Capa
Nº 2036 | 10 Abril 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Media & Comunicação
Empresas & Negócios
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Mercados & Finanças
Imobiliário
Universidades & Emprego
Última
Media vão receber apoios estatais para enfrentar crise gerada pela pandemia da Covid-19. Governo anuncia apoios “em breve”.
A retalhista é a única cotada em terreno positivo no índice nacional este ano e brilha no setor na Europa. Relevância em Portugal e menor impacto do vírus na Polónia e Colômbia limitaram exposição.
Superintendente Luís Elias explica ao JE as regras do estado de emergência na Páscoa. Autoridades têm listas das pessoas obrigadas a estar confinadas.
No cenário de recessão mais grave, 264 mil portugueses podem ficar sem emprego, sendo 180 mil no cenário base do Banco de Portugal. Serviços e indústria são os mais expostos, dizem especialistas.
Intervenção de Bruxelas para controlar a descida dos preços de produtos é outra medida sugerida por Luís Mira para superar uma pandemia que garante não pôr em risco abastecimento de supermercados.
Incerteza na evolução da pandemia adia “regresso à normalidade”, com escolas fechadas pelo menos até ao início de maio e manutenção das normas de isolamento social a agravarem crise económca.
O pneumologista diz que ainda é cedo para abrir escolas e aliviar medidas. Defende a realização de mais testes no país e alerta que há muitas perguntas por responder sobre a imunização.
Negociações entre os ministros das Finanças estão bloqueadas nas condicionalidades de acesso a mais verbas através do fundo de resgate da zona euro.
Documento do Ministério da Agricultura indica os produtos em que Portugal é autossuficiente.
Flexibilização do regime de ajuste direto e fundo de solidariedade são reivindicações das câmaras para enfrentar Covid-19. Necessidade de reforçar poder local é vista como “ensinamento” da pandemia.
Decisão de votar em tempo recorde uma centena de projetos de lei e de resolução motivou PSD
a votar contra todas as iniciativas legislativas.
Associações que representam as marcas automóveis consideram que esta crise será mais grave do que a de 2009, enquanto as análises dos economistas são unânimes em considerar que o mundo será confrontado com uma recessão durante este ano.
Esvaziamento do poder da CDU dentro do país e na Europa, aumento da extrema-direita e ‘adeus’ de Angela Merkel são o “road map” da crise.
Na zona euro, as negociações entre os membros sobre a forma de atuar do Mecanismo Europeu de Estabilidade, mantêm-se reféns dos eleitorados.
A APB construiu o regime para a moratória coletiva privada, mas receia que a Concorrência considere que viola as regras da concorrência.
Setor estima perdas de receitas de até 1,44 mil milhões de euros até junho, com 85% dos trabalhadores em regime de ‘lay-off’. Imobiliário pode ajudar na recuperação com a captação de investimento estrangeiro.
Empresa que produziu Queima das Fitas Lisboa 2019 prepara pedido de falência da AAL por dívida de serviços prestados. Andamento Produções quer arrestar subvenções, quotas e outros ativos.
Em entrevista exclusiva ao JE, Gonçalo Velho, presidente do SNESup, recusa facilitismos e avança: “Teremos de ter épocas de avaliação muito alargadas”.
Pacote de resgate do setor de aviação vai incluir ainda isenções de taxas, o diferimento da TSU e de impostos, e empréstimos com aval do Estado.
Numa campanha para as presidenciais norte-americanas que arrisca vir a ficar nos anais como uma das mais atípicas de sempre – e se não se registar mais nenhum golpe de teatro à medida que o mês das eleições, novembro, se aproxima – Donald Trump sabe desde ontem que irá confrontar-se com ‘Sleepy’ Biden, como gosta de chamar ao antigo vice-presidente de Barack Obama.