Capa
Nº 2242 | 22 Março 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Política monetária: Diminuição do ritmo do quantitative tightening e manutenção dos três cortes de juros de dezembro podem sustentar a liquidez necessária aos mercados.
Automóvel: Ogoverno de Luís Montenegro ainda nem tomou posse, mas de fora já recebeu uma sugestão doCEOda Seat, Wayne Griffiths:não corte os apoios fiscais à compra de veículos elétricos.
Emanuel Proença, CEO da Savannah: A mina de lítio de Boticas continua a procurar parceiros e admite a “possibilidade” de vir a ter portugueses a bordo. Uma das mais-valias do projeto são os impostos que vai pagar para os cofres locais e do Estado. Num ano de menor produção, o pagamento à autarquia irá atingir mais de 10 milhões, o valor a rondar o orçamento camarário.
Evento: Primeira edição da conferência “Agricultura 3.0”, organizada pela Forbes África Lusófona evidencia que entraves existem, mas caminho para agricultura 3.0 já está a ser feito em Angola. Sector cresceu 6,6% em 2023.
Telecom / Advisory: Vieira de Almeida (VdA) assessora a operadora francesa Iliad na corrida à compra da dona da Meo, juntamente com o Société Générale. Do outro lado da barricada estão a PLMJ e o Morgan Stanley, com a assessoria jurídica e financeira da Saudi Telecom, respetivamente. Operação poderá rondar os nove mil milhões de euros e será o maior negócio do ano em Portugal.
Banca: Realiza-se hoje a Assembleia Geral do Novobanco e entre os pontos da agenda está mais uma conversão de créditos fiscais que determina o reforço da posição direta do Estado, agora para mais de 15%.
A poupança continua a ser o calcanhar de Aquiles dos portugueses, sendo necessário criar incentivos para que as famílias possam constituir uma “almofada” para terem uma reforma digna. Para isso, é preciso acabar com a “diabolização” da poupança a que se tem assistido e, diz o diretor-geral da Ageas Pensões, é “obrigatório” o regresso dos estímulos fiscais.
Rússia: Numa economia de guerra sobreaquecida, oPIB cresceu 3,6% no ano passado, mas há dúvidas quanto às receitas para este ano e o aumento dos gastos daí decorrente. Inflação preocupa e, no longo prazo, a falta de investimento irá castigar Moscovo.
Eleições: Com a lista de nomes ainda por fechar, o líder da AD tem como estratégia mexer o mínimo possível na atual orgânica do governo para não atrasar implementação de medidas, mas imprimirá um cunho próprio.
Diplomacia: Angola saiu da OPEP para alinhar com os interesses dos Estados Unidos. Mas isso não quer dizer que os EUAsejam a única opção e o presidente foi à China explicar isso mesmo.
Independentismo: Primeiro na Catalunha a 12 de maio e de seguida no País Basco a 21 de abril. As eleições nas autonomias têm tudo para impactar de forma muito negativa um executivo em crise constante.
Bernardo Samuel: Adecco Recruitment Director antecipa ao JE as principais conclusões do Guia Salarial das Tecnologia de Informação para 2024 que vai lançar no mercado. Esta é a perspetiva dos salários, das funções e das competências mais procuradas num sector de atividade em clara expansão, que paga acima da média e usa e abusa do teletrabalho.
Para quem não saiba, a ribeira de Cheleiros situa-se genericamente a sul da vila de Mafra e as suas águas correm no fundo das suas margens alcantiladas. Era aí que, nos meus tempos de tenente na extinta Escola Prática de Infantaria (EPI), o seu batalhão de infantaria detinha as forças do Pacto de Varsóvia que, entretanto, tinham cruzado toda a Europa ocidental e derrotado as forças da NATO por onde passavam.
Nova Expressão: Agência de meios liderada por Pedro Baltazar voltou a ser associada da APAME. Empresário diz que os desafios tecnológicos que as agências enfrentam exigem a união numa só associação do sector.