Capa
Nº 199 | 01 Julho 2024
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Atualidade
Conferência
Os impostos arrecadados até maio representam uma diminuição de 98,3 milhões de euros, em relação a igual período do ano passado, e resultaram de uma descida nos impostos diretos de 291,4 milhões de euros, face a mais 193,1 milhões de impostos indiretos. A despesa cresceu e a receita caiu, aprofundando o défice em contabilidade pública para mais de 2,5 mil milhões de euros.
Os novos incentivos fiscais destinados ao mercado de capitais, aprovados pelo Parlamento, já estão em vigor. Foram alteradas as regras nos benefícios para mais valias de longo prazo, que vão pagar menos IRS, incentivos para apoiar a entrada em bolsa de micro empresas e PME ou isenções fiscais para quem invista em fundos com renda acessível. É ainda colocado no terreno um regime que alivia a tributação de instrumentos financeiros de poupança, que confere ao produto individual de reforma pan-europeu (PEPP) o benefício fiscal dos PPR.
Nunca escondeu que a Europa podia fazer parte do seu futuro e agora que esse futuro chegou, a agenda que vai passar a tratar é muito exigente. Até porque o quadro em que o ex-primeiro-ministro chega à Europa não é especialmente auspicioso para um socialista.
Os mercados sofreram cortes na última sessão da semana, com os investidores a mostrarem insegurança, na sequência dos já conhecidos dados da inflação.
Analistas concluíram que os fundos de pequena e média dimensão tiveram um desempenho superior ao dos de grande dimensão e maior resiliência ao longo dos ciclos económicos.
Estudo da Universidade Católica Portuguesa identifica cinco sectores considerados como “catalisadores para o desenvolvimento sustentável”, “rentáveis para investidores privados” e com potencial para “ajudar a acelerar o caminho para prosperidade e progresso” português.
Como se esperava, o partido de Marine Le Pen e de Jordan Bardella saiu vencedor da primeira volta das eleições em França. Os franceses ficam agora à espera do que sucederá no próximo domingo, com todos os partidos a apelarem à união.
Seis sindicatos realizaram uma análise ao sector que aponta para a perda de poder de compra dos bancários, bem como para as situações de 'burnout'. Tentam agora junto dos partidos trazer este tema para a praça pública, numa luta por melhores condições de trabalho que dizem não ser apenas dos professores ou dos polícias.
Em entrevista ao Jornal Económico, o diretor-geral da Aquaterra – empresa que detém projetos de produção e exploração de abacates e citrinos em Alcácer do Sal – explicou o racional por detrás do investimento, reformulado face à ideia inicial e que aguarda um parecer final positivo da CCDR–Alentejo.
A Ercros despertou o interesse de mais uma empresa para a sua compra. Desta vez foi o grupo italiano Esseco, que entra assim na corrida contra a portuguesa Bondalti, que lançou a OPA à Ercros em março.
Esta medida foi promulgada pelo Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, na última semana.
Evento promovido pela KPMG e pelo Jornal Económico vai debater o impacto da Inteligência Artificial Generativa na governance das organizações. Mais informações em eventos@medianove.com.