Capa
Nº 2253 | 07 Junho 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Conferência
Última
Fecho da semana: Após um final de maio de correção para os principais índices, o mês de junho veio acompanhado de novos máximos históricos.
Tecnologia: Companhia faz hoje um ‘stock split’para tornar a sua ação mais acessível a pequenos investidores, o que deverá gerar mais procura pela produtora de chips que valorizou um bilião de dólares desde fevereiro.
Entrevista Francisco Sottomayor, CEO da Norfin: Responsável da gestora de ativos imobiliários receia que Portugal não tenha capacidade para entregar tudo aquilo que pode em termos de habitação e considera que se o Estado “vai drenar uma boa parte da capacidade construtiva para as obras públicas, mais difícil será de resolver esse problema”.
Mafalda Duarte: A ideia nasceu na pandemia, mas só no início deste ano é que arrancou. A Five Credit, do grupo LX Partners, foi criada enquanto alternativa complementar à banca, dando crédito de curto e médio prazo às pequenas e médias empresas com, pelo menos, três anos de atividade. Para isso, criou uma plataforma que promete analisar rapidamente os pedidos - às vezes em apenas uma hora -, mas, garante, sem perder de vista os critérios necessários para a análise de risco.
Banca: O processo de José Guilherme contra o Fundo de Resolução entrou no início deste ano com o objetivo de obrigar o fundo a autorizar a renegociação da dívida ao Novobanco.
Saúde: A CEO do grupo Luz Saúde faz uma radiografia dura do sistema de saúde nacional que, diz, decide o que paga, a quem paga, como paga, avalia a sua própria qualidade e faz a sua própria auditoria. “Um desastre”, conclui Isabel Vaz.
Energia: Consórcio impulsionado pela fundação Breakthrough Energy, de Bill Gates, e outros investidores e inovadores, quer apostar em tecnologias limpas, sobretudo o hidrogénio verde.
Afigura-se-nos, pois, inquestionável que a Teoria de Agência se tornou no core racionale do desenvolvimento do corporate governance
Sector público: Maioria das empresas públicas não tem os contratos de gestão previstos na lei. Decisões como a renovação da concessão da Fertagus por uma subsidiária da Parpública ou a compra de 117 comboios pela CP arriscam nulidade.
Banca: A “sólida justificação económica e financeira” invocada pelo Fundo na aquisição dos direitos de conversão atribuídos ao Estado assenta numa avaliação do Novobanco em cinco mil milhões feita pela PwC.
Eleições: Já votaram 225 mil eleitores, por antecipação, e os partidos reconhecem que as europeias terão uma leitura nacional, mesmo que sem influência no quadro parlamentar ou na sustentação do governo.
União Europeia: O futuro vai ser jogado na próxima legislatura do Parlamento Europeu e da nova Comissão Europeia pelas respostas a desafios que aprofundaram com as crises. As sondagens indiciam que o populismo não deverá ser ameaça, para já.
Caso das gémeas: Polícia Judiciária e Ministério Público realizaram buscas nos Ministérios, Secretaria de Estado e Unidades do SNS para fazer (para já) dois arguidos.
Contas públicas: No radar estão as propostas do PS aprovadas no último mês e meio com um peso orçamental significativo, à revelia do Executivo, como o fim das portagens nas ex-SCUT , além da descida no IRS e a redução no IVA da luz. Lançamento do portal foi revelado ao JE por Hugo Soares.
Impostos: O impacto orçamental da redução do imposto nos moldes do PS supera em 87 milhões de euros a proposta do Governo de Luís Montenegro para a redução do IRS que sinalizou um custo de 463 milhões de euros, entre a descida das tabelas de retenção, e o aumento dos reembolsos em 2025, que implicaria uma despesa adicional de, pelo menos, 115 milhões.
Caso EDP: Pinho e Ricardo Salgado conheceram esta quinta-feira a sentença por crimes de branqueamento e fraude fiscal. Ex-ministro de Sócrates diz que condenação serviu para evitar “terramoto da justiça”.
Monetária: O corte de 25 pontos era quase certo, tal como a comunicação do BCE a afastar qualquer caminho pré-definido para os juros. Apesar de inflação e salários de maio, os analistas continuam à espera de novas descidas em outubro e dezembro.
Presidenciais: Cada norte-americano deve 101 mil dólares (cerca de 93 mil euros) a quem financia o país. Democratas e republicanos são despesistas por igual, o que quer dizer que nada vai mudar.
Guerra: A possibilidade de a Rússia entender o uso de armas de Estados-membros da NATO como a última linha vermelha a ultrapassar é real. Já não há analistas a afirmarem que não haverá guerra nuclear.
Consultoria: Mike Bechtel, professor e investidor norte-americano, esteve em Lisboa por ocasião
da apresentação do relatório anual ‘Tech Trends’ da Deloitte. O Jornal Económicofalou com o chief futurist da consultora sobre tecnologias emergentes, que podem até beneficiar a comunicação social.
M&A: Segundo Ana Major, consultora internacional da Melo Alves, Angola “tem campos de produção em fase madura”, disponibilizando “novas oportunidades de exploração em campos testados”.
CX Summit: Especialistas de empresas como Benfica, El Corte Inglés, BlueWorld, Lusíadas, Axians, Collab, Go Contact ou Intelcia, explicaram como a IA generativa traz benesses aos agentes dos contact centers, no evento organizado pela Media9 e Lab Experience.
Filantropia: A Fundação com o nome do falecido empresário contará com 10 milhões de euros para promover ações ao longo dos eixos da proteção social e educação, contando com 10 milhões de euros para tal.