Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2156 | 29 Julho 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Empresas & Mercados
Última
O crescimento dos impostos indiretos no final de junho totalizou 2.381 milhões de euros, ultrapassando o aumento de 2.116 milhões previsto para 2022. O IVA contribuiu com 90% do que o Estado arrecadou.
A Business Roundtable Portugal quebra silêncio de meses. Sandra Santos, que lidera um grupo de trabalho sobre energia, aponta as muitas “lacunas” de Portugal na área: falta um plano de médio prazo para investimentos na rede e há demasiada burocracia.
Ainda que deseje um “consenso alargado” em torno da revisão da lei laboral e diga que “não há pressão” no processo parlamentar, o PS avisa que as medidas em causa têm de chegar “o mais rapidamente possível” ao terreno.
Após quatro anos de esquecimento em que o IAPMEI nomeou apenas cinco mediadores de recuperação de empresas, associação defende que BdP assuma Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas.
Foi promulgado esta semana um novo regime para as urgências. FNAM alerta que não está relacionado com norma do OE que constesta.
A previsão do Governo para a economia e os números atuais da inflação sinalizam que as pensões mais baixas deverão subir de modo automático, pelo menos, 5%, em 2023. As atualizações podem, contudo, ser ainda mais expressivas, se os preços continuarem a acelerar.
A FNAM defende que o artigo Orçamento do Estado que prevê um regime excecional para o trabalho suplementar prestado pelos médicos nas urgências é inconstitucional, mas esta não é uma questão pacífica entre os especialistas.
A Fed optou por uma subida igual à de junho, com Powell a afirmar que um mercado laboral tão forte não condiz com uma recessão.
A possibilidade de um encontro entre Sergey Lavrov e Antony Blinken foi saudada como uma excelente notícia, mas nada leva a crer que o coonflito entre numa fase de contenção. Encontro Rússia-ONU pode fazer sentido, a prazo.
A atual ministra tem uma vantagem confortável face ao ex-chanceler Rishi Sunak na corrida à substituição de Boris Johnson.
Petrolífera Eni – controlada pelo estado italiano – vai liderar e operar mega-projeto de exploração de gás de Quiluma e Maboqueiro, que vai duplicar as exportações angolanas desta matéria prima energética.
António Jaime Martins defende que lei aprovada na generalidade sobre profissões reguladas é “inconstitucional e ilegal”. Paulo Pimenta diz que proposta é “da maior gravidade” e pede “bom senso”. Menezes Leitão, que se recandidata, é mais comedido, mas critica “ingerências”.
Velocidi tem um centro de tecnologia no Porto e o CEO, Paulo Cunha, é português.
Ao fim de seis anos, Ramalho deixa um banco muito diferente do que era em 2016. Em 2021, o CEO apresentou os primeiros lucros anuais na história do Novobanco, de 184,5 milhões, e no fim do ano deverão superar os 500 milhões.
Estudo da consultora coloca Portugal a meio da tabela dos carregamentos de automóveis elétricos. João Hrotko, da Roland Berger Portugal, antevê que o perfil do consumidor vai mudar.
CEO do Grupo Casais fala ao JE do primeiro projeto híbrido no país que arrancou em fevereiro em Guimarães e vai estar concluído até ao fim do ano e que incorpora madeira e betão, podendo ser desmontado e levado para outro local.
Compatibilizar valores e recursos naturais com o aproveitamento do potencial para a produção de hortofrutícola no Aproveitamento Hidroagrícola do Mira é o maior desafio da região, afirmou o secretário de Estado da Agricultura.
Apesar da subida da taxa de juro em 75 pontos pela Fed, as palavras de Jerome Powell animaram os investidores.
Num sector onde a digitalização acelerou nos últimos anos, os profissionais continuam a queixar-se de uma burocracia excessiva que os afasta das suas atividades nucleares. Atração e retenção de talento é outro dos principais desafios.
PSD, Bloco de Esquerda e PCP lançam críticas à gestão de António Ramalho que está de saída do Novobanco.
Empresa portuguesa de produção de canábis ligada a esquema em pirâmide recebeu mais de 90 mil euros do Portugal 2020. A Sabores Púrpura foi a terceira empresa do país a ter licença do Infarmed para o cultivo de canábis medicinal e era parceira da Juicy Fields desde 2020.
Em tempo de “importantes mudanças”, António Horta Osório vai assumir vice-presidência do grupo dono do “Expresso” e da SIC. “Darei o meu contributo para a definição da estratégia da Impresa”, afirma.
“Café com o CEO” é uma iniciativa promovida pela empresa angolana E.J.M, fundada por Edivaldo Machado em 2012, que procura dar a conhecer os líderes que estão a dar cartas em Angola e outros países da Lusofonia.