Skip to main content

Combustível em máximos, mas ISP não desce e até vai gerar mais receita

Governo prevê arrecadar mais 100 milhões de euros com o adicional ao ISP. Preço da gasolina e do gasóleo disparam mais de 30%.

Os preços dos combustíveis dispararam mais de 30% em Portugal no espaço de um ano e meio, sobrecarregando os bolsos de empresas e famílias, mas a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) mantém o imposto adicional ao ISP e atualiza este imposto em 1% para o próximo ano. Sem qualquer alteração proposta ao ISP para aliviar os condutores portugueses e empresas, o executivo de António Costa conta até aumentar a receita em 3% em 2022, arrecadando mais 100 milhões de euros, mantendo um peso idêntico no conjunto dos Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), de 68,2% face à estimativa de execução para este ano de 5.131,3 milhões de euros.
O preço da gasolina e do gasóleo disparam mais de 30% no espaço de ano e meio em Portugal. Considerando o período desde o início de 2020 até esta quinta-feira, o preço do gasóleo simples atingiu um mínimo em maio de 2020: 1,140 euros por litro. Atualmente, o preço médio do mês de outubro atinge os 1,503 euros por litro. A partir daqui voltou a subir novamente até agosto de 2020 (1,237 euros por litro), descendo depois para 1,203 euros por litro em outubro do ano passado. Desde então a subida foi imparável. Já a gasolina simples 95 também sofreu uma subida avassaladora desde meados do ano passado. Em abril de 2020, a gasolina atingia um preço médio de 1,254 euros por litro na bomba. Neste momento, este combustível custa 1,699 euros por litro, mais 35% face a abril do ano passado.
O combustível superou esta semana os dois euros num posto localizado na cidade de Beja, na região do Alentejo. Num posto da BP em Beja (Castilho), o litro de gasolina 98 Ultimate atingiu os 2,009 euros, segundo o site Mais Gasolina.
Apesar do aumento dos preços dos combustíveis, João Leão defende que o adicional de imposto sobre o ISP - criado há cinco anos com a promessa do Governo que seria um imposto neutro para o bolso das pessoas e que haveria lugar a correções quando o preço subisse - serve para apoiar “florestas e a sua resiliência”, através do Fundo Florestal Permanente. De acordo com a proposta de OE2022, “mantém-se em vigor em 2022 o adicional às taxas do ISP, no montante de 0,007 euros por litro para a gasolina e no montante de 0,0035 euros por litro para o gasóleo rodoviário e o gasóleo colorido e marcado”.
Este adicional foi criado em 2016 pelo Governo, quando os preços do petróleo, que entretanto aumentaram, atingiram níveis historicamente baixos, para compensar as perdas de receita em sede de IVA.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico