Capa
Nº 2294 | 21 Março 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Economia
Empresas & Finanças
Mais
Prazer
Lusofonia e Mundo
Ensaio
Conferência
Última

Barreiras impostas por Washington podem retirar 1,1 pontos ao crescimento nacional nos próximos três anos, pelo que a Europa tem de agir de forma coordenada e coerente, defende Centeno.

Investimento na defesa e mudanças no travão alemão da dívida são oportunidades para uma Europa mais íntegra e resiliente, dando ainda um contributo para o crescimento.

Associação dos inspetores do fisco revela que mais de metade dos trabalhadores da AT já foi alvo de tentativas de agressão e agressões que ficam agora a coberto novo quadro penal que vai reforçar penas a partir de 18 de abril.

Incerteza criada pelos avanços e recuos do regressado presidente já se nota nos dados prospetivos, apesar da força demonstrada noutras áreas.

Analistas concordam que Powell mostrou habilidade ao confortar os mercados apesar do corte na projeção de crescimento e mais inflação, enquanto a Fed procura mais clareza no curto prazo.

Comissão garante que não irá abdicar dos princípios de sustentabilidade, mas as alterações propostas arriscam minar liderança europeia nas agendas ESG, alertam empresários.

A decisão histórica permite a formação de um fundo para a infraestrutura e transição climática de 500 mil milhões e cria margem para investir em defesa.

Crise nas urgências de obstetrícia volta a agudizar-se e deverá agravar-se quando os médicos atingirem o limite das horas extra. “Níveis de ansiedade das grávidas” são elevados, diz associação.

A Região Autónoma da Madeira vai a votos este domingo, o terceiro ato eleitoral desde setembro de 2023. O Governo Regional caiu, em dezembro de 2024, devido à aprovação de uma moção de rejeição pelo Parlamento regional.

Os estudantes universitários que venceram a primeira edição do concurso “O Meu Futuro Financeiro”, promovido pelo Banco de Portugal e a CFA Society Portugal, foram desafiados a refletir sobre a gestão do orçamento de uma personagem fictícia chamada Matilde. Na vida real aplicam os conhecimentos que aprenderam e nunca colocam “os ovos todos no mesmo cesto”.

Já há uma luz ao fundo do túnel para o grupo de uvas sem graínha que entrou em PER. O grupo espanhol Lucas, de Múrcia, vai ficar com a maioria do Vale da Rosa em parceria com o atual acionista.

São 91 unidades de tipologias T1 a T4, com preços desde os 725 mil aos 2,3 milhões, o que representa uma valorização entre 50% a 65% face à primeira fase de 2021.

Fundador e CEO da Rhino.ai vê a sua tecnologia como parte integrante dos processos de transição digital num futuro próximo.

A Galp vai investir 140 milhões de euros para levar vento a quatro centrais solares

A Altice contratou a Perella para retomar a venda do Data Center da Covilhã, que esteve para ser vendido por cerca de 200 milhões antes da Operação Picoas. O processo está na fase das propostas não vinculativas.

A demora no carregamento ainda cria muita ansiedade nos condutores de elétricos, mas a BYD veio revolucionar os tempos de carga, deixando os rivais a milhas de distância.

A subida imparável da empresa alemã acontece com a Europa a apostar mais no setor da defesa perante uma Rússia agressiva e uns Estados Unidos cada vez mais distantes e menos aliados.

As SAD de Benfica, Porto e Sporting continuam com “dificuldades de liquidez”. A SAD encarnada lidera nas receitas e também nos custos, com os gastos com pessoal a serem muito superiores aos rivais. Nas receitas, obteve maior encaixe com jogadores e lidera nos encaixes com bilhetes e TV.

André Villas-Boas tem vários problemas para resolver na SAD azul e branca, a começar pelas receitas que andam pelas ruas da amargura.

Chama-se Rhino.ai e usa a inteligência artificial para facilitar a transição digital das grandes empresas e serviços públicos. A KPMG é uma aliada estratégica.

Pedro Soares dos Santos afirma tristeza por os partidos não se entenderem em áreas fundamentais e gerarem instabilidade. O lucro caiu em 2024, mas as vendas subiram.

Não é tão incisiva nem arrasadora como o pai, Belmiro de Azevedo, mas a CEO do grupo não é, quando quer, nada simpática para a classe política, que mantém do lado de fora da porta de entrada.

Depois das fortes perdas das semanas anteriores, o dólar e os principais índices dos EUA recuperam. O DAX alemão volta a registar máximos.

Inês de Medeiros diz que é importante juntar o ambiente ao planeamento urbanístico, face ao “calvário” da revisão dos Plano Diretores Municipais.

Isaltino Morais avisa que as famílias de meio socioeconómico mais desfavorecidos serão as mais afetadas pela falta de oferta pública. “Vamos voltar a ver Lisboa com barracas”, diz o presidente da Câmara de Oeiras.

CEO da Vanguard Properties defende que a sustentabilidade é importante para valorizar o património. “Mais dois a três anos e quem não tiver projetos imobiliários sustentáveis não os vai conseguir financiar e não os vai vender, nem arrendar”, salienta.

Em plena contagem decrescente para a abertura do MACAM - Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, a 22 de março, conversámos com a diretora do novo museu lisboeta, Adelaide Ginga, sobre os desafios desta coleção particular, o papel da Arte na antecipação do futuro e o embrionário ‘Art District Alcântara-Belém’.

“A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, revisitada pela premiada bailarina e coreógrafa brasileira Deborah Colker, chega a Portugal para cinco espetáculos no Teatro Tivoli, em Lisboa.

“Otelo”, uma das mais belas tragédias de Shakespeare, fala-nos de poder, racismo, amor e traição, sendo tão relevante hoje como em 1603. Ainda agora subiu ao palco e já bate recordes de bilheteira.

O fim do cessar-fogo fez regressar a morte ao enclave e a dúvida sobre o que se vai passar com os reféns que ainda estão cativos do Hamas. A Cisjordânia, o outro lado da Palestina, pode ser o próximo centro do conflito.

Coincidência ou vingança? As contramedidas do Canadá, União Europeia e China às novas tarifas aduaneiras dos EUA afetam particularmente os Estados que votaram no atual presidente.

Cimeira desta quinta-feira deixou claro que a União Europeia não está disponível para aceitar aquilo que os Estados Unidos observam como razoável em termos das exigências da Rússia para avançar para negociações.

Corte de verbas federais por alegado antissemistismo e ordens executivas a matar políticas DEI são as faces de um ataque sem precedentes às universidades dos Estados Unidos por parte do presidente Donald Trump.

Lista desenvolvida por funcionários diplomáticos e da segurança dos EUA coloca lado a lado Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola entre os países que poderão enfrentrar restrições.

“Criatividade: capacidade de criar, de inventar. Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.”

O secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, sublinhou, na conferência “Rota do Crescimento”, a importância dos fundos europeus na coesão do território.

O ecossistema diversificado e dinâmico de Leiria tem sido fundamental o crescimento económico de região e para o desenvolvimento do país.

Especialistas dizem que a queda do Governo pode adiar alguns investimentos, mas não travar grandes negócios. É “business as usual” para os empresários, mas sempre atentos à guerra comercial de Donald Trump.

São três histórias de PME da região de Leiria que se afirmaram no mercado, em Portugal e mundo, com projetos em que a diferenciação é fundamental.
![João Cabaça: “Projeto [de 1.700 milhões] na Comporta será financiado por capitais privados”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/48__Joao_Cabaca_copiar.jpg)
“A Audácia, risco, perseverança e dor, são ingredientes indispensáveis ao sucesso”, a frase é de João Cabaça, CEO da VIC Properties, um dos principais promotores imobiliários em Portugal, que anunciou esta semana a assinatura de um contrato de gestão hoteleira com o Six Senses (a marca de hotelaria de luxo do portefólio da IHG Hotels & Resorts) para o seu projeto Pinheirinho, na Comporta.