Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2182 | 27 Janeiro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Economia
Política
Mercados
Perspetiva
Protagonista
Mundo
Empresas
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Última
Receita arrecadada com a contribuição sobre os sacos de plástico leves nunca chegou sequer perto da estimativa do Governo. Retalhistas mudaram gramagem dos sacos, escapando à tributação.
A partir de junho, está proibida a disponibilização de sacos de plástico ultraleves para embalamento ou transporte de pão, frutas e legumes. A APED contesta-o, frisando que não há alternativas adequadas.
Governo estuda fixar um valor até ao qual as despesas de teletrabalho estão livres de IRS. Patrões consideram positivo, mas avisam: ideal seria todos os pagamentos estarem isentos.
A temida quebra acentuada da atividade na zona euro no início de 2023 pode ter sido apenas um receio exagerado, como parecem indicar os mais recentes indicadores de confiança. A questão energética pesou menos do que se temeu, mas crescimento continuará a ser baixo.
Volker Wieland há muito vem alertando para os atrasos na resposta à inflação e receia agora efeitos de segunda ordem nos salários.
Governo previa um investimento de 555 milhões, mas execução no SNS não chega a 31% com apenas 170 milhões e até abaixo do valor homólogo de 2021. Sector fala em suborçamentação clara e crónica e PRR não deve ser diferente.
Degradação dos serviços, aumento das listas de espera, mais recurso aos privados e dificuldade em fixar médicos são alguns dos efeitos mais evidentes do subinvestimento em saúde, alerta Roque da Cunha.
Ao JE, novo líder da IL elenca as prioridades na área económica se for chamado a um futuro governo, com redução de impostos e privatizações da RTP, TAP e Caixa na agenda. Rui Rocha rejeita qualquer forma de acordo com o Chega.
Fonte oficial da PGR revelou ao JE que o MP está a investigar não devolução de 300 mil euros de rendas para pavilhão em Caminha que não existe, após queixa-crime apresentada pela autarquia.
O consultor que trabalhou com Costa, Sócrates e Cavaco Silva revela em livro estratégias de comunicação para eleições. Analisa o atual momento do país e a bomba atómica de Marcelo.
Luxo europeu, fast food na China, banca europeia ou obrigações brasileiras são algumas das apostas do banco norte-americano.
Nesta semana que antecede as reuniões dos dois maiores bancos centrais do mundo (Fed e BCE), os mercados consolidaram ganhos.
Empresário espanhol-luxemburguês Gérard Lopez está a reunir os últimos documentos essenciais para apresentar à CMVM o pedido de registo de oferta. Processo deverá ficar concluído dentro de dias.
David Rowan alerta para a necessidade urgente de um debate público sobre as questões éticas relacionadas com a IA. E defende que a riqueza gerada pela automação terá de ser melhor distribuída, de maneira a manter a coesão social e a preservar o próprio capitalismo.
Portugal está a tornar-se “realmente bom” a atrair talento, diz David Rowan. Autoridades têm de continuar a mostrar abertura para acolher as startups, os empreendedores e o capital estrangeiro, diz, evitando os erros de países como o Reino Unido, frisa.
O sonho tem muitos anos e foi defendido por economistas de todos os quadrantes. Com pouca adesão à atual realidade económica, a vontade de criação de uma moeda comum é muito mais uma declaração política. Que, num quadro de retoma da globalização, vale a pena considerar.
A Alemanha demorou muito tempo a concordar com o envio dos seus tanques de guerra porque Olaf Scholz sabe que as consequência podem ser muito negativas.
Os bancos continuam a dar crédito para a casa, mas estão a apostar na Euribor a seis meses, obrigando, em alguns casos, os clientes a irem ao balcão para terem acesso a outros prazos.
No espaço de cinco anos, uma startup nacional expandiu-se para vários países europeus, arranjou um parceiro internacional e tem um ambicioso plano para atingir 19 mil postos de carregamento até 2025.
Dos ativos que ficaram de fora do Projeto Crow, o Colombos Resort ficou para a CGD, a Quinta dos Clérigos para o BCP e o Morgado foi repartido por todos, exceto Oitante. Novobanco e Santander ficaram com o Montargil Hotel.
Em época de inflação alta e de queda do tráfego os CTT anunciaram que a partir de 1 de março o preço dos serviços postais vão aumentar. A variação média anual do preço será de 6,24% e o aumento máximo fixado em 6,58%.
O Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas espera que o novo presidente da CMVM traga uma regulação e supervisão comparável à do BdP. Sector sente falta de recursos humanos, mas mantém otimismo cauteloso em 2023.
Há projetos que chegam a demorar cinco anos, ou mais, a serem licenciados pela autarquia. Promotores desesperados com atrasos exigem sistema mais rápido. Cada ano de atraso encarece, em média, cada casa em 50 mil euros.
Patrícia Clímaco, CEO da Castelhana, defende reformas estruturais na habitação, em particular na área do licenciamento e considera ser “impensável” impedir os investidores internacionais de adquirirem casa em Portugal. “Podemos proibir um espanhol de comprar cá alguma coisa?”
Os temas de investigação que vão marcar o ano de 2023 na Escola serão apresentados através de uma experiência inovadora.
David Justino, professor catedrático do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, despediu-se da academia com uma derradeira aula.
Papel da banca cooperativa é analisado em livro dos professores universitários Luís Reto, Paulo Bento e Nuno Crespo, a pedido do Crédito Agrícola.