Capa
Nº 66 | 23 Outubro 2023
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Imobiliário
Cultura & Lazer
Portugal na cauda da tabela de competividade fiscal da OCDE. É o segundo pior nos impostos sobre empresas. Noutros segmentos, surge sempre na segunda metade da tabela.
A intensificação dos ataques a Gaza deixam antever que a investida terrestre previamente anunciada pode estar para breve. Entretanto, o Pentágono aumentou a sua prontidão em todo o Médio Oriente.
O cofundador da f2o Sports Corporation, o projeto que torna fãs de futebol em donos dos seus clubes preferidos, explica em entrevista ao JE como este modelo propõe acabar com o monopólio da gestão desportiva. "Vamos ter a nossa equipa na Europa", realça Michael Wright que não exclui a possibilidade de comprar em Portugal.
A Inteligência Artificial e a regulação desta enquanto ciência foi defendida por este responsável na Gitex Global 2023, no Dubai, evento no qual o JE marcou presença. Na opinião de Omar Sultan Al Olama, tem de se compreender a IA para se pensar na sua regulamentação.
Em entrevista ao Jornal Económico a propósito do Dia Mundial do Inseto Comestível, Sara Martins, cofundadora da microempresa sediada em Esposende, explica que o capital vai ser utilizado para apostar numa estratégia de comercialização para novos mercados e, ainda, reforçar a equipa - cujos únicos trabalhadores são os dois sócios fundadores da empresa.
Vanda Martins, administradora com o pelouro da Inovação Social, diz ao JE, que a Fundação EDP está a reforçar a sua intervenção na área da Educação, de forma a desenvolver junto dos jovens, ferramentas para pensar o futuro nos temas da sustentabilidade e da transição energética justa.
António Carlos Rodrigues considera que algum investimento internacional no país pode desaparecer. Ainda no OE2024 o Governo havia definido a construção de 26 mil casas até 2026, mas a previsão é agora de 14.900. "A necessidade existe e é para além disso; fala-se em 70 ou 80 mil casas", afirma o CEO da construtora Casais.
Ao Jornal Económico, Pedro Vicente, CEO da Overseas revela que um promotor suíço abdicou de um projeto residencial na capital por perda de confiança no mercado. "Investidores internacionais questionam a ausência de estudos para a tomada destas medidas", refere José Cardoso Botelho.
Pedro Santa Clara revela ao JE que quer abrir em 2024 um centro de tecnologias criativas TUMO em Lisboa e que a Merlin Properties, um dos mecenas, oferece o cinema Monumental, fechado há cinco anos, para instalação da escola. Porém a última palavra cabe ao ministro da Cultura, que terá de autorizar a desafetação do espaço com estatuto de sala de espetáculos.
As candidaturas a este novo programa abrem hoje e decorrem até 17 de novembro. Objetivo? Selecionar obras cinematográficas e audiovisuais que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.