Capa
Nº 2115 | 15 Outubro 2021
![Edição nº 2115](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/15out__JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Negócios
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
5 Sentidos
Última
![“BNI e Finibanco Angola continuam empenhados em encontrar uma solução”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/mario-palhares.png)
O processo de venda do Finibanco Angola a Mário Palhares do Banco BNI, acordado em 2015, acabou. Mas o CEO do banco angolano garante ao JE que o BNI e o Finibanco continuam empenhados em encontrar uma solução.
![“Vamos continuar a ter projetos para clientes Golden Visa”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/pastel.png)
Líder da Castelhana Real Estate acredita que o fim deste regime não vai condicionar o mercado no Porto, mas que poderão haver “repercussões” no segmento prime em Lisboa.
![Têxtil quer 25 milhões do PRR para projeto de poupança de água](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/textil.png)
A água, uma commodity em vias de extinção, é uma das maiores preocupações do sector e o plano do consórcio prevê a diminuição drástica da sua utilização no processo industrial e a purificação da que tem mesmo de dele fazer parte.
![Flexibilidade é palavra-chave no futuro do trabalho](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/microsoft-envision.png)
Nem só escritório, nem apenas teletrabalho. O futuro passa por soluções híbridas e coloca desafios às empresas ao nível das pessoas, dos espaços e dos processos. Na EDP, Novo Banco e Microsoft Portugal já está a ser preparado.
![Minutas da FED sinalizam tapering em novembro](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jerome-powell_5.png)
FED sinalizou início do tapering em novembro. Inflação pressiona ações. Começou a apresentação de resultados nos EUA.
![Davidson Kempner à frente na corrida aos fundos da ECS Capital](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/davidson.png)
Concurso para a venda dos fundos de reestruturação dos bancos geridos pela ECS, designado de “Projecto Crow”, tem um candidato melhor posicionado, mas há detalhes que podem virar o resultado.
![Combustível em máximos, mas ISP não desce e até vai gerar mais receita](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/combustivel.jpg)
Governo prevê arrecadar mais 100 milhões de euros com o adicional ao ISP. Preço da gasolina e do gasóleo disparam mais de 30%.
![“O Governo só aprende quando carregarmos nos preços a sério”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/gustavo_santos.png)
Líder da maior transportadora nacional critica Governo e avisa que preços dos fretes vão subir até 12%, com escalada dos combustíveis. Bens essenciais vão encarecer e exportações estão em risco, diz.
![Chega quer servir de ponte entre as famílias políticas mais à direita da União Europeia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/andre-ventura.png)
Participação num comício do Vox em Madrid, ao lado de Abascal, não impede que a moção com que André Ventura se recandidata valorize pertença ao grupo de Salvini e Le Pen. Unificar área política é a meta.
![“Infelizmente, OE continua a manter taxação de IVA para solicitadores, advogados e notários”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jose-resende.png)
Bastonário lamenta que OE2022 mantenha taxação de IVA de atos jurídicos efetuados em concorrência com o Estado, o que é “muito lesiva” aos cidadãos. Teme ainda cobranças ilegais e quer sorteio de agentes de execução.
![BCE deve evitar “erro estratégico” perante inflação “transitória”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/bce_4.png)
As pressões para a subida de preços parecem ser transitórias e, como tal, especialistas ouvidos pelo JE defendem manutenção dos apoios monetários na Europa, especialmente dado o contexto pré-Covid.
![Costa sobrepõe “contas certas” a acordo com esquerda para Orçamento](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Antonio-Costa.png)
Socialistas não excluem cenário de eleições antecipadas. Executivo faz ponto de honra na credibilidade externa das contas públicas. Parlamentares vêem como “muito difícil” ceder a todas as reivindicações do PCP e Bloco. Ainda assim, Costa acena com legislação laboral.
![Paulo Rangel candidata-se à presidência do PSD](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/paulo-rangel.png)
Eurodeputado fez anúncio num conselho nacional que prometia ficar marcado pela contestação
a Rui Rio. No CDS-PP, Nuno Melo diz que “nenhuma manobra de secretaria” o impedirá de liderar.
![União Europeia está a perder a paciência com a Polónia](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/polska.png)
Cenário em que a Polónia abandona a União Europeia e volta a ser uma espécie de ‘terrade ninguém’ entre blocos antagónicos é uma possibilidade real. Donald Tusk, um velho amigo de Bruxelas, chamou os polacos à rua para estancar essa deriva. Mas isso pode não chegar.
![Efeito Draghi favorável ao regresso da esquerda nas municipais italianas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/draghi_4.png)
A dois dias da segunda volta das eleições, a União Europeia respira de alívio: a sua velada (mas não muito) aposta no ex-governador do Banco Central Europeu retirou o país da lista das preocupações graves.
![José Maria Neves tenta vitória nas presidenciais de Cabo Verde sem precisar de segunda volta](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/cabo-verde.png)
As eleições presidenciais em Cabo Verde realizam-se no próximo domingo, 17 de outubro, e sem contar com Jorge Carlos Fonseca, que termina o segundo e último mandato como Presidente da República. Num período de mudança, portanto, as sondagens indicam invariavelmente a vitória de José Maria Neves (primeiro-ministro de 2001 a 2016) com uma margem confortável sobre Carlos Veiga (primeiro-ministro de 1991 a 2001).
![Fernão Pires em seis novas versões dá mais fôlego aos vinhos do Tejo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/vinho2.png)
O verão teima em nos acompanhar e o outono tarda em marcar presença, mas tal não impede que esta seja uma boa altura para conhecer novidades. Nesta rentrée mais atípica, os vinhos do Tejo, que este fim-de-semana realizarão a sua Gala de 2021, em Tomar, propõem seis novidades que acabaram de chegar ao mercado, de outros tantos produtores da região, respeitantes a colheitas de três anos diferentes, mas com um traço comum: são todos vinhos estremes de Fernão Pires, ou seja, concebidos a 100% com a casta rainha do Tejo.
![JE e Multipessoal promovem debate sobre a indústria](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jetv.png)
Digitalização e formação são entendidos como fatores críticos
de sucesso e indispensáveis para a competitividade das empresas.