“O nosso principal objetivo passa por desenvolver nos jovens uma consciência de sustentabilidade, bem como de responsabilidade social e ambiental, fundamentais para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, explica Vanda Martins, administradora da Fundação EDP com o pelouro da Inovação Social, ao Jornal Económico, salientando que a educação para a sustentabilidade e a promoção de uma transição justa são eixos fundamentais da estratégia de impacto social da EDP que promove centenas de iniciativas através do seu programa global EDP YES – You Empower Society.
"Trata-se de reforçar a intervenção da Fundação EDP na área da Educação, de forma a desenvolver junto de comunidades, e em particular dos jovens, ferramentas para pensar o futuro nos temas da sustentabilidade e da transição energética justa", acrescenta.
O reforço desta aposta tem tradução prática na criação da plataforma digital gratuita Your Energy, cujo desenvolvimento está a ser feito com o apoio da Direção Geral da Educação (DGE), através da Direção de Serviços de Projetos Educativos. A plataforma começou no início deste mês a ser apresentada às escolas.
Os conteúdos destinam-se a estudantes dos seis aos 16 anos, abrangendo os 1º, 2º e 3º ciclos de ensino. Equipada com fichas, jogos interativos, vídeos de experiências e trabalhos manuais, a plataforma tem utilização gratuita e também está otimizada para professores, uma vez que pode ser "adaptada a diversas disciplinas" e promover "aulas mais interativas e dinâmicas, incentivando o trabalho em equipa".
Vanda Martins explica ao JE que a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de “divulgar os temas e as boas práticas da sustentabilidade nas escolas, promovendo junto dos alunos valores, atitudes e conhecimentos no âmbito das energias renováveis, direitos humanos e consciencialização para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Pretende igualmente ser “uma ferramenta relevante para os professores” que, através dela, têm acesso “a um conjunto muito expressivo de recursos pedagógicos e lúdicos”, dando-lhes “o apoio necessário para despertar mais o interesse dos alunos acerca dos temas da sustentabilidade, bem como para promover aulas mais interativas e dinâmicas, incentivando o pensamento crítico e o trabalho em equipa”.
A par do acesso livre à plataforma, o programa convida também a que as escolas a inscreverem-se para terem acesso a um workshop presencial para professores e alunos, no âmbito do qual são abordados diversos conteúdos na área das energias renováveis.
A Fundação EDP traz este programa de Espanha, onde existe desde 2010 e chegou já a mais de 500 mil alunos.