Skip to main content
Capa
Nº 254 | 24 Dezembro 2021
Edição nº 254
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Quando a arte se funde com a vida
Quando a arte se funde com a vida
Foi a pandemia que levou Miguel Palma a sair de Lisboa e o fez encontrar o refúgio onde se respira a sua arte, uma imponente casa no Ribatejo, onde agora vive, rodeado de tranquilidade e natureza e em cujo perímetro ficam também o seu atelier e o armazém onde guarda muitos dos seus trabalhos, expostos também nas paredes da casa, para deleite de quem a visita.
O regresso aos tempos de juventude
O regresso aos tempos de juventude
Há momento raros em que se pensa ser possível o regresso à juventude, aos lugares únicos e às icónicas peças de arte. Este foi o pensamento que me passou depois de algumas voltas com uma máquina de outros tempos e que afinal está disponível para o comum dos mortais.
Alameda aberta para  os sabores do mar algarvio
Alameda aberta para os sabores do mar algarvio
Inaugurado em dezembro de 2018, o restaurante Alameda deve o seu nome ao facto de estar situado em frente ao Jardim da Alameda João de Deus, em Faro, no Algarve.
Família muito seleta  para animar as Festas
Família muito seleta para animar as Festas
Foi em 1990 que Dirk Niepoort produziu o primeiro Single Vineyard, a partir da vinha do Carril, que deu origem ao conceituado Robustus.
Um perfeito clássico
Um perfeito clássico
Há surpresas assim: muito tentadoras. É o que acontece com este novo Omega Speedmaster Chronoscope, que não por acaso vai buscar inspiração ao dispositivo usado para determinar com precisão a duração de um fenómeno.
A verdade sobre  a doença do século
A verdade sobre a doença do século
O que é a doença de Alzheimer? Como afeta os doentes, as suas famílias e a sociedade? Qual é o tratamento? Em que ponto está a investigação científica?
Primavera Tardia
Primavera Tardia
Por enquanto os estrangeiros estão impedidos de entrar no Japão. Mas assim que seja possível retomar as viagens ao ‘país do sol nascente’ “Primavera Tardia” é o guia certo para levar debaixo do braço.
Ensaio
Desafios decisivos
Desafios decisivos
“O místico é aquele que descobre que não pode deixar de caminhar. Seguro daquilo que lhe falta, percebe que cada lugar por onde passa é ainda provisório e que a demanda continua. Não pode ser só isto. E essa espécie de excesso que é o seu desejo, fá-lo exceder, atravessar e perder os lugares.”
Atualidade
Os negócios de Bowie a Springsteen
Os negócios de Bowie a Springsteen
Uma das grandes canções de David Bowie, “Space Oddity”, conta-nos a história de Major Tom, um astronauta que se perdeu no espaço, embora na altura se subentendesse que ele era uma metáfora de alguém que, tomando demasiadas drogas, se perdeu na Terra.
“A região tem crescido  a uma média de quatro, cinco produtores por ano”
“A região tem crescido a uma média de quatro, cinco produtores por ano”
As origens do cultivo da vinha em Portugal perdem-se nas brumas, mas é consensual considerar-se que o Algarve foi o berço dessa prática agrícola no que é agora o nosso País, ainda antes da chegada dos Romanos. Foi uma das poucas regiões que resistiu à devastação provocada pela filoxera e, por isso, chegou a fornecer uva para produzir vinho do Porto.
As viagens de Eça
As viagens de Eça
Eça de Queirós é um autor central na literatura portuguesa. Não há nenhum outro que seja tão fulcral, porque o seu universo ultrapassa o da pura literatura: é um olhar vasto e crítico sobre a sociedade do seu tempo, sobre as suas vaidades e fragilidades, sobre as suas falsas riquezas e escondidas pobrezas.
O regresso de Matrix
O regresso de Matrix
Serão estas lágrimas reais, questionava-se Morfeu, repleto de confiança no seu mundo real, depois de se desintegrar tudo o que era “Matrix”.
O grande Repórter X
O grande Repórter X
Em Agosto de 1930 começou a publicar-se em Lisboa o semanário “Repórter X”. A sua alma era Reinaldo Ferreira, conhecido exatamente como Repórter X, e face conhecida de um jornalismo audaz, sensacionalista, justiceiro e, nalguns casos, completamente ficcionado.
Há um  acessório  de que  deve abusar  este inverno
Há um acessório de que deve abusar este inverno
Cada parte de um chapéu tem uma missão distinta. Dar conforto, proporcionar sombra, ou simplesmente adicionar um pormenor estético, como a fita ou laço. A verdade é que todas contribuem para o todo e pretendem, em última instância, oferecer a melhor experiência possível a quem usa este statement.
A Fada Sininho chega em Janeiro
A Fada Sininho chega em Janeiro
De vez em quando os portugueses aborrecem-se e removem da cadeira do poder quem os governa.
Gabriel Boric, ex-dirigente estudantil e herdeiro de Salvador Allende
Gabriel Boric, ex-dirigente estudantil e herdeiro de Salvador Allende
Um dos principais desafios de Boric é reverter a fatalidade segundo a qual, na América do Sul, a esquerda perde principalmente quando ganha.