Skip to main content
Capa
Nº 2239 | 01 Março 2024
Edição nº 2239
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Entrevista
“Temos a meta  de receber mais  de um milhão de turistas em 2026”
“Temos a meta de receber mais de um milhão de turistas em 2026”
Governo de Cabo Verde quer atrair mais investimento português para aumentar a oferta. Objetivo agora é apostar no mercado premium e na diversificação, incluindo projetos com preocupações de sustentabilidade. Turismo tem de gerar retorno para as populações locais, defende.
Governo de Cabo Verde garante ligações aéreas inter-ilhas
Governo de Cabo Verde garante ligações aéreas inter-ilhas
Transporte: Oprimeiro-ministro de Cabo Verde garante que as ligações aéreas inter-ilhas vão continuar a funcionar. Certificado da BestFly tem condições para ser renovado, mas o executivo da Praia quer criar uma companhia aérea pública para aumentar a oferta nas ligações aéreas internas. Sobre acordo de mobilidade laboral com Portugal, é para continuar, garante.
Mercados
Cotadas do PSI  apresentam resultados
Cotadas do PSI apresentam resultados
Fecho da bolsa: O mercado português esteve em destaque, com algumas das cotadas do PSI a apresentarem os resultados de 2023.
Wall Street gerou ganhos médios anuais acima  de 8% desde 1900
Wall Street gerou ganhos médios anuais acima de 8% desde 1900
Mercados: O mercado dos EUA é o maior a nível mundial, pesando 60% no valor total mundial negociado. Houve muitos anos de ganhos, mas também muitos anos de grandes perdas.
Empresas & Finanças
Lucro  da EDP atinge máximo  e dividendo sobe para valor recorde
Lucro da EDP atinge máximo e dividendo sobe para valor recorde
Energia: Lucro recorrente atinge máximo e o dividendo atinge um recorde. Quebra nas energias renováveis compensada pelo disparo na produção hídrica em Portugal. Esmeralda Dourado de saída do Conselho de Supervisão.
Navigator instala 15 MWp fotovoltaicos até 2025
Navigator instala 15 MWp fotovoltaicos até 2025
Energia: Apapeleira vai instalar entre oito e 15 MW de capacidade solar fotovoltaica até 2025, indicam ascontas da Semana. Navigator torna-se, assim, o “player nº1 em capacidade solar para autoconsumo” em Portugal.
Swissport e Aviapartner  na “short-list” para comprar a Portway à ANA
Swissport e Aviapartner na “short-list” para comprar a Portway à ANA
M&A: Venda da empresa de handling da ANA entrou na fase final, com dois candidatos na corrida. Regulador diz ao JE que não tem de autorizar a venda. Governo não esclarece se Estado deve receber parte das receitas da Portway.
“O nosso ativo  principal é o talento”
“O nosso ativo principal é o talento”
Manuela Vaz, presidente da Accenture Portugal: A Accenture inaugurou, no dia 27 de fevereiro, o seu terceiro centro de tecnologia avançada em Portugal. Depois de Lisboa e Braga, é a vez de Coimbra acolher a multinacional, que ali criou mais de uma centena de postos de trabalho.
Kôzôwood deverá faturar mais de 100 milhões em três anos
Kôzôwood deverá faturar mais de 100 milhões em três anos
Construção: CEO da Vanguard Properties acredita no potencial da empresa portuguesa que é participada pela promotora desde 2021. José Cardoso Botelho admite “mais unidades fabris em Portugal e quiçá lá fora”.
Perspetiva
BCE deverá aprovar venda do EuroBic até junho
BCE deverá aprovar venda do EuroBic até junho
Banca: Aquisição de 100% do banco português pelos espanhóis do Abanca aguarda autorização do supervisor. BCE está já “bastante ativo” no pedido de informações ao BdP. Decisão deverá chegar até junho.
Protagonista
“Vamos trazer  a Fundação Lego para cá, com uma nova metodologia de ensino”
“Vamos trazer a Fundação Lego para cá, com uma nova metodologia de ensino”
Pouco mais de dois anos depois de ter assumido a presidência da Fundação Santander, Inês Oom de Sousa deu uma grande entrevista ao JE. E logo com uma novidade de “estalo”:uma parceria inédita na Europa com a Fundação Lego, para criar em Portugal uma nova metodologia de ensino, assente nas componentes lúdicas. Uma conversa em que se encaixaram as peças todas.
Economia & Política
Agricultores seguem luta e consideram medidas de Bruxelas “insuficientes”
Agricultores seguem luta e consideram medidas de Bruxelas “insuficientes”
UE: O sector europeu continua a pedir medidas que permitam a sua sobrevivência perante a concorrência de países fora da UE, como a Ucrânia ou do Mercosul, lembrando que faz “parte da solução”. No caso nacional, a CAP projeta um mandato melhor para a pasta da Agricultura depois da falta de diálogo com Maria do Céu Antunes.
Prudência continua a ser a ordem  no BCE apesar de recuo da inflação
Prudência continua a ser a ordem no BCE apesar de recuo da inflação
Zona euro: Principais economias europeias voltaram a registar recuos na inflação, mas detalhes pintam um cenário menos otimista para o BCE, com efeitos de base favoráveis a dissiparem-se. Em Portugal, o emprego atingiu máximos no início do ano.
AEP na Nova Zelândia  e na Austrália para intensificar comércio bilateral
AEP na Nova Zelândia e na Austrália para intensificar comércio bilateral
Exportações: Não será apenas devido à distância, mas o certo é que a balança comercial com estes mercados é muito diminuta. A diversificação para fora do espaço europeu é um dos objetivos.
Passos e tinta verde agitam campanha, onde já se pede “maioria clara”
Passos e tinta verde agitam campanha, onde já se pede “maioria clara”
Legislativas: Foram os primeiros dias da campanha eleitoral oficial, com o líder do PSD a começar por falar em “grande vitória” e a tirar um coelho da cartola: o discurso de Passos Coelho na segunda, que deixou uma onda de choque. E na quarta-feira os olhos voltaram-se de novo para Montenegro, que foi atacado com tinta verde por um ativista do clima. Pedro Nuno Santos e restantes partidos andaram a reagir aos acontecimentos e, pelo meio, todos atacaram a AD, colando-a ao Chega e foram apresentando medidas.
A Rússia está a ganhar a guerra? Não, mas também não está a perdê-la
A Rússia está a ganhar a guerra? Não, mas também não está a perdê-la
Guerra: No terreno, a guerra está em ‘empate técnico’, onde as contas dos ganhos e das perdas se fazem à razão do metro quadrado. Será a frente financeira a ditar uma pequena supremacia de que resultará a possibilidade de a diplomacia cumprir as suas funções. Desde esta quinta-feira, a Rússia ficou a saber que está em regime de economia de guerra.
Advisory
“A crise da habitação tem sido aproveitada politicamente”
“A crise da habitação tem sido aproveitada politicamente”
Nuno Sá Carvalho, managing partner e sócio de Imobiliário da Cuatrecasas Portugal: O escritório promove na segunda-feira uma conferência sobre o “Simplex” urbanístico. Na opinião de Nuno Sá Carvalho, a crise na habitação tem sido alvo de aproveitamento político, com os RNH e o Alojamento Local a serem responsabilizados pela subida dos preços.
KGSA assessora mais de 700 instituições de solidariedade
KGSA assessora mais de 700 instituições de solidariedade
Economia social e tecnologia: Sociedade fundada por José Manuel Simões de Almeida diz que estas entidades de apoio social “têm também uma grande componente de inovação”.
Universidades & Emprego
Gonçalo Rebelo de Almeida vai liderar  área de Turismo na UAL
Gonçalo Rebelo de Almeida vai liderar área de Turismo na UAL
Ensino Superior: O antigo administrador do grupo hoteleiro Vila Galé é o rosto da área de Turismo e Hospitalidade que o Grupo Autónoma está a lançar. A aposta cimenta-se num novo conceito de oferta formativa e de prestação de serviços, revela Gonçalo Rebelo de Almeida ao JE.
Ensaio
Três livros para compreender o conflito israelo-palestiniano
Três livros para compreender o conflito israelo-palestiniano
Com a aproximação das eleições legislativas, a atenção mediática das últimas semanas tem-se focado na política interna. É normal que assim seja, e sê-lo-á também na próxima semana, à qual se seguirão os cenários pós-eleitorais.
Última
Papel do M&A na economia vai estar em debate a 6 de março
Papel do M&A na economia vai estar em debate a 6 de março
Evento: Impacto do M&A na competitividade será debatido neste pequeno-almoço JE Advisory, com Celeste Hagatong, Luís Todo Bom, Duarte Schmidt Lino, João Nuno Palma, Francisco Alvim e Tiago Roquette Geraldes.