Skip to main content
Capa
Nº 2211 | 18 Agosto 2023
Edição nº 2211
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Mês de agosto dá continuidade  a correções
Mês de agosto dá continuidade a correções
Os mercados acionistas têm vindo a estender a correção apresentada no início do oitavo mês do ano. Os índices S&P 500, Dow Jones e Nasda têm vindo a recuar.
Empresas & Finanças
Isabel  Afonso é a 9.ª portuguesa mais poderosa nos negócios
Isabel Afonso é a 9.ª portuguesa mais poderosa nos negócios
Ranking: Empreendedora posiciona-se no nono lugar do ranking da Forbes Portugal das Portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Isabel Afonso é a diretora-geral da Novartis para a área de Oncologia, na China.
Domus Capital compra marca  de sumos portuguesa por dois milhões
Domus Capital compra marca de sumos portuguesa por dois milhões
Refrigerantes e cervejas a O grupo liderado por Sérgio Duarte, que detém a cerveja Quinas, adquiriu uma posição de 62,15% na Uprel e está prestes a renovar as linhas de produção da fábrica de Ílhavo para produzir bebidas mais saudáveis.
Paycritical lança ‘app’ para pedir e pagar no restaurante
Paycritical lança ‘app’ para pedir e pagar no restaurante
Digital: A startup portuguesa Paycritical, através da área de negócio deGrazie, investiu mais de 150 mil euros numa solução que permite ao cliente não só pagar a conta como fazer o pedido do que quer à mesa.
Galamba confirma reunião com acionista da Altice
Galamba confirma reunião com acionista da Altice
Telecomunicações: Ministro das Infraestruturas disse também que tem encontro marcada com CEO e chairman da empresa.
Empresas devem ter uma “gestão por resultados” diários, defende K21
Empresas devem ter uma “gestão por resultados” diários, defende K21
Conferência: Empresa brasileira de consultoria e formação tem perto de 20 pessoas a trabalhar em Portugal e prevê duplicar a equipa até ao final do primeiro trimestre de 2024. CEO critica líderes que seguem as modas da tecnologia e deixa conselhos.
Perspetiva
Marcelo avalia veto político do pacote  Mais Habitação
Marcelo avalia veto político do pacote Mais Habitação
Nova lei: Chefe de Estado anuncia decisão até dia 20. Na quinta-feira, disse que não pretende enviar a lei para o Constitucional. “Era bom que ficasse claro que não era por razão de violação da Constituição”, frisou.
Protagonista
“Uma redução de impostos  tem de ser acompanhada de crescimento económico”
“Uma redução de impostos tem de ser acompanhada de crescimento económico”
No seu segundo mandato, Mário Jorge Machado tem na guerra, na inflação e na pouca flexibilidade interna os maiores inimigos do que podia ser o crescimento imparável do sector têxtil e do vestuário. Mas num quadro adverso em que nem a banca cumpre o seu papel de apoio ao crescimento dos negócios, consegue encontrar motivos para confiar em 2024.
Economia & Política
Proposta do PSD incongruente  e no momento errado, dizem fiscalistas
Proposta do PSD incongruente e no momento errado, dizem fiscalistas
OPSD quer alterações no IRS, mas a proposta é feita num ambiente perigoso de inflação elevada e arrisca medidas procíclicas, além de aprofundar um benefício fiscal ao mesmo tempo que os pretende eliminar.
Medidas e discurso previsível dificultam vida a Montenegro
Medidas e discurso previsível dificultam vida a Montenegro
Politólogos ouvidos pelo JE defendem que principal desafio do partido não está na viabilidade das propostas, mas na credibilização do líder. Referência a “cristãos novos” foi infeliz, diz João Adelino Maltez.
Cimeira dos BRICS: Putin perde capacidade de influência internacional
Cimeira dos BRICS: Putin perde capacidade de influência internacional
A 15º cimeira da organização vai debater o alargamento e o comércio internacional. Nas entrelinhas está a dificuldade crescente do presidente russo se posicionar internacionalmente.
Inação de Pequim leva investidores a livrarem-se  de títulos chineses
Inação de Pequim leva investidores a livrarem-se de títulos chineses
As autoridades chinesas garantiram em julho apoio à economia, mas as medidas tardam e a má performance macro tem levado a uma saída em massa de posições nas empresas privadas do país.
CPLP: Subida  das quotas  reflete-se no orçamento
CPLP: Subida das quotas reflete-se no orçamento
De acordo com Zacarias da Costa, o aumento de quotas deverá ser proposto em Conselho de Ministros, antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, a decorrer em São Tomé e Príncipe.
Res Publica
Carter 1 - Biden 0
Carter 1 - Biden 0
No ido ano de 1998, numa entrevista ao “Nouvel Observateur”, o Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Carter, Zbigniew Brzezinski, explicava como a ajuda militar prestada aos mujahedin tinha levado à intervenção militar soviética no Afeganistão. Segundo ele, aquela teve o “efeito de atrair os russos para a armadilha afegã”.
A erosão dos sistemas políticos africanos
A erosão dos sistemas políticos africanos
A realidade africana convoca-nos para uma profunda reflexão sobre a sua incapacidade de gerar acontecimentos políticos novos e com uma projecção de futuro. Esta crise crónica da realidade africana continua a prolongar o estado de saída “da grande noite”, utilizando uma expressão de Achille Mbembe. Por isso, observa-se, actualmente, uma erosão dos sistemas políticos africanos que, na sua maioria, são importados de Paris, de Londres e de Lisboa, antigas capitais coloniais onde as elites africanas estudaram e que inspiraram os seus actuais quadros constitucionais.
A (boa) aposta nas comunidades de energia
A (boa) aposta nas comunidades de energia
Entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2020, o regime do autoconsumo a partir de fontes de energia renovável e das comunidades de energia renovável. Este diploma é da maior importância, pois permite a prossecução de interesses variados, tanto individuais como coletivos, conseguindo conciliar preocupações ambientais, com interesses dos cidadãos, empresas e instituições públicas.
Ensaio
Coreia do Sul, as jornadas  da paz num ambiente de tensão
Coreia do Sul, as jornadas da paz num ambiente de tensão
Com esta escolha, o Vaticano não só reitera a universalidade da Igreja, como dá um passo à frente, indo para além dos espaços tocados e em tempos moldados pelo colonialismo ou imperialismo europeus
Última
Espanha prepara-se para a sua própria geringonça
Espanha prepara-se para a sua própria geringonça
A grande dúvida era ainda para que lado iriam os catalães de Junts per Catalunya, que sempre votaram contra o socialista Pedro Sánchez. Desta vez fizeram ao contrário.