Skip to main content
Capa
Nº 2244 | 05 Abril 2024
Edição nº 2244
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Mercados junto aos máximos
Mercados junto aos máximos
Fecho da semana: Apesar de os índices acionistas terem iniciado abril em baixa, penalizados pela subida dos rendimentos do tesouro, ainda estão perto dos máximos históricos.
Empresas & Finanças
“Estamos a preparar o nosso regresso ao mercado português”
“Estamos a preparar o nosso regresso ao mercado português”
A venda do grupo FARMA-APSGeneris, em 2009, não impediu a Neosanté de caminhar sozinha, ainda que a um passo mais lento. Ao Jornal Económico, o fundador da farmacêutica focada em produtos infantis admite o regresso ao mercado nacional, depois de anos com foco na exportação.
Lesados do BPP querem saber detalhes da venda da sede  do banco por nove milhões
Lesados do BPP querem saber detalhes da venda da sede do banco por nove milhões
Banca: A Comissão de Credores não deu parecer à venda de dois imóveis que eram a sede do Banco Privado. Comissão Liquidatária fechou a venda de um dos edifícios da sede do BPP por cinco milhões.
Abertis, Icon e Vauban  Infrastructure na corrida à AEDL
Abertis, Icon e Vauban Infrastructure na corrida à AEDL
Fusões: O fundo Strategic Value Partners mandatou Goldman Sachs e o Natixis para venderem a Autoestradas Douro Litoral. Já há interessados. A Abertis é o potencial investidor mais forte, mas não está sozinha, tem os fundos de infraestruturas na corrida.
Uma em cada três seguradoras já utiliza inteligência artificial
Uma em cada três seguradoras já utiliza inteligência artificial
Seguros: A inteligência artificial já está a ser usada por algumas seguradoras, tanto para reduzir custos como para avaliar investimentos.
“Desastre épico”. Musk vai ter de saber guiar a Tesla através da tempestade
“Desastre épico”. Musk vai ter de saber guiar a Tesla através da tempestade
Automóvel: Margens a minguar, procura a abrandar, problemas na produção, e as polémicas de Musk a afetarem a imagem da marca. Tesla chegou a uma “bifurcação” e decisões vão ter de ser tomadas.
Perspetiva
Miguel Maya admite  que União Bancária irá desencadear fusões na banca
Miguel Maya admite que União Bancária irá desencadear fusões na banca
Banca: O CEO do BCP defende que a conclusão da União Bancária que ocorrerá no médio prazo será o “trigger” para as fusões na banca.
Governo aproxima-se do Chega nas propostas de combate  à corrupção
Governo aproxima-se do Chega nas propostas de combate à corrupção
Pacto a Ministra da Justiça vai convocar todos os partidos da oposição para, em dois meses, definirem pontos de contacto para uma agenda que crie um pacote de medidas anticorrupção.
Primeira Mão
Secretarias de Estado divididas entre políticos e especialistas das áreas
Secretarias de Estado divididas entre políticos e especialistas das áreas
Novo governo a Luís Montenegro entregou no final da tarde de quinta-feira a listade secretários de Estado a Marcelo, mas o elenco ainda estava a ser fechado durante a noite. Governantes tomam posse esta sexta-feira e Governo completo reúne em Conselho de Ministros informal sábado, em Óbidos. Até junho, Executivo quer avançar com primeiras medidas, mas começa já a avisar que contar com cofres cheios é “perigoso”.
As fusões, cisões, novos e super-ministérios
As fusões, cisões, novos e super-ministérios
Elenco governativo a Montenegro mantém o número de ministérios do anterior Executivo. Há fusões de pastas, outras desaparecem como a Coesão Territorial. Há um novo ministério, da Juventude e Modernização. Novo Governo recupera ministros de Estado.
Economia & Política
Estratégia nacional para o lítio está na gaveta há seis anos
Estratégia nacional para o lítio está na gaveta há seis anos
Minas a Seis anos depois de o Governo PS aprovar “linhas de orientação estratégica”, três ministros não conseguiram tirar sequer da gaveta concurso de pesquisa. Pior, país falhou programas europeus de financiamento.
FMI frisa importância de bancos centrais para lidarem  com crises
FMI frisa importância de bancos centrais para lidarem com crises
Estudo a Dado o ambiente de juros elevados e a ida às urnas de mais de metade da população mundial este ano, torna-se ainda mais fulcral os bancos centrais estarem blindados de interferência política, o que não acontece na maioria dos casos. Entidade liderada por Kristalina Georgieva reforça necessidade de manter a independência no atual contexto de elevada inflação.
“2023 foi nefasto para o país enquanto destino de investimento credível”
“2023 foi nefasto para o país enquanto destino de investimento credível”
Entrevista Hugo Santos Ferreira a Presidente dos promotores imobiliários diz que as medidas impostas pelo anterior Governo ao investidor estrangeiro colocaram em causa a credibilidade de Portugal e assume que essa confiança vai demorar a ser reconquistada. “Vejo com bons olhos nos partidos à direita, uma clara intenção de dinamizar o chamado built to rent”, realça.
Próxima crise no Médio Oriente já tem protagonistas: israelitas e iranianos
Próxima crise no Médio Oriente já tem protagonistas: israelitas e iranianos
Tensão: Dificilmente o ataque israelita ao consulado iraniano de Damasco podia vir em pior altura. Israel atua como se não tivesse de dar explicações, e o Irão colocou a marinha de guerra a navegar.
Reino Unido: conservadores em risco de forte erosão
Reino Unido: conservadores em risco de forte erosão
Crise: O partido de Rishi Sunak corre o risco de perder 73% dos seus deputados, contribuindo para uma vitória histórica dos trabalhistas. As eleições têm de acontecer até 2025, mas podem acontecer antes.
Advisory
Grupo Indra procura  investidores para a Minsait
Grupo Indra procura investidores para a Minsait
Consultoria digital: A empresa espanhola, com escritórios em Portugal, vai ter mais acionistas, ganhar autonomia de gestão e ficar com a área de negócio de mobilidade.
Universidades & Emprego
UTAD renova por cinco anos cooperação com Cabo Verde
UTAD renova por cinco anos cooperação com Cabo Verde
Lusofonia: Acordo na Engenharia Informática vai levar docentes portugueses à Universidade de CaboVerder. Seguem-se as Ciências Agronómicas e a Enologia e Viticultura. Medicina Veterinária e Segurança Alimentar são nova frente de trabalho.
Ensaio
Abril, desafios mais de mil
Abril, desafios mais de mil
Face ao excedente, o novo primeiro-ministro já avisou que “não ficámos um país rico”, pelo que se antecipa a continuidade de uma linha de contenção, embora possa ser grande a tentação de distribuir para ganhar popularidade face à perspectiva de eleições a curto prazo
Última
JE debate desafios  das reestruturações  de empresas a 8 de abril
JE debate desafios das reestruturações de empresas a 8 de abril
JE Advisory: Encontro reúne os melhores especialistas para discutir quais os mecanismos à disposição das empresas para avançarem com os processos de reestruturação.