O programa “Cinema pela Democracia” dispõem de 790 mil euros para atribuir a obras cinematográficas e audiovisuais que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. As candidaturas estão abertas até 17 de novembro, sendo que a seleção das obras irá privilegiar a reflexão sobre a relevância das Comemorações na atualidade. Este programa de apoio resulta de uma parceria entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Fundo de Fomento Cultural (FFC).
O presidente do ICA, Luis Chaby Vaz, declara que, “num momento em que se assinala os 50 anos da criação do Instituto de Português de Cinema, entidade que iniciou de forma estruturada o exercício de políticas públicas de apoio ao cinema e audiovisual, o ICA associa-se às Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, através do lançamento do programa “Cinema pela Democracia”.
Para Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, “as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril devem promover o conhecimento do passado e, em simultâneo, contribuir para uma sociedade mais participativa, plural e democrática. Estamos certos de que o cinema e o audiovisual desempenham um papel muitíssimo relevante neste processo”.
A quem se destina este novo programa?
O programa “Cinema pela Democracia” destina-se a projetos de produção cinematográfica e audiovisual de ficção, documentário ou animação; organização de seminários, conferências, workshops ou atividades similares; ações de formação; e mostras de cinema português. Podem candidatar-se pessoas coletivas com ou sem fins lucrativos – entre as quais entidades produtoras, associações, cooperativas, estabelecimentos de ensino – com a inscrição em vigor no Registo das Empresas Cinematográficas e Audiovisuais.
Os projetos deverão ser subordinados, autonomamente ou de forma conjugada, às seguintes linhas temáticas: a) A Revolução de 1974-1975: o derrube da ditadura; a Revolução (aspetos políticos, culturais, sociais, económicos); a descolonização; b) Resistência e luta contra a ditadura; c) A construção da democracia portuguesa e a modernização do país.
As candidaturas devem ser feitas através do endereço concurso-ica-em25abril@ica-ip.pt, podendo, cada entidade, apresentar, no máximo, duas candidaturas.
Os 50 anos do 25 de Abril são celebrados até 2026
Em março de 2022 tiveram início as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que vão decorrer até 2026. Foi definido um tema chave para cada ano das comemorações, a fim de reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações focou-se nos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir do próximo ano, quando se assinalam os 50 anos de democracia, as Comemorações passarão a desenvolver-se partindo dos três ‘D’: Movimento dos Capitães/MFA e Descolonização (2024), Democratização (2025) e Desenvolvimento (2026), como se pode ler no site oficial das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, onde poderá consultar informações detalhadas sobre o programa de apoio, assim como no site do ICA.