Capa
Nº 5 | 12 Julho 2024
Suplementos
Notícias
Em Foco
Os Negócios Do Mês
Mercado
Experts
Perspetiva
Grande Entrevista
Última
Financiamento : Os novos projetos de energias renováveis estão a enfrentar maiores desafios no financiamento perante os preços voláteis do mercado que se têm registado este ano Acordos de longo prazo (PPA), garantias soberanas ou uma remuneração mínima garantida são algumas das sugestões de atores do sector.
Rui Pedro Almeida : OCEO e managing partner da Moneris considera que Portugal tem feito um caminho consistente na transformação energética, mas existem problemas à vista, nomeadamente na garantia de um maior acesso de renováveis à rede. A falta de investimento pode criar gargalos, avisa. E diz que a eficiência energética tem de ser uma aposta.
Dos concursos para nova produção de energia eólica, agora offshore, à necessidade de garantir a ligação à rede de transporte e o reforço da distribuição, passando pela regulamentação, são muitos os dossiers que a ministra do Ambiente e Energia tem nas mãos para decidir. Os especialistas esperam que o faça rapidamente.
Política europeia : As alterações provocadas pelas últimas eleições ameaçam condicionar o avanço da agenda ambiental europeia. PPE e ECR preparam-se para alterar prioridades.
Entrevista José Eduardo Martins, sócio da Abreu : O advogado defende melhores condições para as autoridades públicas poderem licenciar projetos de energias renováveis, apontando para a sua importância para o desenvolvimento económico: “Passam-se sucessivos governos sem que se perceba que fazer a administração do ambiente funcionar melhor é a bem da economia do país. Quanto mais capacitamos a administração do ambiente, mais favorecemos o investimento estrangeiro”.
Fusões e aquisições : Depois de um 2023 desafiante, a palavra de ordem da rede de sociedades de advogados CMS para este ano é precaução, ainda que espere uma melhoria, com menos inflação e juros mais baixos.
M&A a Compra da maior parte do capital da biotecnológica portuguesa FairJourney Biologics - avaliada em mais de 900 milhões de euros - terá sido um dos maiores negócios de sempre no sector em Portugal. Equipa de M&A da Cuatrecasas assessorou o comprador, o fundo suiço Partners Group.
M&A : Diana Ribeiro Duarte, sócia de M&A e private equity, liderou a equipa responsável pelo apoio jurídico ao fundo britânico na compra de uma posição maioritária do portal imobiliário espanhol.
Negócios : O processo de venda da Arquiconsult desencadeado em março, e intermediado pela EY, tem desenvolvimentos. O private equity italiano 21 Invest está na corrida através da TVH Consulting.
Imobiliário : Equipa liderada por Manuel Camarate Campos, advogado na RSA desde 2013, assessorou compra de lotes e de terrenos urbanizáveis na Amadora.
Aviação : Privatização poderá arrancar em setembro e em cima da mesa está possibilidade de um concurso para venda de menos de 50% do capital. Negócio vai ser disputado pelos principais escritórios e bancos de investimento.
Gestão : Responder aos desafios que vivemos requer uma visão humanística, mesmo para as empresas, em que os dirigentes são obrigados a ter outras preocupações além do lucro. Mas o principal desafio que enfrentamos não é tecnológico, mas de adaptação, diz Barros Teixeira.
José Limón Cavaco : A CCA Law Firm apostou na autonomização da especialidade Direito dos Seguros, tendo contratado, a par de José Limón Cavaco, Henrique Mota de Sousa, Ana Serra Calmeiro, João Reboredo e Joana Pereira Ribeiro.
A advocacia de negócios, a consultoria, a banca, não escapam ao tema da sustentabilidade. Como em qualquer outro sector de atividade, também aqui é necessário conhecimento e expertise. Cada vez mais.
Angola : Sociedade de advogados parceira da portuguesa Abreu mudou de instalações no ano em que assinala o seu vigésimo aniversário. Objetivo é reforçar a proximidade aos seus principais clientes.
Em entrevista ao Jornal Económico, o novo managing partner da Morais Leitão assume que será um mandato de “continuidade” face à liderança de Nuno Galvão Teles e aponta a expansão internacional como uma das prioridades. A abertura de um escritório em Singapura visa competir com as firmas anglo-saxónicas num importante centro financeiro internacional.
Evento : A conferência anual do JE Advisory vai debater as perspetivas para a economia portuguesa, para o mercado de M&A
e para o imobiliário, bem como o potencial da I.A. e da inovação nos serviços jurídicos. E haverá a entrega de prémios Carreira.