurso dos equilíbrios que vão sendo estabelecidos na Ordem Internacional.
O ministro das Finanças afirmou numa entrevista recente que quer alargar o âmbito do regime de apoio à bonificação do crédito às famílias com uma taxa de esforço acima dos 50%.