Capa
Nº 1943 | 29 Junho 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Media & Comunicação
Desporto
Conferência
Última
Regulador aguarda informação adicional para dar ‘luz verde’ a empréstimo, cujo valor de 15 milhões de euros poderá ser revisto em alta.
O Movimento Europa e Liberdade, formado por “liberais de direita e de esquerda”, pretende agitar as águas e acabar com a hegemonia dos “interesses instalados” na política em Portugal, diz Jorge Marrão.
O Manifesto Europa e Liberdade não pretende transformar-se num partido político, pois quer continuar a ser um grupo
de cidadãos “livres e independentes”, diz Jorge Marrão. Mas quer ser ouvido pela classe política e defender reformas.
Do total de 15 benefícios fiscais prestes a caducar, quatro foram extintos, quatro foram alterados e sete vão manter-se em vigor sem modificações.
Projeto de lei do PCP visava ampliar as fontes de financiamento da Segurança Social, criando uma taxa sobre o valor acrescentado líquido das empresas.
Piratas informáticos simulam compromissos comerciais e dão ordem para transferir milhões. ‘Fraude do CEO’ já identificou centenas de empresas em Portugal. Só em Lisboa, Évora, Portalegre e Santarém foram registados 232 casos em pouco mais de dois anos.
A natureza da administração pública irá mudar, mas novas funções com maior valor agregado poderão ser criadas, antevê Marcos Bonturi. É neste sentido que mapear as competências atuais e as necessárias se revela fundamental, defende.
Uma saída sem acordo era mau demais para ambas as partes. Até porque a ‘alternativa Estados Unidos’ já não está à disposição dos britânicos.
A única forma de os britânicos poderem voltar ao referendo seria com um novo governo. Como nada indica que isso venha a acontecer, as duas partes acabarão por encontrar um acordo.
Já foi escolhido pela Parparticipadas o vencedor do concurso para a venda do Banco Efisa.
São cerca de cinco dezenas de Misericórdias que vão investir menos de 150 mil euros na Caixa Económica Montepio através de aumento de capital.
A 4-Teams, empresa têxtil de Caldas de Vizela fundada por Pedro Santos, ‘veste’ em exclusivo os adeptos de todas as seleções dos Mundiais e Europeus de Futebol, com cachecóis, bonés, gorros e bandeiras.
Para os suecos da Gant, Portugal continua a ser relevante em matéria de produção mas, a curto prazo, a aposta maior será na venda direta.
Os EUA chegaram à liderança na produção de gás natural, mas estão de costas viradas à China. Portugal pode ser a porta de entrada para a Europa.
O clima está a penalizar as ações em geral, mas o mercado está a castigar em especial as empresas chinesas com o principal índice a cair 15% no semestre.
A faturação da área transacional e de Imobiliário da Abreu Advogados subiu 26% no primeiro trimestre de 2018 em termos homólogos. Os sócios Ana Sofia Batista e José Corrêa Sampaio contam como as equipas do escritório se estão a reorganizar.
Em tempo de boom imobiliário, os encargos com a habitação tornaram-se numa das principais preocupações financeiras para as famílias, especialmente nas grandes cidades, criando um dilema difícil de resolver - comprar ou arrendar.
O talento potencial está na mira de um setor que se debate com desequilíbrios estruturais entre aquilo que são as necessidades das empresas e o número de candidatos existentes.
Os especialistas não percebem porque se cortam vagas num setor carente de profissionais.
Ideias inovadoras, saber contá-las e ter boa reputação são imprescindíveis para triunfar numa sociedade onde o cidadão tem cada vez mais poder.
Estamos preparados para ver algum dos três grandes clubes portugueses a perder a maioria no capital da SAD?
As consequências desse cenário poderiam incluir uma Liga mais desequilibrada, mas com clubes mais competitivos na Europa.
Cibersegurança, regulação, transformação tecnológica e ‘repricing’ são questões incontornáveis para o sector, revelaram os principais ‘players’ na conferência do Jornal Económico e da PwC.
A emergência das ‘insurtech’ está a abranger todos os domínios do sector segurador. Impossível de ignorar, os gestores já o estão a acolher.
Os novos modelos de negócio e distribuição, num cenário de baixas poupanças e transformação digital obrigam seguradores a maiores esforços.
Assinaturas digitais subiram mais de 300% até abril, para cerca de dois mil subscritores. JE e “Público” são os únicos jornais a subir vendas em 2018.
O jornalista António Sarmento, grande repórter do Jornal Económico, foi distinguido no Prémio de Jornalismo Económico Universidade Nova de Lisboa/Banco Santander Totta, nesta 12.ª edição do prémio que distingue os melhores trabalhos de imprensa escrita e eletrónica na área económica.