Skip to main content
Capa
Nº 2242 | 22 Março 2024
Edição nº 2242
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Fed impulsiona mercados
Fed impulsiona mercados
Política monetária: Diminuição do ritmo do quantitative tightening e manutenção dos três cortes de juros de dezembro podem sustentar a liquidez necessária aos mercados.
Empresas & Finanças
“Espanha deveria aprender com Portugal nos apoios aos elétricos”
“Espanha deveria aprender com Portugal nos apoios aos elétricos”
Automóvel: Ogoverno de Luís Montenegro ainda nem tomou posse, mas de fora já recebeu uma sugestão doCEOda Seat, Wayne Griffiths:não corte os apoios fiscais à compra de veículos elétricos.
“Mina de lítio de Boticas vai pagar  mil milhões de euros em impostos”
“Mina de lítio de Boticas vai pagar mil milhões de euros em impostos”
Emanuel Proença, CEO da Savannah: A mina de lítio de Boticas continua a procurar parceiros e admite a “possibilidade” de vir a ter portugueses a bordo. Uma das mais-valias do projeto são os impostos que vai pagar para os cofres locais e do Estado. Num ano de menor produção, o pagamento à autarquia irá atingir mais de 10 milhões, o valor a rondar o orçamento camarário.
Angola aponta  para agricultura  que agrega tecnologia
Angola aponta para agricultura que agrega tecnologia
Evento: Primeira edição da conferência “Agricultura 3.0”, organizada pela Forbes África Lusófona evidencia que entraves existem, mas caminho para agricultura 3.0 já está a ser feito em Angola. Sector cresceu 6,6% em 2023.
VdA e PLMJ protagonizam duelo  de escritórios na corrida à Altice
VdA e PLMJ protagonizam duelo de escritórios na corrida à Altice
Telecom / Advisory: Vieira de Almeida (VdA) assessora a operadora francesa Iliad na corrida à compra da dona da Meo, juntamente com o Société Générale. Do outro lado da barricada estão a PLMJ e o Morgan Stanley, com a assessoria jurídica e financeira da Saudi Telecom, respetivamente. Operação poderá rondar os nove mil milhões de euros e será o maior negócio do ano em Portugal.
Perspetiva
Estado reforça participação no Novobanco para mais  de 15% do capital
Estado reforça participação no Novobanco para mais de 15% do capital
Banca: Realiza-se hoje a Assembleia Geral do Novobanco e entre os pontos da agenda está mais uma conversão de créditos fiscais que determina o reforço da posição direta do Estado, agora para mais de 15%.
Protagonista
É “obrigatório” o regresso dos incentivos fiscais nos PPR para fomentar a poupança
É “obrigatório” o regresso dos incentivos fiscais nos PPR para fomentar a poupança
A poupança continua a ser o calcanhar de Aquiles dos portugueses, sendo necessário criar incentivos para que as famílias possam constituir uma “almofada” para terem uma reforma digna. Para isso, é preciso acabar com a “diabolização” da poupança a que se tem assistido e, diz o diretor-geral da Ageas Pensões, é “obrigatório” o regresso dos estímulos fiscais.
Economia & Política
Economia de guerra russa cresce no curto prazo mas põe em causa futuro
Economia de guerra russa cresce no curto prazo mas põe em causa futuro
Rússia: Numa economia de guerra sobreaquecida, oPIB cresceu 3,6% no ano passado, mas há dúvidas quanto às receitas para este ano e o aumento dos gastos daí decorrente. Inflação preocupa e, no longo prazo, a falta de investimento irá castigar Moscovo.
Montenegro afasta alterações profundas  na orgânica do novo Governo da AD
Montenegro afasta alterações profundas na orgânica do novo Governo da AD
Eleições: Com a lista de nomes ainda por fechar, o líder da AD tem como estratégia mexer o mínimo possível na atual orgânica do governo para não atrasar implementação de medidas, mas imprimirá um cunho próprio.
João Lourenço esteve  na China para promover estratégia diplomática híbrida
João Lourenço esteve na China para promover estratégia diplomática híbrida
Diplomacia: Angola saiu da OPEP para alinhar com os interesses dos Estados Unidos. Mas isso não quer dizer que os EUAsejam a única opção e o presidente foi à China explicar isso mesmo.
Espanha: Pedro Sánchez enfrenta duas eleições problemáticas
Espanha: Pedro Sánchez enfrenta duas eleições problemáticas
Independentismo: Primeiro na Catalunha a 12 de maio e de seguida no País Basco a 21 de abril. As eleições nas autonomias têm tudo para impactar de forma muito negativa um executivo em crise constante.
Universidades & Emprego
“Antecipamos incrementos médios potencialmente superiores a 10%” nas TI
“Antecipamos incrementos médios potencialmente superiores a 10%” nas TI
Bernardo Samuel: Adecco Recruitment Director antecipa ao JE as principais conclusões do Guia Salarial das Tecnologia de Informação para 2024 que vai lançar no mercado. Esta é a perspetiva dos salários, das funções e das competências mais procuradas num sector de atividade em clara expansão, que paga acima da média e usa e abusa do teletrabalho.
Ensaio
Os russos não chegarão à ribeira  de Cheleiros
Os russos não chegarão à ribeira de Cheleiros
Para quem não saiba, a ribeira de Cheleiros situa-se genericamente a sul da vila de Mafra e as suas águas correm no fundo das suas margens alcantiladas. Era aí que, nos meus tempos de tenente na extinta Escola Prática de Infantaria (EPI), o seu batalhão de infantaria detinha as forças do Pacto de Varsóvia que, entretanto, tinham cruzado toda a Europa ocidental e derrotado as forças da NATO por onde passavam.
Última
“Agências de meios devem estar unidas numa só associação”
“Agências de meios devem estar unidas numa só associação”
Nova Expressão: Agência de meios liderada por Pedro Baltazar voltou a ser associada da APAME. Empresário diz que os desafios tecnológicos que as agências enfrentam exigem a união numa só associação do sector.